Luiz Caldas e Saiddy Bamba estão entre as atrações da Festa do Divino Espírito Santo em Boipeba

luiz caldas A festa do Divino Espírito Santo realiza-se no Domingo de Pentecostes, festa móvel católica, que acontece sempre cinqüenta dias depois da Páscoa, em comemoração à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Ela se realiza em inúmeras localidades do país.

A Festa do Divino sempre fez parte das tradições do Município de Cairu ocorre sete semanas após a Páscoa na localidade de Boipeba. O evento valoriza as festas religiosas, mantendo viva a identidade cultural do povo cairuense.

Acontece neste domingo(05/06) o evento que dá inicio à festa, a Lavagem da Igreja.  É uma verdadeira  atração à parte, com um cortejo de baianas percorrendo as ruas e  entoando cânticos do sincretismo afro-brasileiros. No ponto alto da festa, há procissão pelas ruas do povoado.

A Ilha de Boipeba é um dos mais belos cenários do litoral brasileiro, com vastas áreas de manguezais, reservas de Mata Atlântica, dunas, restingas, praias e recifes de corais.    A Ilha está localizada no município baiano de Cairu, único município arquipélago do Brasil, com vinte e seis ilhas numa paisagem fascinante.

A origem do nome Boipeba, vem da língua tupi e quer dizer cobra-chata, possivelmente em referência a alguma tartaruga marinha ou espécie de cobra que fazem parte de sua rica fauna.

Este cenário favorável mais o grande potencial da cultura de seu povo que está diretamente relacionado com os principais elementos de sua tradição e história, que são representados pela cultura popular e contemporânea, pela música, religiosidade, hábitos de vida, hospitalidade, festividade cultural, culinária, entre outros, permitem fortalecer os festejos ao Divino.

saiddy-bamba Tradicionalmente a Prefeitura de Cairu apóia as festividades do Divino Espírito Santo que conta  com novenas, lavagem da Igreja,  manifestações folclóricas e religiosas,além da parte profana da festa com grandes atrações musicais. Este ano os principais nomes que animaram a praça central da ilha são Colher de Pau(11/06),Luiz Caldas (12/06) e Saiddy Bamba(13/06).

Desde o ano passado a Prefeitura de Cairu promove uma inovação com o objetivo de incentivar ainda mais os festejos,trata-se da premiação em dinheiro das embarcações  que participaram da Procissão Marítima em homenagem a São Francisco. 

Jamille Soares
Assessora de comunicação/PMC

2 thoughts on “Luiz Caldas e Saiddy Bamba estão entre as atrações da Festa do Divino Espírito Santo em Boipeba

  • junho 3, 2011 em 7:56 pm
    Permalink

    Festa do Divino Espírito Santo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Isso é festa do capeta isso sim… me provem o contrário.

  • junho 4, 2011 em 5:37 am
    Permalink

    Eva, agora não tenho dúvida, vc fugiu do Juliano Moreira. Não foi vc que quis derrubar a centenária Igreja do Rosário e construir uma novinho e com a sobra do dinheiro, comprar santos novinhos em folha? Não tenho dúvida, ou vc não bate bem, ou esqueceu de tomar a sua tarja preta ou vc fugiu do manicômio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *