TRISTE FIM!

O legado de Joaquim Barbosa, um antibrasileiro

joaquim

Por: Paulo Nogueira

Se for confirmada a aposentadoria de Joaquim Barbosa para junho, chegará ao fim uma das mais trágicas biografias do sistema jurídico brasileiro.

O legado de Barbosa resume-se em duas palavras absolutamente incompatíveis com a posição de juiz e, mais ainda, de presidente da mais alta corte nacional: ódio e vingança. Foi a negação do brasileiro, um tipo cordial, compassivo e tolerante por natureza.

A posteridade dará a ele o merecido espaço, ao lado de personalidades nocivas ao país como Carlos Lacerda e Jânio Quadros.

Barbosa acabou virando herói da classe média mais reacionária do Brasil e do chamado 1%. Ao mesmo tempo, se tornou uma abominação para as parcelas mais progressistas da sociedade.

É uma excelente notícia para a Justiça. Que os jovens juízes olhem para JB e reflitam: eis o que nós não devemos fazer.

O que será dele?

Dificuldades materiais Joaquim Barbosa não haverá de ter. O 1% não falha aos seus.

Você pode imaginá-lo facilmente como um palestrante altamente requisitado, com cachês na casa de 30 000 reais por uma hora, talvez até mais. Com isso poderá passar longas temporadas em Miami.

Na política, seus passos serão necessariamente limitados. Ambições presidenciais só mediante uma descomunal dose de delírio.

Joaquim Barbosa é adorado por aquele tipo de eleitor ultraconservador que não elege presidente nenhum.

Ele foi, na vida pública brasileira, mais um caso de falso novo, de esperanças de renovação destruída, de expectativas miseravelmente frustradas.

Que o STF se refaça depois do trabalho de profunda desagregação de Joaquim Barbosa em sua curta presidência.

Nunca, desde Lacerda, alguém trouxe tamanha carga de raiva insana à sociedade a serviço do reacionarismo mais petrificado.

Que se vá – e não volte a assombrar os brasileiros.

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Cas disse:

    Nunca li coisa mais absurda. Faltou só ele Paulo lamber as botas de lewandowsk e dizer que o mensalão não existiu e que o PT é a salvação da lavoura e tudo mais. Enfim… enquanto estivermos reféns dessa ‘lei’ que permite indicação politica para os tribunais continuara tudo dessa forma… vejam a baixaria que aconteceu ontem na ALBA: o ladrão do Negromonte foi enfiado goela abaixo do TCM, o outro no TCE. São esses mesmos que vão aprovar as contas do governador depois. Querem apostar quanto que lewandowsk entra e todas as facilidades acontecerão para os mensaleiros? Repito nunca li coisa mais absurda. Estou rindo da cara dele ate agora.

  2. Cas disse:

    Ah tá explicado. Foi brincadeira do Pelegrini. Depois que vi a fonte do texto, é um site de anedotas.

  3. Reinaldo disse:

    Boa tarde!

    Repeito a posição do amigo, Paulo Nogueira, mas precisa conhecer e pesquisar mais para expor um conteúdo tão vazio.

    Grato,

    Reinaldo

  4. Lucas disse:

    Sossego para o PT.

  5. brasileiro disse:

    Azar dele porque a legislação brasileira não ajudou, leis branda e fraca. Mesmo assim ele se utilizou ao máximo que a lei o permite.
    Sorte dos corruptos e desonesto, porque se tivéssemos neste pais penas mas duras, severas, como em alguns países como a china e irã que recententemente condenaram a morte alguns corruptos. com certeza a historia seria outra. Os reflexos da corrupção estão bem visíveis na sociedade, carência de segurança,saúde e educação… E TITULO DE “PAIS MAIS VIOLENTO DO MUNDO”.

    “Não havendo governo o povo perece,morre”.

    Revista veja http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/ira-enforca-um-dos-quatro-condenados-a-morte-por-caso-de-corrupcao-financeira

  6. O mais interessante é que o Ministro Joaquim Barbosa foi indicado por Dão Lula para o STF.

  7. Luto no STF disse:

    Perdemos o último homem de coragem e caráter desse País. Acabou a esperança de um País sério.

  8. XPTO disse:

    Sim, erros acontecem. Um deles foi Lula ter indicado Joaquim Barbosa para o STF…

    Agora, caro CAS, entendo porque você está indignado com o texto. Pela forma como se expressou, parece que sua concepção de “justiça” é a mesma de Hamurábi: vingança! lei do talião! Pena que esse conceito foi historicamente superado…

    Joaquim Barbosa foi uma excrecência como magistrado e presidente da maior corte judiciária do país. Em lugar de ser o exemplo de moderação e frieza técnica (ou seja, se ater apenas ao que está na lei), ele agiu movido pela vaidade cega, mostrou desconhecer às leis (haja visto os erros que muitos juristas imparciais já perceberam na condenação) e total PARCIALIDADE (cadê a mesma chama “justiceira” contra os acusados do Trensalão?). Só que é movido por um ódio irracional contra o PT para achá-lo o salvador da pátria. Espero que o próximo ministro que vier substituí-lo no STF venha da escola dos grandes juristas brasileiros, como foram Ruy Barbosa, Barão de Uruguaiana e Sobral Pinto.

  9. Companheiro 13 disse:

    Já vai tarde!!!!1

  10. Dona Xêpa disse:

    Está saindo por pura covardia, já declarou que não suportaria ver Lewandovisk como presidente da corte. Lugar de fraco é na vitrine da lanchonete, exposto com o coxinha.

  11. Amarelinho da Paraíba disse:

    Tô amarelin de raiva desse batman, sei que ele está de malas prontas para curtir o ap em los angeles e ficar recebendom sua fortuninha de aposentado. vai timbora carniça! e aproveita e leva quem te elogia também. sai coiso ruim!!!!

  12. Barreto disse:

    Sinceramente, nunca vi tantas asneiras. Joaquim Barbosa é a esperança do Brasil.
    Fora PT!

  13. o indignado disse:

    Ô Pelegrini, o blog é seu, claro que deve ter as suas opiniões e preferências, devemos respeitar isso, estamos em um país democrático e graças a Deus que é assim. Nós leitores temos a possibilidade de acessá-lo ou não. Não lhe conheço, pessoalmente, mas percebi que goza de inteligência. Pense aí comigo: o Lula ou se preferir o PT, catapultou milhões de pessoas de baixa renda a ter acesso a uma renda um pouco mais digna e com isso elevar seu poder de compra; Aprimorou a estabilidade da moeda introduzida por FHC e parou por aí. Foram feitos muito grandes e certamente ficará para a história, aliás a história de vida do Lula é fantástica, todos nós conhecemos. Mas vc já se perguntou porque que mesmo com estes avanços a violência, por exemplo, aumentou nos últimos dez anos????
    Meu velho, política assistencialista é necessária, porem deve ser passageira e não virar bandeira. Dilma deveria ter vergonha a cada bolsa família que ela libera, porque é o atestado de incompetência estatal, apesar de necessária. Um país para começar a ser sério tem a obrigação de pensar em projetos sérios em EDUCAÇÃO, qual é o grande projeto da União para educação para os próximos 20 anos (formação de uma geração)? Qual é o projeto da União para os próximos anos em segurança pública?? Vou te responder: não existe!!! Sobre o Joaquim Barbosa, ele aplicou a Lei, só isso. Ou vc acha que ele inventou todas as provas? Os advogados do PT são os melhores… O Joaquim não trabalhou com evidências não meu caro, trabalhou com PROVAS!! Acho ele retado mesmo. Agora também acho que o rigor da lei serve para todos, inclusive para a tucanada de São Paulo e Minas. Não tape o sol com a peneira não meu querido, use seus neurônios a favor da razão e não da paixão(PT).

  14. Caro amigos , lembremos que na afirmação

    “…Foi a negação do brasileiro, um tipo cordial, compassivo e tolerante por natureza”

    Afirmação essa que foi feita por Sergio Buarque de Holanda , ou seja , o mesmo que disse em seu Livro “Casa Grande e Senzala ” que a Escravidão no Brasil não foi violenta….

    Não esqueçamos que o Brasileiro ,nunca foi compassivo ou tolerante por Natureza, está aí as revoluções que sempre existiram desde o brasil Imperial como a Revolta dos Malês, A balaiada, A Sabinada, A Guerra dos Farrapos, exemplo aqui em Valença, a Guerra dos Gueréns, Os Caras Pintadas, e muitas outras que existiu em nossa História. O povo Brasileiro sempre foi reivindicador e resistente, embora a historia tradicionalista quisesse esconder isso e criar a imagem de uma população submissa.

    Esse estereótipo do Bom Brasileiro foi justamente criado para conter as Massas…. A implantação do Conformismos na mente da população.

    O que temos hoje em nosso país é um discurso hipócrita de uma uma Pseudo Esquerda amparada com discursos Marxistas renovados que nunca foram cumpridos (Karl Marx deve estar se revirando em seu tumulo de raiva,por usarem tanto suas teorias de forma distorcida ) e o pior ,onde se perdeu o Ideal revolucionário de tempos outroros.

    Mas isso não me espanta, pois a historia está cheia desses exemplos, até a tão sonhada Revolução Francesa de 1789, da Igualdade,Liberdade e Fraternidade de Danton,Robespierre e Diderot, quando chegaram ao Poder se perderam e passaram a tentar manter-se no Poder a todo custo, o que acontece no Brasil hodiernamente com a proliferação de politicas assistencialistas que deveria ser momentâneas, pois são paliativas . Infelizmente é a febre que o Poder gera nas pessoas.

    Estamos no Brasil com uma Política sem ideais e Perspectivas futuras, forçando o Povão a escolher entre o Velho e o Antigo

    O poder emana do Povo que é exercido pelo Sufrágio Universal…..que é a maior arma, maior forma de protesto que temos na atualidade !

  15. Fábio Silva disse:

    Para o mundo que eu quero descer.
    Pelo amor de Deus, casa Grande e Senzala é de Gilberto Freire e não de Sérgio Buarque de Holanda.

  16. GN disse:

    Fico triste em ver um texto tão vazio e superficial sendo publicado. As discussões são mais profundas que o próprio texto. Tão querendo desmerecer o que Joaquim Barbosa realizou, para boa parte do povo brasileiro o bom é quando temos um Chefe de Estado, um Governador, um Presidente ou um líder de qual quer instituição que seja. Sendo conveniente com as coisas erradas que acontecem. É por essa visão, que temos a corrupção arraigada na história da política. Pense em Collor ser absolvido é uma piada isso…

  17. Josué disse:

    Ao ler o texto que ecoou pellegrini fiquei eu cá pensando se vc é burro ou maluco, triste conclusão, as duas coisas juntas.
    Triste ver tanta má-fé. Me lembro bem quando vc dizia de boca grande que o negão, aquele decente do STF, não deixaria por menos no caso de Ricardo, e não deixou. Ficou felicíssimo quando saiu a decisão e Ricardo não pôde mais ser candidato, teceu mil e um elogios, hj lhe vejo tomado pelo paroxismo, pela crítica quinta tão comum em meios de comunicação que são as caras de seus donos, estúpidos.
    Ridículo, é o mínimo que posso dizer da sua posição. Toma um remedinho parceiro, tá surtadinho vc.
    Agora veja, ex-ministro do STF recebendo 30.000 para fazer palestras, e um ignorante estúpido como o Lula recebendo 300.000, tem algo muito errado vc não acha?

  18. Ricardo Hage disse:

    Evidencias dos motivos da saída de J B:
    Julgamento de exceção

    Com a saída de Barbosa, aos poucos, o próprio STF confirma que o julgamento da Ação Penal 470 foi mesmo um julgamento de exceção. Os ministros entenderam que um julgamento político não pode ser televisionado, pelo menos não no contexto brasileiro, onde a concentração da mídia é concentrada e partidária da direita. A manutenção de presos condenados ao regime semiaberto em cárcere fechado, a exemplo de Dirceu e do ex-deputado José Genoino – portador de uma cardiopatia grave – foi a última e mais criticada determinação do ministro. Desde o procurador geral da República ao presidente da Ordem dos Advogados (OAB), passando pelo plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e todas as principais associações de magistrados, além do Conselho Nacional de Justiça, não há instância na qual Barbosa reuniu a admiração dos pares.

    O passo mais recente do ministro para se distanciar ainda mais do meio jurídico foi a revogação, na prática, de um entendimento de 2009 do STJ, que garantia o direito a trabalho externo aos condenados em regime semiaberto. O gesto foi classificado como elemento de “insegurança jurídica” pelo procurador geral Rodrigo Janot. O presidente da OAB, Marcus Vinícius Coelho, viu na decisão uma ação “vingativa” contra os condenados na AP 470, mas que tem potencial para prejudicar 77 mil presos em todo o País beneficiados pelo semiaberto. Antes, quando atacou duramente a criação de novos tribunais federais nos rincões do País, chamando de “sorrateiro” o apoio de juízes ao projeto de lei que tramitava no Congresso, Barbosa foi apontado pela Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Juízes Federais do Brasil e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho como “desrespeitoso, premeditadamente agressivo, grosseiro e inadequado ao cargo que ocupa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *