COMUNIDADE MÉDICA REPROVA “CENTRINHO” COMO HOSPITAL DE CAMPANHA
Uma coisa que me chamou a atenção recentemente foi uma publicação em redes sociais, onde médicos alertam ao prefeito Ricardo pela escolha do Centro Médico (Centrinho), que fica em frente a Santa Casa, para servir como hospital de campanha para acolher infectados do coronavírus.
Segundo a publicação, o prefeito Ricardo Moura definiu o Centrinho, que fica em frente a Santa Casa de Misericórdia de Valença como o centro de acolhimento da cidade para o COVID-19. Isso tem chamado a atenção de moradores e profissionais da saúde do município e toda a região, pois: ali fica o Pronto Socorro, que é referência do maior hospital da região que atende 16 municípios, a menos de 10 metros. Em um raio de 100 metros estão 95% das casas funerárias, 100% das clínicas privadas e consultórios, 50% das farmácias, maior estação de transbordo de vans intermunicipais, centro comercial e 100% dos bancos e lotéricas.
Caso venha a ter 5 casos graves irão interditar a cidade, não tem um só leito de UTI para 350 mil habitantes, não tem ambulâncias com suporte avançado de vida.
Isso tudo, pode inviabilizar o acesso à saúde em Valença para outras doenças graves. Pode inviabilizar o único centro cirúrgico da cidade.
A saída seria o prefeito recorrer ao governo do estado e solicitar a Policlínica que está fechada, para fazer esse hospital de camapanha. A área da Policlínica é uma área isolada, tem espaço, não é movimentado de veículos e pessoas e com certeza não haverá pânico caso apareçam muitos casos de infectados.
O mais importante de tudo isso é que já tem o dinheiro para começar esse hospital, agora só precisa botar pra funcionar. Ricardo também precisa descer do salto e aprender a pedir ajuda às pessoas que entendem de saúde, médicos, técnicos da Santa Casa e outros profissionais da área.
Que estrutura tem o centrinho?
O problema não é Ricardo, dizem as más línguas que a vaidade da secretária não deixa o prefeito enxergar o óbvio.
Está semana em conversa com um advogado que já foi provedor da Santa casa, segundo ele, já se prontificou e se dispôs a ajudar a Ricardo Moura neste quesito da pandemia, ainda, segundo ele, é momento de unir forças, todos os profissionais da cidade, de um modo geral, deixar de lado a politicagem. Não obteve resposta nem satisfação por parte da prefeitura. Uma pena.
MBulcao’
Pede a este advogado que já foi provedor da Santa casa para ele ficar quieto!( não precisa de ajudar não)
Na Santa casa ele não deve ter feita nada, já que a mesma nunca anda bem dás pernas!
Na dúvida manda ele ficar em casa, ele vai ajudar mais ficando longe
Tinha ouvido falar na montagem desse hospital,que ocorreria no estadio ou no ginasio de esportes
Ha quantas anda essas ideias