TATÁ LUANGOMINA DÁ EXEMPLO DE LUTA NO COMBATE AO PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

TATÁUma das coisas que mais tem me chamado a atenção nesses ultimos dias, é a luta de Tatá Luangomina, líder religioso do Terreiro Caxuté, aqui de Valença, na defesa de sua religião e dos direitos do povo candomblecista. Tatá Luangomina foi humilhado no Forum de Santo Amaro, no dia 17 de março desse ano, por portar um adereço religioso, que ele alega ser parte das vestes da sua religião, dentro do fórum, uma espécie de cobertura da cabeça que ele chama de “Ekété” (desculpe se escrevi o nome errado, mas é assim que se pronuncia). Desde esse dia que o líder religioso deixa a juíza do fórum e os envolvidos na ação de humilhação que ele sofreu, em polvorosa. O problema já chegou à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, onde iclusive o Tatá Luagomina fez um pronunciameto de quase 25 minutos.

O que o líder religioso está nos mostrando é que, nós não sabemos de um terço do que representa nossa força quando brigamos por nossos direitos. Tatá Luangomina é um jovem esclarecido e destemido, característica de gente guerreira que não dá o braço a torcer, e por isso está levando sua luta pelo respeito a sua religião, até o final.

A atitude ditadora da juíza é uma constante em nossas vidas, essas autoridades gostam de nos tratar com desprezo, se sentem semideuses, mas tudo isso porque dentre todas as atitudes autoritárias que eles impõem, só 0,1% se queixam deles e levam à última instância, assim como Tatá Luangomina está fazendo. Infelizmente essas autoridades vão continuar agindo assim, por falta de denúncias, por medo que a população tem de denunciá-los.

É desse tipo de governo que o país precisa, de um governo popular, que dê direitos e liberdade ao povo. Se esse ocorrido fosse em outras épocas, a luta de Tatá Luangomina já teria sido enfraquecida, já teriam feito ele recuar, fazendo pressões e retaliações.

Avante Tatá Luangomina! Sua vitória será a vitória de todos nós, você não só está representando a sua classe religiosa, mas todo um povo, que almeja por justiça, em todos os segmentos sociais!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *