UMA GRANDE VERDADE

DILMA E JOÃO

Sobre a alardeada queixa de Dilma a João Roberto Marinho

Por Paulo Nogueira*

Segundo Mônica Bérgamo, da Folha, Dilma se queixou do Jornal Nacional numa conversa que teve com João Roberto, o segundo dos três filhos de Roberto Marinho e responsável pelo conteúdo editorial das Organizações Globo.

Faz sentido, é claro.

O Jornal Nacional, absurdamente governista na ditadura militar, foi para a direção oposta quando o PT chegou ao poder.

Se o JN existisse sob Jango, é provável que ele seria mais ou menos como é hoje: uma ênfase extraordinária nas más notícias, reais ou imaginárias.

O que não faz sentido é a atitude de Dilma, e do PT no poder, diante da Globo. A Globo faz o que sempre fez: sabota governos populares e intimida o mundo político para que seus privilégios imensos sejam preservados.

E o que tem feito o governo em resposta? Nada. Repito: nada.

A evidência mais notável disso está nas verbas publicitárias que o governo destina à Globo. Em dez anos, foram 6 bilhões de reais, isso mesmo com a queda notável da audiência da emissora. (A Globo perdeu cerca de um terço do público na última década.)

Este dinheiro alimenta a máquina da Globo destinada à sabotagem de medidas favoráveis ao “Zé do Povo”, como o patriarca da Globo, Irineu Marinho, se referia aos cidadãos comuns.

O Secom, que administra a verba governamental, afirmava sob Helena Chagas que esse paradoxo – um dinheiro brutal para uma empresa que faz campanha contra – se devia a uma coisa chamada “mídia técnica”.

Pausa para rir. Ou chorar.

Nada justifica você premiar quem sabota você, ou numa visão mais ampla, a sociedade.

As mensagens oficiais veiculadas na Globo chegariam a um número maior de pessoas. Era mais ou menos o que dizia Helena Chagas.

Mas um momento.  Que pessoas são mesmo estas? Elas verão – ou zapearão para fugir – comerciais que promove um governo que nas reportagens é brutalmente atacado sempre.

Pela lavagem cerebral a que é submetido, o típico admirador da Globo – ou da Veja – abomina o governo petista e estatais como Petrobras e Banco do Brasil.

Há lógica em gastar bilhões de reais para levar a este grupo publicidade de estatais que ele detesta?

Não. Não há.

Outro dia, vi uma publicidade da Petrobras na página de Reinaldo de Azevedo na Veja. Alguém já viu o que Azevedo e seus leitores dizem a respeito da Petrobras?

Um dos maiores erros do governo é exatamente a “mídia técnica”, que favorece quem age para corroê-lo ou mesmo, como se viu no julgamento do Mensalão, para destruí-lo.

Helena Chagas saiu e Thomas Trauman entrou. Haverá alguma mudança numa estratégia não apenas errada como suicida?

Os fatos dirão.

A recente pesquisa da Secom sobre consumo de notícias mostrou o avanço extraordinário da internet.

Testemunhamos isso de um lugar privilegiado. O DCM, em um ano de vida, saiu de pouco mais 100 mil visualizações mensais para 2,5 milhões. Passamos a barreira de 1 milhão de visitantes únicos por mês.

O fato de Lula ter escolhido blogueiros para dar uma entrevista é também revelador de que o PT parece ter acordado para a realidade: a internet é cada vez mais influente e a mídia tradicional cada vez menos. Fora tudo, é na internet que você encontra vozes alternativas à velha visão de mundo pró 1% defendida agressivamente pelas grandes corporações jornalísticas.

No caso da alardeada queixa de Dilma a João Roberto Marinho, muito mais efetivo que palavras seria um ajuste imediato e profundo na distribuição das verbas oficiais.

Quem ganharia com isso, na verdade, seria a sociedade – e com ela o projeto de um Brasil justo, algo que a Globo e as grandes empresas de mídia sempre combateram ferozmente.

*Paulo Nogueira é jornalista, fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. TALES disse:

    então o certo é porque o governo paga a propaganda a emissora tem que falar bem dele. A veiculação deveria ser de utilidade publica em todas as emissoras e não troca de favores…voce faz assim pelegrini? fala bem do governo porque seu blog recebe? é assim ?

  2. TALES usando o login de tales disse:

    que fique claro …que está usando meu computador

  3. Mídia catroca disse:

    cinquenta milhões de reais por mês, não tem emissora que não se firme de pé, até mesmo a globo que já deu adeusinho pela janela e agora só dá risadas do governo de dilma. também se eles falassem bem do governo não poderiam enganar os otários. só mesmo dilminha bolada pra comer essa de que a globo ainda é a emissora que mais tem audiência pra fazer sua “mídia técnica”. com uma grana dessa dava pra pagar mais uma carrada de blogs na internet para fechar as portas da veja, folha de são paulo e as emissoras a serviço do mal. falei!

  4. eduardo disse:

    sabemos que o governador Wagner trabalhou muito pela bahia, agora Wagner é Wagner
    Rui costa é Rui Costa, o governador escolheu um candidato muito fraco para disputar a eleição, ainda mais contra ACM Neto, Paulo Souto, Geddel, Imbassay, eJuthai Magalhaes
    ainda está em tempo de procurar um candidato mas forte, para acalmar o desespero do PT.

  5. Lidia Matoso disse:

    PARA QUE TANTO DINHEIRO?

    SE ESTÁ PROVADO QUE COM APENAS MIL E QUINHENTOS (1.500,00) REAIS

    SE CONSEGUE MUDAR O PENSAMENTO E A POSTURA DE UM BLOGUEIRO!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Erí disse:

    muito me admiro alguns internautas, querer denigrir a imagem do blogueiro pelegrini, um cara honesto, que sempre está mostrando as dificuldades da cidade no seu blog, o que a cidade precisa, uma pessoa que durante esses anos todos, nunca se aproveitou de politica para sair candidato a nada, embora já está na hora de se candidatar a vereador pois os que estão ai não disse pra que veio, se o blogueiro ganha alguns proventos seja de casa comerciais, seja da prefeitura, é porque é um meio de comunicação que precisa de retorno financeiro, trabalha em função disso, pois quem trabalha de graça é relógio.

  7. Fábio Silva disse:

    Só uma pergunta:

    O governo federal deveria anunciar onde senão na Globo? Seria nos blogs panfletários da pseudo “esquerda” brasileira que só os aloprados lêem?. Me poupe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *