Centro de Cultura Olívia Barradas comemora aniversário de 30 anos

unnamedÉ momento de celebrar no Centro de Cultura Olívia Barradas! O espaço cultural, que é administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), completa 30 anos de funcionamento. Para comemorar a data, nos dias 10 e 12 de novembro, serão promovidas atividades das mais diversas linguagens com convidados especiais, cuja programação foi pensada para a valorização das expressões culturais do território do Baixo Sul. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

No dia 10, às 19h, acontece a abertura das comemorações com a Exposição Coletiva de Artes Visuais. A instalação traz como temática a Festa do Amparo, tradicional comemoração da padroeira de Valença, Nossa Senhora do Amparo, e marco do catolicismo local, por ser considerada protetora dos operários de uma das primeiras fábricas têxtil da Bahia, a Companhia Valença Industrial. A criação da Festa do Amparo começou nesta mesma data no ano de 1815.

Para a exposição, diversos artistas assinam as obras, são eles: Nen Cardim, Gugui Martinez, J. Pincel, Pettrus, Juliano Britto, Geilson de Brito, Yara Lúcia, E. Coutinho, Newton de Salomão, M. Antônio, Edivaldo Caxilé e Ivo Caracol. Cada artista apresenta dois trabalhos com a temática da exposição, que segue até o dia 10 de dezembro.

A festa não para por aí! No dia 12, às 16h, é a vez do Ocupação Cultural, que há sete anos ocorre no Centro de Cultura. Através da mistura, o projeto provoca a interação entre as suas atrações, sejam com intérpretes, coreógrafos, dançarinos, e até com as apresentações de capoeira e poesia. Dentre os destaques, o público pode acompanhar a apresentação de Robert Lucas, finalista do The Voice Kids 2016, e apresentações de Hip-Hop e B-Boy com os grupos residentes. Passam também pelo seu palco, Grupo de Teatro Misturarte, os músicos David Terra, os Aimorés e Zai Pereira.

Na ocasião, também acontece o Troféu Parceiro Cultural, que premia órgãos, entidade e representantes da iniciativa privada. “O teatro, a música, a dança, o audiovisual, as artes visuais, a literatura, a cultura popular se integram numa grande mostra cultural, proporcionando um momento democrático e de reflexão”, explica o coordenador do espaço, Otávio Mota.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *