SANTA CASA DE VALENÇA ENVIA NOTA À IMPRENSA

Santa Casa de Misericórdia de Valença esclarece sobre repasses do Piso de Enfermagem e atrasos nos pagamentos em 2026

A Santa Casa de Misericórdia de Valença vem a público prestar esclarecimentos sobre o repasse do Piso de Enfermagem e os atrasos pontuais nos pagamentos ocorridos neste início de 2026.

A instituição reconhece o impacto que atrasos financeiros causam na vida dos profissionais de enfermagem e demais colaboradores, e reforça que a situação também tem gerado preocupação à gestão, que tem atuado de forma permanente para regularizar os fluxos de pagamento.

No que se refere especificamente ao Piso de Enfermagem, a Santa Casa informa que recebeu apenas os valores correspondentes ao mês de novembro de 2025 e ao 13º do Piso de Enfermagem de 2025. Os repasses referentes aos meses de dezembro de 2025 e janeiro de 2026 ainda não foram realizados pelo ente financiador, informação que pode ser verificada no Portal da Transparência.

Mesmo diante desse cenário, a instituição informa que os valores referentes ao Piso de Enfermagem do mês de novembro de 2025 e ao 13º do Piso de Enfermagem de 2025 serão pagos na próxima quarta-feira, sem falta.

Quanto aos salários dos colaboradores, a Santa Casa esclarece que não foi possível realizar o pagamento até o quinto dia útil em razão de não ter recebido, até o momento, nenhum repasse da SESAB no ano de 2026. Importante destacar que essa situação não atingiu apenas a Santa Casa de Valença, mas todos os hospitais filantrópicos da Bahia, sendo um cenário comum a essas instituições neste início de exercício financeiro.

A ausência de repasses inviabiliza temporariamente a realização de pagamentos por parte da unidade, que é dependente dos recursos do SUS para honrar seus compromissos. Há previsão de que a SESAB realize pagamentos na próxima terça-feira e, caso isso se concretize, os recursos estarão disponíveis na quinta-feira, possibilitando a imediata regularização dos pagamentos pendentes.

A Santa Casa ressalta que esse cenário é recorrente no início de cada ano, em função da abertura do orçamento da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), o que pode ocasionar atrasos temporários nos repasses. A expectativa é de normalização do fluxo financeiro a partir do próximo mês.

Ainda assim, mesmo sem ter recebido qualquer pagamento do SUS em 2026 até o momento, a instituição conseguiu manter a regularidade dos estoques, sem registro de falta de medicamentos ou materiais, assegurando a continuidade e a segurança da assistência prestada à população.

A gestão reforça seu histórico de responsabilidade, lembrando que em 2025 não houve episódios de atraso salarial e que, naquele ano, o pagamento do 13º salário foi realizado de forma antecipada. Para 2026, o compromisso é manter o mesmo padrão de regularidade e transparência.

Por fim, a Santa Casa de Misericórdia de Valença destaca que tentativas de criar instabilidade ou disseminar informações distorcidas não contribuem para a solução do problema, que decorre exclusivamente da ausência temporária de recursos. A instituição segue atuando diariamente junto aos órgãos competentes para a regularização dos repasses e reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito aos profissionais e à população atendida.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *