Pronunciamento do Vereador Jairo Baptista na Sessão da Cãmara dessa terça-feira (10)

Senhor Presidente, Senhores Vereadores e comunidade Valenciana.

Não pensam os senhores e senhoras que sinto a menor satisfação ao ocupar este microfone nesta tarde. Não é desejo de um vereador, valenciano que sempre demonstrou carinho por sua terra, usar a desgraça do seu povo para se fazer notado.

Venho, alimentado por um sentimento de fraternidade cristã, comentar o desastre administrativo não só da prefeita Jucélia Nascimento, mas de toda uma equipe de trabalho que ao longo de quatro anos e oito meses vem dilapidando a organização administrativa de quase cem mil valencianos.

Quando afirmo quatro anos e oito meses, o faço simplesmente para avivar a memória da população valenciana, já que a atual gestora é fruto da administração passada.

Se mesmo assim alguns teimarem em discordar em relação ao tempo de desgoverno a que estamos submetidos, basta pegar os jornais dos últimos cinco anos e ali vão estar registradas as confirmações de minhas palavras e mais, as entrevistas a rádios, blogs e periódicos do último ano, pelo ex gestor Sr. Ramiro José Campelo de Queiroz.

Desta forma, com a vivência de quatro anos e oito meses, não podem dizer ao mais humilde cidadão valenciano, que está acontecendo um fenômeno na administração de última hora, capaz de justificar este deplorável quadro de demissões.

Ao assumir o cargo em primeiro de janeiro/2013, sua excelência a prefeita Jucélia Nascimento, maquiou uma fantasiosa auditoria de conveniência, onde prevaleceu o faz de contas que na verdade tinham de respeitar a “lei do silencio”. Os desmandos apurados nunca foram alvos de denúncia junto ao Ministério Público Estadual e Federal, da Justiça ou da Controladoria Geral da União.

Se este rápido painel de atos prejudiciais a administração não bastasse para nos deixar preocupados com o andamento do governo que se instalava naquela oportunidade, vieram as ações a seguir:

Agindo como verdadeiros principiantes, o que não eram – tornaram público à época que o índice de comprometimento com as despesas com pessoal já atingia o percentual de 64% das receitas do município.

O que a sociedade esperava aquela altura, era que um clima de austeridade financeira fosse implementado e que o município tentasse alavancar suas fontes de receitas como uma das alternativas para correção do desequilíbrio com a despesa.

Mas, o que aconteceu foi o inverso. Sem uma visão de gestão competente, a prefeita Jucélia Nascimento permitiu novas contratações, inchou a máquina pública, inclusive com parentes e amigos e atingiu irresponsavelmente o patamar de 75% de utilização da receita com o pagamento da folha de pessoal.

Acredito não mais existir dúvida que a continuidade do fisiologismo com a troca de favores, benefícios e mimos com políticos, amigos e parentes, continuam a todo vapor. A senhora prefeita não conseguiu dar cabo, ou pelo menos minimizar os maus costumes da política valenciana. Prometeu e não está cumprindo transparência e gestão austera em seu governo. A quantidade de pessoas vinculadas a sua campanha, hoje presentes na sua caótica administração, não pode servir de exemplo para ninguém.

Volto a afirmar: não sinto nenhuma satisfação pelo fato de ser outro partido de oposição, nem de estar aqui comentando este acontecimento deplorável para a comunidade valenciana.

Vejam os senhores: na minha costumeira visita ao tribunal de contas dos municípios, dentre outras constatações, que estarei divulgando em um próximo pronunciamento, pude verificar que a atual administração que tenta justificar seus desacertos de governo, alegando falta de recursos, gastou a bagatela de R$ 325.000,00 em propaganda até o momento e mais R$ 300.000,00, com os festejos juninos.

Não posso silenciar diante de fatos. Não posso permitir que o povo continue sendo conduzido pelo uso incorreto dos meios de comunicações – rádios, jornais, Facebook – que são pagos com o seu próprio dinheiro.

Vejam os senhores e senhoras, vejam vocês colegas vereadores, a responsabilidade que estaremos assumindo se usarmos nosso silêncio como aval para fazer com que o sofrimento alheio seja encarado como coisa normal.

Quantas famílias estão com compromissos assumidos sem condições de saudá-los, pelo fato gerado com as demissões e cortes de salários impostos pelas medidas aplicadas em função de um processo de gestão que vem apodrecendo ao longo do tempo.

Quero sempre estar em paz com a minha consciência e para tanto, usarei sempre este espaço como pensamento voltado para o esperado desta casa de leis: ações justas e independentes.

Jairo Baptista

Vereador – PMBD

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Chico Bento disse:

    Valeu Jairo Batista!!! alguns dizem que JUJU tem uma equipe competente,mais quem manda de verdade é o TITIO com seus secretários traíras.

  2. Renato Oliveira disse:

    Valeu Jairo é assim que exerce o voto do povo!
    Parabéns!!!!

  3. Nota 10! disse:

    Aleluia! Aleluia! Até que enfim surge no fundo do poço um sobrevivente representante do povo. Nesse caso específico um lúcido Vereador que toma a dianteira e de forma corajosa lança a público o que está acontecendo com a Administração Pública Municipal. Acredito que ele agora possa encontrar algum colega para in loco visitar algumas obras ou remendos realizados pela atual gestão, que não passa de apenas um remendo ou uma maquiagem. Jairo, queremos saber quanto se gastou para reformar a Escola Augusta Messias Guimarães? Vá visitá-la (na frente, pelos fundos e pelo telhado) e divulgar. Quanto tá se gastando com novos aluguéis? Tou sabendo por fonte fidedigna que a Pedreira Moenda tá eliminando expurgo (resto de pedra com lama) do seu pátio e vendendo a Prefeitura de Valença. Por que a Prefeitura de Presidente Tancredo Neves não compra dita lama e joga em suas estradas vicinais? Jairo, vc sabe quem está passando essas informações e só me ligar que vou te ajudar a desmascarar essa farsa administração. Vá em frente e tenha fé em Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *