SINDAE TEM INFORMAÇÕES NEGADA PELA PREFEITURA DE VALENÇA SOBRE ESTUDO PARA PRIVATIZAÇÃO DO SAAE E VAI À JUSTIÇA

Hoje (10/08), o Sindae ingressou com um pedido de Mandado de Segurança Cível na Justiça da Bahia contra o Prefeito de Valença, Jairo de Freitas Baptista, e o Diretor Geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença – SAAE, Pedro Silva Muniz, com base na lei de acesso à informação – LAI. 

Segundo o sindicato, a medida foi necessária porque tanto a prefeitura quanto a diretoria do SAAE negaram a eles acesso às informações sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI que visa a elaboração de estudos para a privatização do SAAE de Valença. A empresa selecionada e autorizada a realizar os estudos foi a ARAP NISHI & UYEDA ADVOGADOS. 

Na ação o Sindae pede que a justiça conceda uma medida cautelar de urgência para suspender a tramitação da PMI e que sejam disponibilizados para a entidade todos os documentos relativos a esse processo, que poderá trazer graves consequências negativas para os (as) servidores (as) da autarquia e à população do município.

O SINDAE tenta mostrar ao povo que as experiências de privatização do saneamento no Brasil e no mundo nunca deram certo, por duas razões muito simples: as empresas privadas não entregam os investimentos prometidos e a população sofre com altas tarifas.

Para se ter uma ideia, apenas A TAXA DE ESGOTO COBRADA  pelo setor privado é em média 100% sobre o valor da tarifa de água e esta, por sua vez, é em média 30% maior do que a tarifa cobrada pelas empresas públicas.

Por consequência, a conta de água que hoje é paga pelo morador de Valença poderá mais do que dobrar de valor, fazendo com que ter água na torneira seja um artigo de luxo.

Apesar do prefeito negar e esconder da população as suas verdadeiras intenções, o processo de concessão (privatização) do SAAE segue a todo vapor, mas o Sindae está atento e vai fazer, além do embate jurídico, o debate diretamente com a população de Valença para denunciar os perigos de tornar a água um ativo de mercado. (Com informações do Sindae)

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Eleitor de olho. disse:

    Parabéns ao sindicato dos funcionários da água de Valença,por essa iniciativa,esse prefeito só faz o que os que estão por trás dele estão pedindo e lá na frente pode se lascar por ter seguido esses secretários,CUIDADO ELES QUEREM COBRAR 100 POR CENTO DE ESGOTO POR Cima DA CONTA DE ÁGUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *