31ª Zona Eleitoral – Manual dos mesários e orientações a fiscais e empregadores
Prezados senhores,
O “Manual do Mesário”, destinado ao treinamento para as eleições municipais de outubro próximo, já está pronto. Este material, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Mesários do TSE, segue anexado para que os interessados possam conhecer de maneira mais detalhada o trabalho desenvolvido e, por conseguinte, colaborar por meio de uma criteriosa fiscalização.
Além deste manual, seguem anexados três folders informativos. O primeiro é uma novidade: esclarecimentos para empregadores sobre os dias de folga a que os mesários têm direito como compensação pelo trabalho desenvolvido para a Justiça Eleitoral. O segundo folder informa os mesários sobre os procedimentos para atender aos eleitores que justificarem o não-comparecimento ao seu domicílio eleitoral (o que é particularmente importante em Valença e Cairu devido ao elevado fluxo turístico verificado todos os anos). O terceiro folder orienta a ação dos fiscais dos partidos e coligações que acompanharão a votação nas seções.
Quem desejar se inscrever como mesário voluntário pode fazê-lo pela internet, no Portal do TSE – Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br/
Atenciosamente,







janeiro 9, 2026 às 4:28 pm Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não…
Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não querem entender! Esses imbecis são os…
Reflexão pertinente sobre um tema cada vez mais presente. Os avanços tecnológicos pedem análise cuidadosa, responsabilidade e diálogo.
Obrigado Jorge!
Boa noite falou a mais pura verdade estou contigo e não abro