BAHIA JÁ TEM 23 CASOS SUSPEITOS DE VARÍOLA DO MACACO, NOSSAS VIZINHAS, LAJE, MUTUIPE, CAMAMU E SAJ, ACUMULAM 6 CASOS

Algumas cidades próximas a nós, assim como Laje, Mutuipe, Camamu e Santo Antonio de Jesus já anunciaram casos supeitos de Varíola do Macaco deixando a população apreensiva porque pouco sabemos sobre essa doença.

“Não deixa de ser preocupante porque toda doença infectocontagiosa não é para correr solta. É preciso conter esses surtos”, afirma Clarissa Damaso, virologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e assessora do comitê da OMS para pesquisa com vírus da varíola.

Já são 23 casos investigados com suspeita de varíola dos macacos após confirmação do primeiro caso, no dia 13 deste mês. Salvador concentra o  maior número de casos investigados: 10, segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). Além da capital, há notificações nos municípios de Santo Antônio de Jesus (2), Vitória da Conquista (2), Ilhéus (2), Mutuípe (2), Camaçari (1), Camamu (1), Laje (1), Porto Seguro (1) e São Miguel das Matas (1).

O aumento representa um crescimento de 76% desde o último boletim da secretaria, divulgado na última quinta-feira (21), que informou 13 casos suspeitos, sendo eles em  Salvador (5), Santo Antônio de Jesus (2), Vitória da Conquista (2), Camaçari (1), Camamu (1), Ilhéus (1), Porto Seguro (1).

O último paciente foi confirmado com a doença na quarta-feira (20) e teve o início dos sintomas no dia 13 de julho. Ele apresentou febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. Segundo a SMS, ele não precisou de hospitalização e segue em isolamento com boa evolução em domicílio. (Com informações do Jornal Correio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *