“SEMENTES PARA O FUTURO”, UM PROJETO DA SP AMBIENTAL EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
No dia 06 de junho de 2018, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a SP Ambiental, iniciou o projeto de educação ambiental “Sementes do Futuro” (Mobilizadores: Patrícia Lacerda, Ivete Silva de Sousa e Borys). A primeira apresentação foi na creche Arco-Íris (localizada no bairro Baixa Alegre), onde os alunos puderam assistir apresentação teatral, plantar mudas de árvores e depois realizar atividades que visam aprimorar as práticas para a preservação do Meio Ambiente.
O projeto foi idealizado pela SP Ambiental, tendo a criação e coordenação pela Diretora de Infraestrutura Escolar, Priscila Cardoso, atualmente lotada na Secretaria de Educação, com o apoio do Secretário de Educação, Daniel Reis e a Coordenadora da Educação Infantil, Rita de Cássia. O mesmo tem o objetivo de Estimular a mudança de práticas e atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta como um todo, oferecendo ao professor e aluno um eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental.
A escolha de iniciar com a Educação Infantil, parte do princípio que a educação Infantil é o começo da vida escolar de todos, período em que se aprendem a conceitos e valores, os quais são levados para toda vida. É através da curiosidade que a criança desenvolve cada vez mais a capacidade de agir, observar e explorar tudo o que encontra ao seu redor. Por isso, necessita de orientações, para ter uma aprendizagem significativa, que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social.
Nesse contexto, nada mais propício e importante do que iniciar esse trabalho através da inserção da Educação Ambiental no cotidiano de uma escola de Educação Infantil, a fim de que as crianças de hoje possa fazer parte de sociedades mais justas, onde os cidadãos respeitam a si próprios, os seus semelhantes e a todas as formas de vida existentes.
A Educação Ambiental é um processo permanente e contínuo, que não se limita à educação escolar. Contudo, introduzi-la na escola, inclusive na Educação Infantil, é uma das estratégias para o seu desenvolvimento. Além de ser uma importante ferramenta, sua implementação está prevista na Política Nacional da Educação Ambiental, para todos os níveis de ensino, não como disciplina, mas como tema a ser incluído nos diferentes conteúdos programáticos.
A Máscara tá caindo ,Boneco de Olinda ,um hora tira foto ao LADO governado geronimo e agora tá com ACm…
Parabéns Marcos medrado Valença já estava precisando de alguém assim a muito tempo
Demorou muito
Precisou um forasteiro pra dá a Valença o seu real valor, Parabéns Prefeito Marcos Medrado,mosta pra esses bandos de incompetentes…
Parabéns Prefeito concordo vossa pessoas ,o comerciante valenciano já passou do limite ,eles acha que dono de propriedade pública.