Fumar faz mal para todos nós!
Por Rivana Bonifácio, Enfermeira PSF
Dia 31 de maio foi o dia Mundial de combate ao tabaco, por ser uma celebração anual esse dia tem como principal objetivo informar a população sobre os riscos desse mal que infelizmente nos assola. Em 2012, a OMS escolheu o tema A Interferência da Indústria do Tabaco para a celebração da data Devido às inúmeras estratégias e complexas interferências da indústria do tabaco na sociedade, que representam um entrave ao desenvolvimento sustentável dos países, o Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional e optou pelo enfoque nos danos causados, em toda a cadeia de produção do tabaco, ao meio ambiente e à saúde da população.
Mas o que é o “Cigarro”
O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha); aspirado (rapé); mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína.
A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos contêm mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:
Os malefícios do tabaco explicam-se em grande parte pelas minúsculas gotas de alcatrão nele incluídas. Este alcatrão contém substâncias cancerígenas e co-cancerígenas: isto é, tanto provoca o cancro como acelera a produção das células cancerosas.
O fumo é também composto de 2 a 6 por cento de monóxido de carbono, um gás tóxico que dificulta o transporte e utilização do oxigênio.
Estes compostos irritantes alteram o funcionamento dos pêlos microscópicos que libertam os pulmões das partículas indesejáveis.
Perturbando o equilíbrio pulmonar, o fumo do tabaco torna-o mais susceptível às doenças respiratórias.
Bom podemos ver que o cigarro é um malefício a saúde e o seu uso continuamente ou uma vez que seja pode causar danos irreversíveis. Por isso cuide-se e lembrem-se sempre de que adianta reclamar da poluição do ar, se você ingere a poluição voluntariamente?
Pense nisso!







[…] medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos…
Valeu, Eliezer, a satifação foi minha de viajar com um dos profissionais mais gabaritado da área.
Meu caro, Será que o povo vai prestigiar esses "eventos"?! Espero que tenha sucesso em cada bairro, que se valorize…
Profissional exemplar
Querido Pelegrini, que satisfação te conhecer pessoalmente, gratidão pelas palavras de reconhecimento. Sempre digo que "quem não vive pra servir,…