Prefeita Jucélia visita bairro do Estância Azul e busca, junto com a comunidade, soluções para alagamentos

ESTÂNCIA AZULUma comissão mista, formada por vereadores, governo de Valença e representantes da comunidade do Estância Azul,  esteve na manhã desta quarta-feira (09), visitando as áreas, naquele bairro, que estão sofrendo com alagamentos devido às chuvas. Entre os presentes durante a visita, a prefeita Jucélia Nascimento, os secretários Jailton Azevedo (Infraestrutura), Hilarino Barreto (Transportes), o diretor do SAAE, Robenilson Reis e os vereadores Reginaldo Araújo, Fabrício Lemos, Benvindo Luz, Carlos Antônio, Jairo Baptista, Vane Coata, Bertolino de Jesus, Antônio Barreto, Adailton Francisco, Renivaldo Menezes e Tácio Lima.  Eles trataram das possíveis soluções para conter os alagamentos provocados por chuvas nas residências daquele local. A comunidade reconhece que os problemas são antigos, mas cobra soluções do poder público.

ESTÂNCIA AZUL IIConstruídas em uma área próxima a um canal, as residências foram se amontoando de forma desordenada ao longo dos últimos 20 anos, estreitando o espaço de escoamento das águas. A prefeita Jucélia ouviu as queixas da comunidade e agendou para a próxima quarta-feira (16), uma reunião que acontecerá na Igreja Tabernáculo, às 18h30. De acordo com representantes da comissão de moradores, as soluções devem ser tomadas com a participação deles.

Para o engenheiro civil e funcionário da Prefeitura, Wellington Cedraz, “as soluções para conter os alagamentos precisam antes ser estudadas tecnicamente e somente após os estudos topográficos é que teremos as respostas.”

Algumas ações já foram tomadas pela Secretaria de Infraestrutura, isto após as fortes chuvas que caíram em novembro do ano passado. Naquela ocasião, foi necessário abrir uma vala, interditando a BA 001, e um tubo de 2 metros de diâmetro foi colocado no local. Após esta intervenção, a prefeitura intensificou a limpeza do canal, realizadas a cada 60 dias. Mesmo assim, com as últimas chuvas novos alagamentos foram verificados, sendo necessária a retirada de detritos de dentro do canal, feita manualmente por prepostos do SAAE, pois, em alguns locais, as casas foram construídas praticamente em cima do pequeno córrego, impossibilitando a realização do trabalho com a utilização de máquinas.

Moradores são unânimes em reconhecer que as construções irregulares contribuem para os alagamentos. Eles também questionam o aterramento de áreas próximas que estão represando as águas. (Ascom – Governo de Valença)

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. O CHAPÃO SAIU…VALENÇA VAI ESPERAR DE BRAÇOS ABERTO…PAULO SOUTO,VICE JOAÇI GOES E GEDDEL VIEIRA LIMA SENADOR.

  2. luís disse:

    um piscinão ajudaria

  3. Seu Manolo disse:

    Qualquer jirico sabe que o problema do estancia azul so se resolvera com separacao das aguas pluviais, galerias de esgoto e uma estação elevatoria de esgoto. Também no Saae so entra diretor que nao entende de saneamento, so entra diretor para assinar papel.

  4. Bacuri disse:

    É inegável que a Prefeita assumiu a cidade com uma vontade até surpreendente para alguém que participou da gestão anterior. Ela corre atrás, faz politica com a população, bate na porta do Governo em busca de recursos e faz o que todo Prefeito deveria fazer. Como também é inegável que as vezes ela parece meio perdida e deslumbrada com o Cargo.
    O Estância Azul é o resultado da síndrome da ocupação irregular que ocorre nas cidades brasileiras. Ele não precisa apenas de ações paliativas e sim de Estudos, Projetos e Obras, nessa ordem. As pessoas escolhidas para o front desse processo não parecem ter as características necessárias para conduzi-lo, Jucelia, peca pelas escolhas que fez, escolheu sua equipe de tal forma que não privilegiou a técnica e a competência, os requisitos foram outros. Certamente a Prefeitura não tem recursos para bancar as Obras de Drenagem e Saneamento definitivas que o Bairro precisa, mas para bancar estudos e Projetos sim e, esse é o primeiro passo para se conseguir os recursos.
    Só lamento que toda vez que chove o povo desse bairro sofre. E ao que parece não há nada de efetivo sendo feito.

  5. Ricardo Hage disse:

    Parabéns Prefeita pela ações, coragem e atenção para enfrentar os problemas e buscar solução junto com a sociedade.

    Ricardo Hage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *