VALENÇA CELEBRA O DOIS DE JULHO

Independência da Bahia é um evento também conhecido como Independência do Brasil na Bahia, tratando-se de um desdobramento da Independência de nosso país. A Independência da Bahia, na verdade, foi a resistência estabelecida por parte da população baiana contra os portugueses e as autoridades locais, que se mantiveram leais à Metrópole.
A cidade de Valença faz parte dessa luta e todos os anos a prefeitura promove o desfile dos carros do caboclo e da cabocla, com saída da Praça Admar Braga. No dia primeiro de julho, às 19h30, os carros passam pela ladeira do porto, rua General Labatut, Marechal Floriano, Praça da República, Ruy Barbosa, Conselheiro Ferraz, Praça Dois de Julho e chegam à Praça Conselheiro Baltazar (Triana), onde passam a noite.
No dia seguinte, dois de julho, a partir das 07h30, autoridades e a comunidade de Valença se dirigem para a praça Conselheiro Zacarias para o início da solenidade, com hasteamento das bandeiras, entoar o hino da independência e a saída do cortejo.
Os carros da cabocla e do caboclo percorrem as Ruas Abel Aguiar, vereador José de Souza (Tamarineiro), 7 de setembro, Marques do Herval, Ruy Barbosa até chegar à Praça da República, onde acontece a solenidade alusiva ao Dois de Julho.
Milhares de pessoas participaram da luta pela Independência da Bahia – e do Brasil – que permitiu de fato a separação de Portugal. O grito de Dom Pedro II, às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822 deu início ao processo de transformação do Brasil, mas foi a marcha vista em Salvador no dia 2 de julho de 1823, repleta de indígenas, mestiços, negros, mulheres e vaqueiros, que deu aos brasileiros uma nação para chamar de sua.


A Máscara tá caindo ,Boneco de Olinda ,um hora tira foto ao LADO governado geronimo e agora tá com ACm…
Parabéns Marcos medrado Valença já estava precisando de alguém assim a muito tempo
Demorou muito
Precisou um forasteiro pra dá a Valença o seu real valor, Parabéns Prefeito Marcos Medrado,mosta pra esses bandos de incompetentes…
Parabéns Prefeito concordo vossa pessoas ,o comerciante valenciano já passou do limite ,eles acha que dono de propriedade pública.