CAIRU: REISADO DE SÃO BENEDITO, A FÉ CONTINUA FORTALECIDA
Cairu se enche de alegria e fé na Festa de São benedito, as pessoas vêm de todos os lugares da Ilha e também de outros municípios para participarem dessa festa tão tradicional.
O prefeito Hildecio Meireles e a vice-prefeita Cíntia Rosenberg recepciona os visitantes e fieis no cais da cidade e depois seguem para o Convento de Santo Antônio.
Por volta de 10:00h a Chegança, Congos, Barquinha, Filarmônica que fazem parte do de Cairu, acompanharam o Rei e a Rainha até o Convento para celebrarem a missa.
Cairu acaba se tornando um Patrimônio da Humanidade por suas tradições e fé. Tudo isso graças ao respeito e empenho de gestores que abraçaram a fé do povo.
“A celebração tem origem no Brasil Império, quando os escravos da região se vestiam como reis, para celebrar o patrono negro. A tradição se repete até hoje, quando a família real, se coloca em local de destaque no altar da igreja”. (RB)
Após os festejos da fé todos foram a um sítio nas proximidades da cidade para um almoço, oferecido aos visitantes pelo prefeito Hildecio.
Grato por mostrar a cultura local, porém, dispensável aparecer políticos de cara. Quem tem que aparecer é o povo pois estas manifestações são muito antigas e acontecem independentemente de políticos. Faltou mais povo aí.
Edson, engano seu, as festas sempre precisaram dos políticos para acontecerem, são eles que mais se preocupam com o lazer e fé do povo, são eles que mantêm as tradições religiosas. Se dependesse das igrejas isso tudo já tinha acabado. Melhor: não teria nem iniciado.
Aí na região.
Depender de politico? Se dependensse dos políticos aí sim que essa festa teria acabado. Se as famílias Cairuenses não se esforçassem em manter a cultura viva, não teria mais nada.