SANTO EXPEDITO.

image 

Ontem foi dia de Santo Expedito, não pude postar uma homenagem ontem mesmo, mas não significa que esquecemos, estou certo FACOM?

Tirei da Wikipédia o que segue sobre Santo Expedito:

Santo Expedito, popularmente considerado o Santo das causas justas e urgentes, era comandante-chefe da XII Legião Romana, cognominada "Fulminante" – nome dado em memória de uma façanha que se tornou célebre – e aquartelada no distrito de Melitene, na Capadócia, sede de uma das províncias romanas da Armênia, no final do século III. Hoje uma pequena localidade chamada Melatia. A legião era formada em sua maioria por soldados cristãos, sendo sua função primordial defender as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos. Santo Expedito destacou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e de chefe ligado a sua religião, a seu dever, à ordem e à disciplina.

Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa e, quando prestes a converter-se, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de um corvo, grasnando "cras" – que em latim significa "amanhã" – mas esse grande santo pisoteou o corvo, bradando "hodie", que significa "hoje", confirmando sua urgente conversão.

Convertido, assim como toda a sua tropa, foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado com espada, em 19 de abril de 303 d.c.

A devoção à memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando proporção maior e atingindo o Oriente, depois o Ocidente, especialmente a Alemanha. Seu nome espalhou-se pela Itália, Espanha, França e Bélgica. Em 1894, teve um altar dedicado a ele na Capela das Religiosas Mínimas com sua estátua.

Crê-se que Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução. O Santo é também protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.

As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás das espáduas com postura marcial. Em uma mão sustenta uma palma e na outra uma cruz que ostenta em letras visíveis a palavra "Hodie", em referência ao episódio do espírito do mal, que surge para adiar sua conversão. Calca com o vitorioso um corvo que se consome lançando seu grito habitual "Cras".

No Brasil os pagamentos de promessa a Santo Expedito estão profusamente associados ao mando de impressão e distribuição de milheiros de panfletos ou santinhos. A esta prática associa-se a difusão da fé e do próprio santo, como argumento válido, além do custeio da impressão, uma forma de pagamento também, associado ao despojamento material.

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. ligado nas noticias disse:

    ATENÇÃO: alguém que puder,avisa a tio pirata pra pedir a SANTO EXPEDITO, tentar resolver as causas dele.porque ele está realmante IMPOSSIVEL.

  2. Leo disse:

    Ligado em notícias, lamento informar, mas RAMIRO É UM CASO PERDIDO, nem mesmo uma junta santística poderá resolver esse “bode” que Ramiro, no auge na sua incompência na gestão pública, produziu!

    Santo Expedito já pediu exoneração do cargo, alegando falta de decoro e probidade de Ramiro… Sendo assim, ele está a ver navios… Deve se juntar a outro também sem rumo da política baiaba – WAGAREZA!

    Veremos a resposta no povo nos próximos pleitos!

  3. Maderada disse:

    Amigo, tem um vereador ai de Valença que disse que vai meter a mão na cara de um estudante de pedagogia (UNEB), porque esse estudante esculhamba ele no seu blog.
    Quero parabenizar o seu blog por ser um espaço democrático, inclusive pessoas que agridem voce tem os comentários aprovados.
    Aproveito e mando um recado para esse parlamentar valentão; cuidado meu caro, vá devagar, o seu cargo de vereador não te da o direito de sair espalhando tapas por ai.
    valeu amigo, vamos pedir proteção a Santo Expedito… “Bem aventurado sejam os mansos, porque eles herdarão a terra”.
    -Oh Senhor! Não deixe que eu interpetre sua “Bem aventurança” de outro jeito-

  4. pelegrini disse:

    Maderada
    Eu acho que qualquer pessoa pode comentar o que quiser, porém, antes de aprovar um comentário eu leio, porque ofensas pessoais são inadimissíveis, e eu não aprovo. Não li um comentário sequer de ofensas a vereador, a não ser de suas ações na câmara.
    Paciência!

  5. ligado nas noticias disse:

    leo, com certeza o caso desse miseravél não tem mais jeito, o meu comentário foi apenas uma gozação. pra sorte dos que está torcendo pra que ele saia da prefeitura, é só acessar o site do TRE, processo 10703 e ver. que com a fé de DEUS dia 22 as 17hs vai ser dado o resutado,assim esperamos.

  6. Marcinha disse:

    Maderada, existem pessoas que foram criadas na época da ditadura e aprebderam a não se manifestar… Não sabem expôr sua opinião, assim como não sabem ouvir, receber críticas. Para esses elementos, qualquer comentário contrário a sua opinião, eles apelam logo e dizem: Vamos descer a “MADERA”… SÃO OS FILHINHOS E NETOS DA DITADURA QUE COM SEUS MÉTODOS VIS, USAM E ABUSAM DO PODER E DA TRUCULÊNCIA!

    Vereador, vc é um homem público, um legislador, um homem que lida com as palavras… Não envergonhe mais sua catetoria, já tão enlamaçada… Em vez “de descer a madeira”, discuta civilizadaente com o jovem da UNEB, ou será que vc não tem competência com as palavras para argumentar seu ponto de vista?

  7. ligado nas noticias disse:

    PROCESSO: RE Nº 10703 – RECURSO ELEITORAL UF: BA TRE
    MUNICÍPIO: VALENÇA – BA N.° Origem: 429/2008
    PROTOCOLO: 305892008 – 28/08/2008 15:19
    RECORRENTE(S): RAIMUNDO VIEIRA SANTOS
    ADVOGADO: Bela. Cristina Maria Gama Pacheco
    RECORRIDO(S): RAMIRO JOSÉ CAMPELO DE QUEIROZ, candidato a Prefeito pela Coligação “MULTIRÃO POR MAIS EMPREGO”
    ADVOGADO: Bel. Ademir Ismerim
    RELATOR(A): JUIZ JOSÉ MAURÍCIO VASCONCELOS COQUEIRO
    ASSUNTO: Recurso interposto contra decisão que, nos autos do processo nº 429/2008, deferiu registro de candidatura do recorrido, julgando improcedente impugnação proposta sob a alegação de ausência de quitação eleitoral, tendo em vista o não pagamento de multa decorrente de propaganda eleitoral irregular, até a data do requerimento de registro. Em apenso, processo nº 430/2008, referente ao RRC de Vice-Prefeito. (RECAND)
    LOCALIZAÇÃO: ASJUI1-ASSESSORIA AO JUIZ DO TRIBUNAL 1- JUIZ FEDERAL
    FASE ATUAL: 17/04/2009 14:19-Recebido

    17/04/2009 14:19 Recebido
    CORIP 17/04/2009 12:26 Enviado para ASJUI1. Concluso(s) ao Juiz Evandro Reimão dos Reis, com pauta de julgamentos para o dia 22/04/2009, às 17h.
    CORIP 17/04/2009 10:08 Publicada pauta no DPJ , edição de 17.04.2009, pág. 125, para julgamento de embargos de declaração (exp. nº 5.330/09) em sessão de 22.04.2009, com início às 17h.
    CORIP

  8. Maderada disse:

    É isso ai Marcinha, o diálogo foi feito pra isso mesmo, pra se conversar entender e esclarecer. Voce falou bem sobre os netos da ditadura, eles se criaram nesse mundo e não sabem que do lado de ca a coisa ja mudou.muito obrigado pelo apoio. Abraços!

  9. Luis Carlos disse:

    O exercício democrático deveria ser aprendido nos bancos escolares… A crítica e o elogio fazem parte da vida e das relações sociais… Devem ser expressos com respeito. Já passamos tanto tempo mudos, sem poder minimamente nos expressar que nem cabe agora,sob qualquer hipótese calar-se diante de ameaças… Ao longo da história recente do Brasil, quantos estudantes foram presos e mortos porque fizeram valer seus pontos de vista: Não cabe mais essa postura… O Brasil mudou! Caro estudante da UNEB que está sendo perseguido por esse representante do povo do legislativo valenciano, junte provas e denucie esse VERME, pq de onde eu venho homem honra o que diz e o que faz! Ameaça é coisa de ameba, de OREBA! De VERME!

  10. Lina disse:

    Que história mais antiga… Com a liberdade de expressão, onde se critica até Presidente da República, esse vereador ameaçar um estudante pq está denunciando ou tecendo comentários que desagradam sua vontade… Que coisa mais patética! Meu amigo vereador, leia a constituição e se precisar de uma tradução simultânea, peça ao jovem da UNEB, posso assegurar que ele está bastante afiado!

  11. Leo disse:

    Cara, a crítica faz parte do processo… E o direito de resposta também… Nesse blog, só vi um político exercê-lo, expondo seus pontos de vista e argumentando os tópicos questionados… Esse político foi Ricardo Moura, que por sinal, o fez com clareza, transparência e fundamentação, além de elegância, pois em nenhum momento desceu pra discutir “disse me disse” (se prendendo a minúncias do texto de Pelegrini)… O texto de Ricardo Moura foi uma resposta lúcida e educada, postura de um homem público, apesar da crítica de Pelegrini.

    Vereador, mire-se no exemplo de civilidade de Moura e deixe essa história de bater em estudante para as páginas nefastas da ditadura.

  12. Mário disse:

    Lembro-me desse posicionamento de Moura… A crítica de Pelegrini foi dura e nem por isso ele se furtou de vir a público e se manifestar, argumentar seu ponto de vista e defender seus posicionamentos… Homem público é assim, tem que ir aonde o povo está… E o povo está no blog de Pelegrini… Esses políticos almofadinhas de gabinete, ninguém aguenta mais, muito menos, os de jagunços que vivem ameaçando estudantes… Uma lástima!

  13. AMIGOS PADRE HUMBERTO e SANTO EXPEDITO
    AMIGOS PADRE JULIANO e SANTO EXPEDITO

  14. SAO FRANCISCO DE ASSIS – RS 000143-1039
    05597610-000
    JAGUARI – RS 3255-3036
    PADRE ROBSON 3506-9800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *