DIA DE SÃO JORGE.

image

Hoje é dia de São Jorge. Vamos comemorar esse grandioso Santo, pelo maior feito da humanidade, o que Jesus Cristo pediu a um seguidor para fazer e foi recusado: (Mateus 19:21  Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me), São Jorge o fez.

“Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Vendo, Jorge, que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres.

O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O que é a Verdade?". Jorge respondeu-lhe: "A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade."

São Jorge, a Lua e os Orixás

A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na Bahia o santo é associado a Oxóssi, orixá associado a lua. No Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda. Fonte Wikipédia.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Mille disse:

    No Rio é feriado… São Jorge inspira muitas músicas… Cavalheiro de Jorge… Lua de São Jorge, Lua verdejante… Sempre belas músicas e belas histórias! Viva São Jorge!

  2. tião pavarot disse:

    23 de abril dia de são jorge

    SALVE O GLORIOSO

    ” SÃO JORJE ”

    São Jorge já congregou milhares de devotos por todo o mundo, hoje vive um momento de maturidade e tranqüidade.

    Como é o Padroeiro da Inglaterra, ele ainda é o santo protetor dos cavaleiros, escoteiros e militares, honra que divide também com Santo Expedito. Existem milhares de igrejas com seu nome, por ter sido um dos primeiros mártires cristãos a sofrer com as perseguições dos imperadores.

    Sua notoriedade diminuiu no Brasil pelo fato de algumas religiões não cristãs ligarem sua imagem à de um orixá. Na realidade não passa de sincretismo.

    Para nossa Igreja Católica, São Jorge será sempre uma figura estritamente católica, merecendo toda a nossa admiração e nosso respeito. Temos a imagem de São Jorge como um homem muito bondoso e corajoso. Em um livro Lenda Áurea, uma publicação da Idade Média, nos traz um São Jorge que teria sido paladino na Capadócia. Já em Silene, na Líbia, conta-se que ele teria salvo uma mulher que se encontrava em apuros nas garras de um dragão. O que poderemos dizer de mais certo nesta história é que ele teria sido vítima da perseguição aos cristãos feita por Diocleciano. Foi preso na Nicomedia, sendo torturado e morto por decepamento de sua cabeça.

    São Jorge é muito prestigiado na Irlanda. Não sabemos ao certo porque São Jorge se tornou o padroeiro da Inglaterra, sabe-se apenas que seu nome já era muito conhecido nestes países antes mesmo da invasão sofrida por eles da Normandia, o que nos leva a acreditar que fora os cruzados que tanto divulgaram a devoção a este santo em toda a Europa.
    Acredita-se que tenha sido martitizado na cidade de Dióspolis, na Palestina por volta do final do século II até o século VI.

  3. tião pavarot disse:

    abr 23rd, 2009 em 10:22 am

    “ORAÇÃO A SÃO JORGE” Chagas Abertas,Sagrado Coraçaõ todo amor e bondade, e sangue do meu Senhor JESUS CRISTO no meu corpo se derrame,hoje e sempre. Eu andarei vestido e armado com as armas de SÃO JORGE. para que meus inimigos tendo pés não me alcançem,tendo mãos não me peguem,tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fôgo o meu corpo não alcançarão,facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem. JESUS CRISTO me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, A VIRGEM MARIA DE NAZARÉ me cubra com seu sagrado e divino manto,me protegendo em todas as minhas dores e aflições, e DEUS com a sua divina miséricórdia e grande poder,seja o meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos, e o glorioso SÃO JORGE,em nome de DEUS, em nome de MARIA DE NAZARÉ, em nome da FALANGE DO DIVINO ESPIRITO SANTO,estendam-me o seu escudo e as suas poderosas armas defendendo-me com a sua força e com a sua grandesa,do poder dos meus inimigos carnais e espirituais e de toda as suas más influênçias, e que debaixo das patas do seu fiel ginete, meus inimigos fiquem hulmildes e submissos a vós sem se atreverem a ter um olhar se quer, que me possa prejudicar. Assim seja o poder de DEUS e de JESUS e da FALANGE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

  4. pelegrini disse:

    Olha ai o nosso querido Tião Pavarot demonstrando ser um fiel adepto de São Jorge!

    Valeu Tião um grande abraço.

    Pelegrini.

  5. tião pavarot disse:

    com certeza pelé, a fé remove montanhas. um abraço a vc e a todos que gostam do glorioso SÃO JORGE. valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *