ACE, CDL e SINCOMVAL pleiteiam o CSU para sede da 33ª CIPM
Na manhã de terça-feira (12), a ACE, CDL e SINCOMVAL participaram junto com a Polícia Militar de Valença de uma reunião com a Prefeitura Municipal de Valença, com o objetivo de solicitar o espaço do Centro Social Urbano – CSU, para servir de sede do comando.
Sem utilização há mais de três anos, o CSU já faz parte dos planos da PM de mudança de sede. O Major Gondim, comandante da 33ª CIPM, relata que esse interesse vem desde da gestão passada, onde foi observado que o espaço físico é maior e ideal para formação de novos policiais.
É muito grande a expectativa das entidades empresariais e instituições sociais da cidade, sobre o real aumento do efetivo de policiais em Valença e em toda região do Baixo Sul. O presidente da SINCOMVAL, Antônio Machado, afirma que com esse novo espaço, a Polícia Militar terá melhores condições de administrar a situação da segurança pública em Valença.
De acordo com Joailton de Jesus, vice prefeito, o município está de acordo com a solicitação da PM, entende que a segurança pública é prioridade absoluta e com o espaço do Centro Social Urbano – CSU, haverá a melhoria da eficiência nas atividades de segurança.
No final da reunião, foi entregue uma carta, redigida pela ACE, CDL e SINCOMVAL em parceria com a PM, formalizando a solicitação para prefeitura, que será repassado e conversado com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, que responde pelo Centro Social Urbano.
Aquele espaço foi criado para a valorização dos jovens e adultos, um espaço para fretenimento dos valencianos, é uma pena que está praticamente abandonado e tendo o uso indevido, aquele espaço é para ser usado de forma correta, sou contra, a polícia militar tem verba suficiente para fazer ou alugar a sua própria sede.
Em 1998 esse espaço era para ser doado a UNEB , onde o terreno ao lado funcionaria uma sede do CAMPUS XV com Pedagogia, Direito, Turismo, Engenharia de Pesca , EAD e Pós Graduação, o que não ocorreu . A UNEB esperou por mais de 10 anos até obter sua sede própria que foi doado o terreno com a condição que a frente seria para o futuro loteamento do doador com lateral para a Pista Valença Nazaré.
Enfim deram um destino que a PM ou Estado vai ter que investir muito pra virar uma sede digna de uma CIPIM pois funcionou um tempo lá e as instalações eram precárias .