“…E O POBRE QUE SE EXPLODA!”

Por Wolf Moitinho*

Tá legal! Segundo a enquete blog do Pelegrini, são esses os deputados que devem ser os mais votados na Região. Raimundo, como enfocado no texto, é filho da Terra e certamente terá mais votos que os demais, mesmo considerando o “poder econômico” que possui o Dal; o Cajado trás algumas emendas para Valença, temos conhecimento através da mídia; o Elmar, é um “ilustre desconhecido” nestas bandas, porém, com o apoio de Hildécio Meireles também poderá ter alguns votos.

Sim, é inegável! Ainda somos escravos, moramos nas senzalas, somos guiados por capitães do mato e por capatazes, jamais entraremos na “Casa Grande”, esta é a nossa realidade.

Dificilmente teremos a consciência coletiva de que são migalhas o que “eles”, melhor, “todos eles” trazem para a Região. Todos nós somos manipulados pelos “Senhores dos Engenhos”!

Esquecemos que tanto no Congresso, Senado ou na Câmara de Deputados, bem como na Assembléia Legislativa votam contra o povo, trabalhadores, mulheres, negros, nordestinos, LGBTQIA+ e, especialmente, os baianos.

Vi recentemente um depoimento do Senador Fabiano Cantarato em que declarava que na composição do Senado Federal não havia representações dos trabalhadores, das mulheres, negros, índios e, sim, que lá estavam representantes da elite, homens e mulheres ricos, empresários das indústrias, agronegócios, etc. Infelizmente é uma realidade! Estão lá, não para defender direitos ou melhorias para o povo, defendem os próprios interesses.

Para aqueles que não entendem desta forma, a exemplo, teremos mais uma PEC contra os trabalhadores transitando no Congresso e veremos posteriormente os que votarão a favor.

Então, meus caros, eu pergunto: será mesmo que estes deputados têm preocupação com os problemas do povo? Estão preocupados se existem nas periferias da nossa cidade pessoas sem ter o que comer? Certamente que não!

Nenhum deles está preocupado com alimentação das famílias pobres e que nada tem na panela para alimentar os seus filhos. Ao contrário, se preocupam com os seus rebentos e querem manter os seus “status”. Querem manter os recursos que recebem diariamente, e “…o pobre que se exploda!”, como dizia o personagem Justo Veríssimo.

*Wolf Moitinho é dirigente do PCdoB de Valença

2 Respostas para “…E O POBRE QUE SE EXPLODA!”

  1. Jorge Amorim outubro 8, 2021 às 8:52 pm #

    Falou e disse. Análise sobre a política em Valença, mas que é a mesma em qualquer parte do Brasil. Belo e profundo texto que interpreta nossa política elitista e provinciana. 👏👏👏

  2. ROMILDOROVEL outubro 9, 2021 às 9:47 pm #

    QUERIDO e GRANDE AMIGO WOLF MOITINHO! PARABÉNS….BELA E IMPORTANTE DECLARAÇÃO….SITUACAO MUITO DELICADA, DIFÍCIL DE VIVER E LUTAR! E O POBRE QUE SE EXPLODA! DEUS NÃO VAI DEIXAR PORQUE O POVO NÃO MERECE ISSO E DEUS VAI ENTRAR EM PROVIDÊNCIAS…DEUS NO COMANDO E NO CONTROLE DE TUDO! DEUS ABENÇOE…ABRAÇOS : ROMILDOROVEL

Deixe uma resposta