LIXÃO x ATERRO SANITÁRIO – LIXO NOSSO DE CADA DIA

lixão IIA Politica Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305/10, traz em sua estrutura prazos bem definidos referentes à sua aplicação, mas na região Nordeste a situação é bem diferente, girando em torno de 11% os municípios que vem cumprido tais prazos. Está previsto que não deverá existir lixões em funcionamento até em fim de 2014.

A prefeita de Valença, Jucelia Nascimento, preocupada com a situação no município, vem buscando junto ao Governo do Estado uma solução para essa questão que se arrasta a mais de uma década. Todos sabem que no ano de 2003 foi construído em Valença um aterro sanitário, que por problemas técnicos nunca entrou em operação.

O projeto de construção do aterro foi um investimento em vão, isto porque, segundo estudiosos, a área apresenta uma série de problemas técnicos e  ambientais que inviabilizam a continuidade do empreendimento. Nesse contexto a prefeita vem buscando uma solução, pois o município não pode ser penalizado. A lei 12.305 é clara em seus objetivos e metas que cabem aos municípios o seu cumprimento.

lixão IJá aconteceram várias reuniões da prefeita com os vereadores, Conselho de Meio Ambiente e secretarias municipais, com resultado de um documento encaminhado para a CONDER indicando que as obras de requalificação do aterro sanitário não devem ser retomadas.  Junto com a proposta foram feitas solicitações para apoio técnico da Conder na escolha de uma nova área onde o aterro possa ser instalado, e proceder às análises técnicas de viabilidade ambiental; intervenções da prefeitura de Valença juntamente com a Conder para  remediações no lixão do Orobó na tentativa de minimizar os problemas; apoio técnico da Conder para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos -PGRS, e para que na área onde foi construído o aterro sanitário seja instalado um Estádio com espaço para eventos esportivos e culturais.

Mas as ações da Prefeitura voltadas para a questão resíduos sólidos em Valença não se resumem  só em reuniões. Nos dias 04 e 05 de  setembro, em Salvador, a secretaria municipal do Meio Ambiente participou do  Encontro Estadual de Catadores,  com a presença de catadores do lixão do Orobó e representante da COOPERBASUL. dona Jacira.

lixão IVNo mesmo período o secretário municipal da Administração, Ademar Barreto, o vereador Adailton Francisco,  Roberto Guimarães, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente – CODEMA,  e Claudia Santos, diretora  da secretaria municipal do Meio Ambiente, estiveram visitando lixões controlados e aterro em operação, com o propósito de buscar referências para iniciar o processo de remediação do lixão.

Ressaltando que a tarefa não é não será fácil,  Cláudia  chama a atenção no sentido de que “se todos nós  valencianos começarmos a mudar nossos hábitos  chegaremos a uma cidade mais limpa”. (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Valença)

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *