MORREU GENERAL NEWTON CRUZ, UM DOS ACUSADOS PELO ATENTADO A BOMBA NO RIOCENTRO EM 1981

Morreu nesta sexta-feira (15) o general Newton Cruz, 97, chefe do SNI (Serviço Nacional de Informações) durante a ditadura militar e um dos acusados pelo atentado a bomba no Riocentro em 1981.

Ele estava internado no Hospital Central do Exército, na zona norte do Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo Comando Militar do Leste.

Newton Cruz era um dos principais críticos da abertura dos arquivos do regime militar. Foi também um dos poucos generais a ser formalmente acusado por crimes cometidos durante a ditadura.

O general foi um dos seis acusados pelo atentado a bomba no Riocentro em 1981.

A ação foi tramada pela chamada linha dura do regime para causar pânico em um show pelo Dia do Trabalho que reuniu cerca de 20 mil pessoas no centro de convenções na zona oeste do Rio.

O plano deu errado, e uma bomba explodiu no colo do sargento Guilherme do Rosário, que morreu no local.

O inquérito original, que correu na Justiça Militar em 1981, tentou culpar organizações de esquerda pelo episódio. A farsa foi desmontada, mas ninguém foi punido até hoje. (Folha)

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Edson F disse:

    Um amigo meu tava nesse dia no show do Rio Centro. Tinha um dedo no teto do Puma dele. O carro ficou preso pela perícia e sô pôde levar do local no dia seguinte. Esse aí q morreu disse certa vez que queria ver alguém provar q ele torturou e matou alguém na ditadura 64/85. Lógico, se hj tem sigilo de 100 anos p documentos públicos desse governo imagine sob ditadura c censura e acobertamento de tudo. Agora o q leva um cara desses a viver 97anos???!!!

  2. carlos disse:

    Va sentar no colo da saratas sua mísera lixo ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *