PROLIFERAÇÃO DE POMBOS EM VALENÇA É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Por *Alex Brandão Santos

É com grande preocupação que verificamos a proliferação de pombos por toda a zona urbana do município.

Resido no Novo Horizonte e tenho tido gastos para buscar alternativas para afastar os pombos do telhado e forro da minha casa. Além do diário, consumo de desinfetantes para limpeza das áreas sujas pelas fezes dos pombos.

Há alguns meses venho buscando apoio junto à Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, para busca de alternativas para controle da situação que atinge não só a minha residência, mas vários pontos da cidade. Entendo que a situação não é individual, mas de saúde pública.

Segundo, informações do site Minha Saúde, os pombos são animais muitos frequentes em qualquer cidade, mas podem ser um perigo para a saúde humana, uma vez que podem transmitir várias doenças, conhecidas como zoonoses, como a criptococose ou a salmonelose, além da meningite e histoplasmose (da qual já fui contaminado).

A transmissão destes tipos de doenças acontece principalmente através do cocô e, por isso, embora não seja necessário eliminar os pombos, é preciso ter cuidado para evitar o contato direto com as fezes. Além disso, é importante que as cidades façam uma limpeza adequada das fezes, já que, quando secam, podem virar poeira e acabar sendo inaladas pelas pessoas e o agente infeccioso responsável pela doença pode ficar fixado aos pulmões, trazendo complicações.

A Lei 9605, (de 12/02/1998) determina que maltratar, ferir ou matar estes animais seja crime ambiental e a pena pode variar de multas até cinco anos de reclusão. Isso porque, os animais são muito importantes para o controle ambiental, pois são responsáveis por disseminar sementes na natureza. Dessa forma, a nós cidadãos só resta reforçar as estruturas das nossas residências para reduzir a infestação.

A minha sugestão é que seja discutido no município alternativas para controle populacional da ave, como retirada de ninhos e processo de Educação da população para estratégias de controle e limpeza. Por isso faz-se muito importante a atuação da Secretaria de Meio Ambiente, pois além do processo educacional é fundamental o controle da degradação ambiental, que acaba por provocar a migração das espécies silvestres para a zona urbana.

*Alex Brandão Santos é funcionário do Banco do Brasil em Valença

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Dalmo disse:

    Conheço dois locais que está com Essa infestação.

  2. Valenciano disse:

    Fica um monte de idiota alimentando os Pombos na Praça da República.

  3. Edson F disse:

    Se descobrirem que dá pra comer e tem receita na internet ensinando a fazer…

    https://culinaria.culturamix.com/receitas/carnes/receita-de-pombo-frito

  4. Oliveira disse:

    Vamos aproveitar isso aí e falar sobre a entrada do Orobó.
    O lixo daqui uns dias vai invadir a cidade .
    Vamos rever essas situação

  5. Almeida disse:

    Aqui no tento também há uma concentração grande de pombos, ficam nas ruas catando migalhas de alimentos resíduos e no telhado da casa fazem um grande barulho. Edson F boa ideia essa de saber se dar pra comer do jeito que carne esta cara breve o problema será solucionado.?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *