Governo de Valença homenageia Macária Andrade

HOMENAGEMA prefeitura de Valença, através da secretaria da Cultura, prestou, neste sábado, 15, à noite, uma homenagem a uma das figuras mais ilustres desta terra. Um recital de poesias, por poetas e atores valencianos, e a entrega do Troféu Macária Andrade foi um reconhecimento a esta que, em vida, muito significou para a educação e a cultura valenciana. Recentemente falecida aos 84 anos de idade, Macária dos Santos Andrade, ou professora Macária, como era mais conhecida, entra na história do município como uma grande educadora, pioneira na luta pela implantação do ensino superior na cidade, poetisa, escritora, membro da Academia de Letras do Recôncavo, membro fundador da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes, e autora da letra do hino de Valença.

A homenagem aconteceu  no teatro municipal, para onde compareceram muitos amigos, colegas professores, autoridades municipais e colegas da Academia Valenciana de Letras. Em meio ao recital de poesias e às falas que diziam do perfil da homenageada, momentos de emoção marcaram o evento.

HOMENAGEM IIA prefeita Jucélia Nascimento também dirigiu palavras elogiosas sobre que representou professora Macária para Valença, confirmando, na oportunidade, os propósitos do governo do município no sentido de que a educação e a cultura são instrumentos de ação fundamentais para a transformação da sociedade. A prefeita também sinalizou positivamente para algumas sugestões apresentadas durante o evento, a exemplo da instituição do Dia Municipal da Cultura e da revitalização do teatro municipal. Para a diretora municipal da Cultura, Edna Xavier, o momento ajudou a mostrar o olhar de atenção que o governo de Valença vem dedicando ao segmento artístico e cultural local.

Ascom – Governo de Valença

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. XPTO disse:

    Evento bonito e necessário para a cidade, além da prefeitura fazer uma reverência (atrasada) a intelectual de peso que Macária Andrade eternamente foi, é e será. Lamentável, contudo foi uma gafe cometida na entrega dos prêmios: Mustafá Rosemberg não ter sido contemplado com um dos troféus. Independente dele pertencer ou não aos quadros da academia valenciana, Mustafá Rosemberg é, por si só, uma INSTITUIÇÃO VIVA de nossa cultura e da nossa história. Durante o recital, suas ações foram eloquentes em mostrar que pessoas como ele e Macária Andrade devem ser celebradas EM VIDA, para que eles possam testemunhar e sentir a admiração, reverência e carinho que o povo valenciano nutrem por eles. E a fala dele, de candidamente se comprometer em nome da cultura pela preservação e reabertura do Theatro Municipal, só é comparável ao fervor e juventude de um Voltaire que, na última reunião que ele participou da Academia Francesa e já próximo do sono eterno, ainda se pugnava pela elaboração de um dicionário da língua francesa. Prefeita Jucélia, se sua excelência (como disse em sua fala) que chegar perto da grandeza de figuras como Conselheiro Zacarias e Macária Andrade, não se pode permitir lapsos como o que ocorreu com Dr. Mustafá. No mais, que outros recitais como esses continuem sendo feitos pela Prefeitura Municipal, dentro do espaço que ele realmente deve ocorrer – no nosso venerando Theatro Municipal.

  2. desportista disse:

    parabéns pelo seu comentário vidal

  3. Ricardo Vidal disse:

    Muito pertinente o comentário de XPTO. Eu imaginei que um dos prêmios fosse para meu confrade Mustafá Rosemberg, para abrilhantar um recital tão primoroso , como foi o de sábado passado. A organização da festa deve ter tido lá seus motivos para montar o quadro de laureados, embora reconheça minha ignorância para compreender os critérios. Espero que a prefeitura realize outros recitais como esse no teatro municipal (a prefeita prometeu que iria reformá-lo, uma vez que chegou verba para o município) e que, em outra oportunidade, possamos fazer outras homenagens (de preferência, em vida) para os outros intelectuais de nossa terrinha.

    Desportista, creio que você deve está me confundindo com outra pessoa aqui no blog. :-). Quando eu realmente comento aqui no blog, eu costumo assinar meus comentários.

  4. XPTO disse:

    Desportista: Rapaz,mate o homem, mas não troque o nome.Vidal é uma boa pessoa, mas não sou ele

  5. Alex disse:

    tá ai a foto dos políticos infiéis, filiados ao PTN e votam contra o PTN e os candidatos do PTN a tudo, desde a governador, a senador, a dep. federal e a estadual, imaginem isso esses dois aí vão de Rui (PT), Leão (PP), Otto (PSD), Robinson Almeida (PT) e outros mais P (ês) e P (ês), e depois das eleições vão ter as maiores caras de pau para se ajoelhar caso esses acima não ganhem, e jurem fidelidade canina a quem ganhar, caras de pau são esses dois aí viu…..

  6. PMDB NUNCA MAIS!! disse:

    RUI E JUCÉLIA É MELHOR PARA VALENÇA!!!

    GEDEL E SOUTO NADA FARÃO POR VALENÇA!!!!

  7. eduardo disse:

    ninguem nunca mais viu falar no samu de valença, será que as ambulancias já está enferrujando no patio
    falou antes que só dependia da instalação do telefone e até agora nada, parece até o metrô de salvador nunca sai do lugar.
    que linha telefonica dificil essa em prefeita para instalar, acorda jucelia.

  8. Verdade Valença disse:

    Pois é Eduardo, ainda bem que temos as ambulâncias e a base pronta. só falta a tal da Oi instalar o link 192. Sem querer puxar saco da PMV, vamos dar a César o que é de César. antes a gente não tinha nem o direito de sonhar, agora podemos reclamar da demora, mas sabemos que vai acontecer.

  9. eduardo disse:

    se essa oí estivesse instalado esse sistema da samu, muitas vidas já seria salva, como também o interesse da prefeita, em acelerar este problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *