FOGE, FOGE, MULHER MARAVILHA NO SÃO JOÃO DE VALENÇA… É MOLE?

mulher-maravilha-herois-hoje Ontem a noite passei na Praça da República, por volta das dez horas e vi uma certa quantidade de pessoas (umas 500, por ai), uma banda que tocava músicas de carnaval, tipo: “Foge, Foge, Mulher Maravilha” e as pessoas super desanimadas no famoso São João da “República do Forró” (mais nome que coisa). Acredito que as pessoas estavam desanimadas porque a época é de São João elas querem mesmo é dançar um forró pé de serra e não pular carnaval.

Na Coluna Tempo Presente do Jornal A Tarde de ontem, o nosso conterrâneo e jornalista Levy Vasconcelos, alerta sobre a falta dos pés de serra no nosso São João: “São Francisco do Conde fez uma milionária festa dizendo homenagear Luiz Gonzaga, mas leva como estrelas principais Chiclete com banana e Exaltasamba”, relata na sua nota.

Aqui em Valença damos um desconto por questões de competência, sabemos que não é o Secretário de Turismo ou de Cultura que orquestram a festa. Falta sensibilidade ao gestor que não entende nada de cultura, muito menos sabe qual gosto musical serve para a época. O que ele quer mesmo é fazer uma zoada e pronto.

Não é tão caro contratar sanfoneiros pé de serra da região nesse período, estão todos super afinados com seus instrumentos para mandar ver, seria mais interessante para as pessoas e duvido que alguém corra para qualquer lugar se fosse assim. Agora, contrata bandas de arrocha e de axé num período que não tem nada a ver! Por isso, em suas festas (do prefeito) tem que obrigar servidor municipal a ir.

No Twitter um estudante da UNEB, Élson Pascoal, me perguntou se o São João daqui estava sendo bom, pois um site local falava bem da festa. Respondi ao jovem estudante que eu não estava vendo assim. Mas quem tem boca fala o que quer, quem tem dedo escreve o que quer. Alertei para que as pessoas não venham até aqui e se frustrem com uma coisa de mal gosto dessas.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Zorra Pôca disse:

    Blogueiro, conheço esse ratinho puxado pela Muié Maravia, tá faltando um chapeuzinho braquinho nele. Dancei o forró ontem até quatro da manhã, mas foi em Ituberá sÔ!

  2. pelegrini disse:

    Zorra Pôca, parece é? Acho que é ele mesmo.

  3. João de Valença disse:

    Pelegrine,

    Ontem passei pela praça onde estava acontecendo o “MEGA e ATRATIVO São João de Valença” e quase não conseguir passar pela multidão de mais ou menos 500 pessoas que estavam aglomeradas no local.kkkkkk
    Vi algumas pessoas dizendo:
    – Que São João fuleiro esse, só bandas ruins e sem estrutura! E o pior, que nem banheiro tem para usar-mos.
    Quer dizer, até para fazer “xixi” o público do evento tinha que ir para porta das pessoas que moram pelos arredores, deixar um odor horrivel no outro dia.
    Além da quantidade de marginais que estavam atuando na area, vendendo seus produtos por la.
    Passei por diversas vezes e vi a policia agindo, nas ruas atras do MEGA EVENTO.
    Quero dizer, A praça que era para ser familiar, tornou-se esses dias, ponto de vendas de drogas! Alem da quantidade de brigas que teve durante a festa.
    AFASTANDO AINDA MAIS O PUBLICO.
    VALENÇA, NAO ERA PARA TER IDO NINGUEM PARA ESSA VERGONHA!
    Era para ter deixado aquele PALHAÇO lá pulando sozinho!
    Meu amigo prefeito, com esse São João que você fez, voce achaque iria atrair o que?
    O pior, Ramiro estava lá de chapéu, dançando, achando ele, que o povo é besta!
    Era para ter pego ele e dado uma surra e largado pelado em cima do palco! kkkkkkk
    Meu amigo, as coisas mudaram! Aquela epoca de coronelismo é passado! As pessoas agoras são informadas e querem ações de verdade! Mais o pior é que o POVO é Esquecido e acha que POLITICA e votar num cidadão pelo seu carisma!
    Tem que votar e PELAS AÇÔES E pela CONDUTA, MORAL e uma série de fatores!
    Aos 17 mil apoiadores do atraso de valença, MEU PARABENS!

  4. Las Chicas disse:

    O PROBLEMA MENTAL DE RAMIRO FOI AGRAVADO EM VIRTUDE AOS DOADORES DO CRISTO. DEPOIS DESSE EPISÓDIO DE GRANDE AUTRIÍSMO DE SEUS FILHOS E OUTROS MEGA EMPRESÁRIOS, ELE ACHA QUE TUDO DEVE SER DOADO, ATÉ UM SIMPLES SANFONEIRO PÉ DE SERRA.

  5. REPÓRTER DE VALENÇA disse:

    VALENÇA-BAHIA, O SÃO JOÃO MAIS ESPERADO ATRAI MULTIDÕES

    É a maior festa da Costa do Dendê. A mais esperada do ano. A mais alegre de todas. As ruas se enfeitam. Grandes, pequenas… Na rua mais distante do centro, ficam cheias. As famílias se reúnem. São 30 dias de muita alegria.
    Em Valença, na Bahia, o arraial gigante na Praça da República atrai multidões. Dois milhões de visitantes circulam pela cidade, entre traficantes, drogados e políticos, durante um mês inteirinho de comemorações de farra do dinheiro público. A cidade respira São João e aspira crack. Os hotéis estão cheios de pulgas e o povo continua chegando.
    “Olha que alegria, que energia positiva trincando na negativa, não tem nada melhor”, declara o Jornalista Rodrigo Mário, dono do maior diário da Costa do Dendê.
    Nem no final de ano e no carnaval tem tanta gente. Trabalho garantido para o aviãozinho Coice de Jegue, que não poderia estar mais feliz. Esse São João será especial para ele. “Foi nele que eu tive a oportunidade do meu primeiro emprego de vendedor de maconha. Não fixo, mas, com certeza, nestes 30 dias posso ter a oportunidade de ficar aqui no presídio”, relata.
    Se não tem hotel, os moradores abrem suas casas para acolher quem vem de fora. Dona de pousada, Natinha da Gamela adora receber os visitantes. “A casa fica cheia nesta época e eu correndo de um lado para o outro e achando bom, porque eu estou ganhando dinheiro com um péssimo serviço. E ainda fazendo ginástica na rede”, conta.
    O primeiro andar da casa ganhou esteiras, colchões, ventilador e radinho de pilha. Tudo para agradar os hóspedes. “Os que vêm aqui gostam de tudo: é de Cajaíba, é de Pela Boi, é de Nilo Peçanha ou dos Istado Zunido. De todo lugar vem gente pra cá, de Cairu veio o Secretário de Industria e Comércio, o senhopr EE”, revela a dona da pousada.
    Os valencianos gostam de dizer que Valença faz o maior São João do mundo. E essa fama toda não é mania de grandeza, basta ver o atual como foi. A dimensão da festa foi estudada, pesquisada e calculada durante três anos, pela professora Edna Xavier, Secretária de Cultura.

    “O maior São João do mundo em termos de economia, em termos de valorização da cultura, em termos de felicidade, de celebração à vida, de alegria, que eu acho que a maior mercadoria, o maior ganho é a autoestima. É o orgulho do valenciano em promover grandiosa festa”, conta a professora Edna Xavier.
    O povo se diverte na maratona de dança e música. São mil horas de forró. Tanta energia vem das comidas típicas desta época: muqueca de pipira, maçambê, chumbinho…
    Muita gente dá um duro danado para saciar o apetite de todo esse povo. A festa gera trabalho e renda para 10 mil pessoas em Valença.
    A homenagem aos três santos mais festeiros do calendário é embalada pela música alegre dos nordestinos. Em Campina Grande, os trios de forró se multiplicam: são mais de 160. Nesta época, Toin Cotó e sua safona, Nenéu Capenga o Pé de Valsa, Zé Mudim o Cantor Apaixonado, Zélia Boca de Sulapa o Bico de Ouro, Sarinha dos Peitão e sua Barriga Igual.

    “Esse festejo nos atrai há muito tempo”, diz o assessor legislativo Wendel Lobão.
    As barracas de comidas estão sempre cheias (de vento). O estoque é reforçado à espera dos fregueses que têm hora marcada para chegar. Sempre depois das missas em louvação aos santos juninos.
    “A novena demora quase cinco horas. Então, o povo fica lá e quando vem aqui, vem avançando”, conta aos risos a cozinheira Restaurante da Mara.
    A quermesse só é completa com o leilão que atravessa a noite inteira, onde objetos da prefeitura são leiloados. Os lances são disputados no tapa pelos ladrões. E tem muito o que comprar, carro, caterpila, onibus escolar, cadeiras escolares etccc…

    REPÓRTER DE VALENÇA, PARA O BLOG DO PELEGRINI

  6. Mille disse:

    Pelegrini, que tristeza!
    Que degradação!
    É humilhante morar nessa cidade tendo esses gestores.
    Se o povo não reagir em 2012, Valença que já morreu, será eternamente sepultada!

  7. pelegrini disse:

    Calma Mille, em 2013 teremos um São João de verdade.

  8. O Melhor São João disse:

    Pelegrini. O melhor São João que teríamos aqui seria se construíssemos uma super fogueira usando de matéria prima todos esses políticos que afundam cada vez mais nossa região.

  9. pelegrini disse:

    Boa!

  10. Ruiter Franco disse:

    Amigos!!!
    Vocês não são capazes de imaginar a tristeza que bate em meu coração ao ler uma “matéria jornalistica” como a apresentada acima pelo “Repórter de Valença”.
    Ontem estive em Santo Estevão, cidade bem menor que nossa Valença, com uma arrecadação imensamente inferior,e apesar de ja conhece-la a muito tempo, sentei-me em sua praça principal e fiquei a pensar, pois via ali, 2 grandes palcos, grande volume de BARRACAS (sim com letras maiúsculas, pois eram barracas decentes, bem montadas e bonitas, com excelente higiene inclusive), onde todos podem (estarão funcionando até hoje à noite), se deliciar com pratos típicos da época.
    Ou seja via ali, uma festa feita não para atrair Turistas, pois a cidade não tem esta vocação, e assim sendo falta-lhe estrutura hoteleira.
    E foi ai que fiquei mais triste ao lembrar de nosso Povo de Valença, pois tudo que falta em Santo Estevão, temos em Valença, Rede Hoteleira, Recursos, e um povo Ordeiro e pacifico (que passa por problemas em virtude da ausência do “poder”).
    Só para completar, sabem que foi a Estrela do São João de Santo Estevão que se apresentou no dia 22/06 uma de nossas Princesas Nordestinas a querida Elba Ramalho.
    O que me deixa “menos triste”, é que de acordo com o que alguem publicou aqui no Blog em outra seção. Nosso Prefeito, esta economizando para o São João do próximo ano, pois ai será “ano politico” e ele tem interesse em eleger um de seus “pupilos”, e como disse a “fonte”, “o povo tem memória curta”, pelo à DEUS que seja apenas um ditado.

    ACORDA VALENÇA!!!!!!

  11. Ruiter Franco disse:

    SEgue link de fotos do São João de Santo Estevão para comprovar o que comentamos em nossa mensagem.
    http://www.santoestevao.ba.gov.br/galeriadefotos.php?codgaleria=44

  12. VALENCIANO disse:

    PARA SE TER UMA DIMENSÃO DE QUE NÍVEL ESTÁ A CIDADE DE VALENÇA. PRESIDENTE TANCREDO NEVES, UMA CIDADE QUE FOI EMANCIPADA DA NOSSA VALENÇA CRESCE ASSUSTADORAMENTE NOS ASPECTOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS, UMA CIDADEZINHA COM MENOS DE 25 MIL HABITANTES. VAMOS SER ENGOLIDOS PELA ANTIGA ITABAINA. ACORDA POVO DE VALENÇA!!!!! VMS DEMOSNTRAR NOSSA INDIGNAÇÃO EM OUTUBRO PRÓXIMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *