Cairu: Secretaria de Ação Social promove inclusão através do esporte
Jamille Soares
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Cairu – BA
A Prefeitura de Cairu ,através da Secretaria do Trabalho,Esporte e Ação Social, acreditada que o esporte é uma das melhores ferramentas de inclusão social,afastando os jovens das drogas e da criminalidade e também possibilitando o exercício pleno da cidadania e até mesmo abrindo portas por meio da profissionalização da prática esportiva.
Apesar de manter quatro escolhinhas de futebol espalhas pelo arquipélago, o futebol não é o único esporte que vem sendo incentivado pela administração municipal. Exemplo disto é a escolinha de karatê localizada na Sede do município promovida pela Secretaria de Ação Social, através do CRAS, que já conta com 40 alunos com idade entre 4 e 29 anos. A escolinha tem à frente o professor Raimundo de Jesus Oliveira que possui faixa preta 1º grau,além de ser registrado na Federação Baiana de Karatê e também na Federação Brasileira. O destaque dos alunos tem sido grande, inclusive muitos já estão participando de competições contando sempre com o apoio total da Secretaria de Ação Social.
No Galeão a modalidade escolhida foi a capoeira,60 crianças e jovens participam da escolinha de capoeira mantida naquela comunidade através de parcerias.
A participação dos alunos nesses projetos está sempre condicionada a sua presença na sala de aula,bem como aliada a outros programas sociais como o Projovem Adolescente e o Peti que têm por objetivo ampliar a rede social de proteção básica.
De acordo com o Secretário de Ação Social Fernando Brito essas escolinhas possibilitam que os jovens tenham seu tempo ocioso ocupado de modo saudável, lúdico e prazeroso além de os afastarem de situações de riscos. Ainda segundo o Secretário já vem sendo planejada a ampliação do número de escolinhas.
Pois é bem assim, exemplos não faltam desse tipo de atitude basta olhar para Brasília.
Parabéns Pelegrini por essa excelente matéria!
Não só ao Prefeito dou meus Parabéns, mas em especial ao Governador Jerônimo Rodrigues por ter aceito a EMENDA do…
[…] dignas de nota triste, como enterrar uma baleia em plena faixa de areia, como ocorreu em Valença, em novembro…
Como Levi Vasconcelos,só queremos o melhor pra Valença. Isso aí Marcos Medrado mostre mesmo o seu potencial. Só quem ganha…