CURTAS

PROCESSO ELEITORAL

Ontem foi mais um dia de ouvir testemunhas sobre o processo que envolve o PMDB de Luciano Moura, contra o PTN da prefeita Jucélia. Eu soube que a justiça dispensou algumas testemunhas do PMDB e que não conseguiu ouvir todas as testemunhas do PTN, ficando a conclusão para o próximo dia 30 de agosto.

MOTONIVELADORA É EXPOSTA AOS AGRICULTORES

PATROL II A prefeita Jucélia expôs a motoniveladora, conquistada junto ao governo federal, na Feira-Livre de Valença, local onde pessoas da zona rural mais frequentam, dizendo que essa é uma conquista do povo valenciano. O Secretário de Transportes, Lau, fez questão de frisar dizendo que: quando as coisas andam em dia, tudo é possível conseguir.

VIOLÊNCIA EM BAIXA

Não devemos viver só de notícias ruins, precisamos também contar as boas, Valença vive nesses últimos dias uma paz de dá inveja, graças às ações das Polícias, Civil e Militar, que tem feito rondas e batidas em muitos pontos da cidade, deixando a malandragem apreensiva e preocupada. Teve um, que outro dia disse: “Acho que está na hora de procurar um emprego”. É mole!?

ACÁCIO INAUGURA O POINT DO ACARAJÉ

111_8742 Acácio inaugurou o seu point do Acarajé. Na inauguração teve Nonoge, que deu um show a parte. Acácio disse que seu acarajé é uma receita de uma velha senhora baiana, que aprendeu com seus antepassados, vindos da África. Realmente o quitute do nosso amigo Acácio está muito bom, mesmo!

ORLA COMEÇA A VOLTAR

Parece que enfim a Orla começa a ganhar credibilidade novamente. Primeiro foi Pelegrini que reabriu o Quiosque de Hambúrgueres e sorvetes, depois veio Acácio e logo, logo, Doriva estará inaugurando o Buteco do Dôdô, ali onde era o quiosque do Tuíca. Agora só falta a prefeitura dar uma olhadinha na nossa boa vontade e começar uma revitalização do espaço para nos ajudar a levantar a Orla de Valença.

O DIA MAIS FRIO DO ANO

Dia 13 de Julho foi registrado o dia mais frio de Valença, nossos termômetros cravaram a marca de 19°. Para as pessoas de fora que estão acostumados com esse frio, foi um bom dia para curtir o friozinho, mas para quem é de Valença, foi um bom dia para não sair de casa.

A DOR DE CABEÇA DOS INFRATORES DO TRÂNSITO

111_8748 Essa maquininha aqui, que mais parece um celular, é a nova dor de cabeça dos motoristas infratores. Ela está linkada com o DETRAN em Salvador e fica na mão de um policial, que quando pega alguém cometendo uma infração, coloca o número da placa do veículo no sistema e depois fotografa o ato do motorista (para não terem a desculpa de dizer que não foi verdade) e envia a multa. Com quatro dias o motorista recebe a notificação em sua residência com a foto do seu veículo. São oito dessas espalhadas pela cidade. 

Você pode gostar...

35 Resultados

  1. XPTO disse:

    Pelegrini, deixando a politicagem de lado (que eu saiba a eleição acabou e há outras formas de se fazer política – coisa que o grupo do PMDB não está sabendo fazer). fico feliz em ver as iniciativas de Acácio, você e Doriva. No início, frequentei muito a orla, na minha época de estudante de História. Era realmente gostoso encontrar os amigos (sombra, adriano, vidal, michele, guigui, vesgo, zái, cintia e uma galera que sinto falta) e ficar bestando até altas horas na base do violão e da boa conversa. contudo, com o descaso a favelização que a orla passou, a orla deixou de ser aquele ponto luminoso da cidade para ser um lugar sombrio e sem muito atrativos. basta ver os buracos no passeio, o abandono do final da orla, até mesmo as barracas que agora ficam fechadas. A abertura de sua hamburgueria e com Acácio trabalhando lá, com a boa ideia de trazer Nonoge para aquele ótimo happy-hour, são coisas que merece o aplauso. E pressionar o nosso poder público para voltar os olhos para esse nosso cartão postal, que precisa ser melhor aproveitado e oxigenado…

  2. valenciano disse:

    Pelegrine… Se o acarajé de Acácio for tão saboroso quanto o acarajé de Braz lá do Morro de São Paulo ele tem tudo pra ter um grande sucesso…. Viva a Acácio, viva a Braz… Boa sorte…

  3. Edson F. disse:

    Maquininha pra multar é sempre fácil de arrumar.
    Quero ver é a cidade sem buracos!

    O Poder Público não tá com essa moral.

  4. fISCAL disse:

    Estacionar em calçadas,ultrapassar sinal vermelho,estacionar em local proibido,não decorre de buracos na via,e sim de educação no trânsito!!!Tem de multar mesmo,se na consciência não vai,vai pela punição!!!!
    Isso é obrigação do Poder Público!!!

  5. PARA XPTO disse:

    XPTO, PARABÉNS.
    VC PONTUOU MUITO BEM. 1º SOBRE A FORMA DE FAZER POLÍTICA DO PMDB, QUE ABSURDO, E ESTE JÁ FOI UM PARTIDO DE RESPEITO, MAS ESTÁ EM PÉSSIMAS MÃOS, E AINDA TEM MENBROS QUE NÃO SABEM NEM O QUE É POLÍTICA DE VERDADE!!!!

    JUNTOU UM GRUPO QUE QUER APENAS TIRAR A QUALQUER CUSTO A PREFEITA PARA ASSUMIR E LOGO DEPOIS REPASSAR OS NOSSOS RECURSOS PARA OS CREDORES DE CAMPANHA!!!

    E SOBRE A ORLA, TAMBÉM TENHO SAUDADES DAQUELA FASE!!!!

  6. Edson F. disse:

    Fiscal, não se trata de transgredir as leis de trânsito e sim de devolução dos nossos impostos. É obrigação ruas sem buracos. Só multa? Só um lado tem razão?

  7. fISCAL disse:

    Caro amigo,os buracos concordo com vc,devem ser tapados,mas,concorde comigo,a maiorias dos motoristas de valença e do Brasil,mesmo se tivessem vias impecáveis continuarão estacionando em calçadas e fazendo absurdos no trânsito,devem ser coibidos e punidos,pois, se são habilitados ,sabem o que é ou não permitido no trânsito.Infelizmente,ainda é a questão da educação,Com o pagamento do licenciamento e ipva devemos cobrar vias em condições melhores mesmo,vc ta correto,mas aliviar infrações,por desleixo ai não né?!!!!

  8. adendo@gmail.com disse:

    Kd Isnar com as crônicas.Soube que estava acuado no forum do lado de shaolin, os dois desempregados e doidos pro golpe dar certo.Mas parece que este tiro sairá pela culatra.
    Assistamos aos demais capítulos

  9. Edson F. disse:

    Caro Fiscal, já vi até viaturas da PM com lanternas quebradas, vidros com rachaduras e outros defeitos passíveis de serem rebocados em qualquer blitz. O exemplo tem que vir de cima. Repito, não é questão de apoiar a transgressão do CTB. Mas só um lado está tendo razão. A propósito, qual o seu prazer em defender tanto a repressão a motoristas? O sr é agente de trânsito? Caso o seja , Se sente poderoso/superior com um talão de multas/Celular? O mesmo rigor pode ser usado contra o sr. Já vi oficial da PM não ser “aliviado” pela PRF, pelo motivo do federal achar que o exemplo tem que vir de cima justamente por se tratar de um oficial. Imagina praças…

  10. XPTO disse:

    Gostaria de agradecer o elogio, mas o fato de criticar o PMDB não quer dizer que esteja gostando de ou tenha votado em Jucélia. Com orgulho, votei em Martiniano, que, na minha leitura, era a melhor opção no momento. Porém, já que Juju é a prefeita, eu ainda estou aguardando de que ela me convença do contrário. Por exemplo, se a orla hoje tem algum motivo para que volte a frequentá-la, deve-se mais a Hamburgueria do Pelegrini (do que adorei o hambúrguer suíno). Com o tabuleiro de Acácio, melhorou e dá outro motivo.. Contudo, a orla continua mal- cuidada, maltratada, mal-iluminada, com uma fauna de farrapos humanos esquecidos pelo poder público que acaba distanciando as pessoas de lá. Será que nem a prefeita e nem os vereadores, do outra lado da ponte, não consegue ver o abandono que está a nossa orla? Juju, viaje menos e veja mais a nossa cidade. E que o PMDB (re)aprende com o passado a fazer a verdadeira política para Valença.

  11. fISCAL disse:

    Não sou agente não,vc fica utilizando exemplos particulares como geral,apenas primo por um transito mais educado,se vc ta satisfeito com veiculo no passeio,contra mão,estacionar em local proibido,fila dupla,toda essa bagunça,problema é seu que adora isto,se viatura ta irregular cobre do estado para regularizar,não vou é aceitar uma pessoa que se diz habilitada,estacionar em passeio que é área de pedestre,e motorista errado e com vício de jeitinho brasileiro,é rapidinho,todo mundo para aqui,com educação zero tem de ser notificado sim!!!!Se faz sempre o errado,para o tal oficial o exemplo vem de cima mesmo se tava errado tem de ser multado mesmo!!Por gente como vc é que o transito é uma bagunça,achando que todo mundo pode fazer o que quiser com seus veículos,qualquer barbaridade!!!queria saber se vc tivesse limitações fisicas e precisasse passar com uma cadeira em um passeio com veiculo?ja vi muito isso.E seja lá quem for,pm,pc,guarda municipal,agente de transito,tem de notificar mesmo!!!!!

  12. JACÚS DERROTADOS NOVAMENTE!!! disse:

    PELE, AS TESTEMUNHAS SÃO FRACAS, ASSIM COMO FOI A CAMPANHA TODA DO CANDIDATO PREGUIÇA E SEU VICE MAURICINHO!!!!

    TOMA PAQUETÁ NOVAMENTE!!!!

  13. JORGE disse:

    Muito bem lembrado Pelegrini, Graças ao Bom Deus a violencia vem diminuindo por esses tempos e vale parabenizar as ações das polcias Civis e militares e porque não da Guarda Municipal realizando rondas ,fazendo abordagens e correndo atras da marginalidade.Parabéns

  14. Edson F. disse:

    Fiscal , pelo jeito vc não conhece estatísticas. Por ano , o trânsito brasileiro mata mais gente que a guerra do Vietnam. Fez-se o novo CTB com multas pesadas. Se multa resolvesse, nos 15 anos de existência do novo CTB, esse número triste de mortes teria diminuído drasticamente. Não foi o caso. Aumentou e muito o nº de mortos.

    Olha o que vc diz amigo:

    “se vc ta satisfeito com veiculo no passeio,contra mão,estacionar em local proibido,fila dupla,toda essa bagunça,problema é seu que adora isto,”

    Em que momento eu falei em ir contra a lei?

    Olha o que eu disse:

    “não é questão de apoiar a transgressão do CTB. Mas só um lado está tendo razão. ”

    Fiscal, o sr precisa conhecer mais de hermenêutica e estatística.

    Precisa tb conhecer o CTB mais a fundo. Há casos em que se obriga rebocar o veículo, se o agente não o fizer, vai estar cometendo prevaricação. Aqui em Valença tem um depósito / pátio para veículos apreendidos? Se tiver ele tem capacidade para o recolhimento de todos os veículos apreendidos?

    Se se esgotar a capacidade do depósito/ pátio, as autoridades vão ter outro problema. Como não vão ter como recolher mais veículos, vão ter que deixar de aplicar multas.

    Vc só está vendo o lado mais fácil. Vou te mostrar um pouco mais do CTB. Olha o que ele diz sobre a municipalização do trânsito:

    “compete aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer nada menos que vinte e uma atribuições. Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.”
    fonte :http://www.denatran.gov.br/municipios/orgaosmunicipais.asp

    Vc acha que a Prefeitura de Valença está pronta para isso? Vc acha que as receitas geradas por multas seriam aplicadas em educação do trânsito como manda o CTB?
    OU seriam aplicados em outras coisas? (já ouviu falar em indústria da multa? Sabia que tem cidades no Brasil que faz seu ORÇAMENTO com a verba de arrecadação de multas?)

    Pense…

    Pense sr Fiscal, pense…

  15. fISCAL disse:

    Meu amigo,vc é que não entendeu,o trÃnsito mata mesmo, e nas estatísticas, a mairia esta relacionada ao consumo de alcool,ultrapassagem perigosa,riscos que os MOTORISTAS MAL EDUCADOS E QUE NÃO RESPEITAM AS LEIS COMETEM,não testou pedindo para multar de forma irrestrita qualquer coisas,sou pedestre,quera andar nas calçadas livremente,e concorde comigo,o cara que estaciona em cima dela,é o que?pensa em quem?respeita Quem? ELE MESMO!!!!OS DEVIOS DE RECEITAS PELA INDUSTRIA DA MULTA É OUTRA HISTORIA,AGENTE TEM DE FISCALIZAR!!!!NÃO ESTOU DIZENDO QUE PREFEITURA O ESTADO A UNIÃO SEJA LÁ QUEM FOR, ESTA NOS DANDO TUDO CERTINHO ORGANIZADO E PLANEJADO,ESTOU BATENDO NA TECLA DE QUE MOTORISTA MAL EDUCADO DEVE SER SIM PUNIDO.NÃO VAMOS DEIXAR DE COBRAR DE UMA PESSOA QUE ESTACIONA NOS PASSEIOS BAGUNÇA TUDO,PORQUE RECURSOS SÃO DESVIADOS,NÃO TEM PATIO BLA BLA BLA,SE FICARMOS ASSIM,NÃO TEREMOS CONDIÇÕES DE ANDAR NAS CALÇADAS,SO VOANDO.APOSTO QUE COM TUDO SINALIZADO,PATIO,ARRECADAÇÃO SENDO USADA CERTA,OS INFRATORES VÃO CONTINUAR ESTACIONANDO SE NÃO FOREM PUNIDOS MESMOS,E SO SENTEM QUANDO É NO BOLSO,EU NÃO TENHO CARRO E SOU PREJUDICADO QUANDO TENHO DE DESCER DA CALCADA PARA RUA QUANDO UM CARRO ESTA EM CIMA DELA.

  16. XPTO disse:

    Odeio falar de carro e de trânsito e meus pais me ensinaram a não entrar em conversa alheia. Mas, como na época deles não havia internet e este é um espaço democrático, creio que não há mal em dá minha opinião.

    Sr Edson F. vejo que vossa mercê passou pelos bancos da academia de sciencias jurídicas e sociaes, para falar em hermenêutica e citar a CTB em pontos fulcrais como prevaricação do agente de trânsito, a hodierna situação de nossa prefeitura quanto ao recolhimento de veículos e o problema da indústria da multa. Concordo contigo quanto ao câncer que esta “indústria” traz para nossa administração e deve ser extirpada de qualquer jeito. E realço que entendi claramente que vossa mercê não comunga com a ideia da contravenção e do crime no trânsito.

    Mas, permita uma humilde análise de um historiador formado, servido público na área do judiciário. Vamos falar um pouco de hermenêutica. Se eu entendo bem, a sociedade humana se estabelece hoje como regida por normas. E, havendo-as, o Estado tem a obrigação de dar o suporte material e humano para que elas sejam cumpridas. E creio que, numa sociedade humana IDEAL, notícias de que o poder público esteja dotando de seus agentes com materiais modernos a fim de aumentar a eficiência e a eficácia de sua atuação idônea perante a comunidade seja algo alvissareira. Por exemplo, queira Deus que as Escolas Públicas Brasileiras tivessem mestres e doutores ensinando, com salários dignos e dotados dos melhores equipamentos educacionais, como e-board em todas as salas e bibliotecas com as melhores obras do espírito humano. Cito o exemplo da educação para chegar a notícias do uso de smartphones pelos agentes de trânsito, a fim de coibir as infrações. Isso, em tese, é uma notícia que qualquer cidadão deveria ficar alegre.

    Contudo, vossa mercê mostrou uma preocupação (justa) de que, uma vez que não vivemos numa sociedade ideal e os caminhos tortuosos que trilham a humanidade, isso seja utilizado para apenas multar (que, algum entendem como “apenas” extrair dinheiro dos “cidadãos”, sem “nada” como contrapartida). Repito que entendo o problema. Mas, e nesse ponto eu concordo com o fiscal, não é porque haja problemas quanto ao uso das multas de trânsito pelo poder público que não devemos olhar o lado de se punir a outra ponta da questão, que é motorista e o pedestre que infringe as regras de trânsito. E todo cidadão de bem deve lutar para que estas multas se voltem para a comunidade. Eu entendi que não foi essa a sua intenção, mas quando o senhor só questiona fortemente o lado de que o poder público é mais rápido em arrecadar dinheiro do que devolver em obras prontas, parece que acaba escamoteando o mau motorista, o mau motociclista, o mau ciclista e o mau pedestre. Sei que vossa mercê não está sendo lenientes com essas pragas no trânsito, mas, no meu humilde entender, o foco deveria ser feito pela cobrança mais radical do poder público em retornar o dinheiro das multas em melhorais no trânsito. Deve-se multar o motorista que estaciona nos passeios (atrapalhando o pedestre) para que possamos calçar as ruas. Deve-se multar o motociclista que anda na contra-mão para que possamos ter mais placas nas ruas; E se o poder público não faz isso. devemos cobrar diuturnamente nos órgãos responsáveis, uma vez que eles dispõem de recursos materiais e humanos (como o smartphone) para cumprir suas funções e permitam que as normas sejam cumpridas, de modo nossa sociedade possa viver melhor.

    No fundo, creio que vossa mercê, Edson F, e o Fiscal estejam falando a mesma língua, mas por pontos de vista diferentes…

  17. JACÚS DERROTADOS NOVAMENTE!!! disse:

    PELE, PQ A TURMA DE JACÚ NÃO ESTÁ FALANDO SOBRE O PROCESSO??

    CAIRAM NA REAL, ESTÃO CIENTES QUE VÃO LEVAR OUTRO PAU!!!!!!

    AS TESTEMUNHAS SÃO FRACAS, ASSIM COMO FOI A CAMPANHA TODA DO CANDIDATO PREGUIÇA E SEU VICE MAURICINHO!!!!

    TOMA PAQUETÁ NOVAMENTE!!!!

  18. MARCOS GUERRA disse:

    O PREFEITO DE LAJE JA CAIU DO CAVALO, A MULHER SERÁ A PRÓXIMA…SE AS TESTEMUNHAS SÃO FRACAS E O ADVERSÁRIO VAI LEVAR OUTRO PAU, POR QUE ENTÃO A MULHER E O SEU PATRONO FOGEM DA AUDIÊNCIA ASSIM COMO O DEMÔNIO FOGE DA CRUZ APRESENTANDO ATESTADOS SUSPEITOS E INTIMAÇÕES QUE NÃO SÃO SURPREENDENTEMENTE REALIZADAS??? AGUARDEMOS AS CENAS VINDOURAS NÃO É VERDADE PELEGRINI?

  19. JACÚS DERROTADOS NOVAMENTE!!! disse:

    Seu jurídico deveria voltar para a faculdade, e não ficar colocando em questão o trabalhos dos oficiais de justiça!!!!!

    Mas, tb uma turma dessa que só quer mamar, nem se preocupa com o dever de casa…kkkkkkkkkkkkk

    CLARO QUE VCS NÃO SABEM TRABALHAR SE FAZEM PARTE DO GRUPO DO CANDIDATO PREGUIÇA KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  20. Edson F. disse:

    XPTO, muito boa a sua análise. Mas há cidades em que a intenção com as multas é só arrecadar. Isso é motivo de revolta em qualquer motorista de bem, por que há verdadeiras armadilhas montadas por essas prefeituras apenas para gerar receita. Já ouviu falar no golpe do sinal amarelo? Nos radares escondidos? Na porcentagem que as empresas donas dos radares levam por multas? (os radares são terceirizados e a prefeitura paga esse serviço com terceirização) Se as receitas arrecadadas com multas fossem REALMENTE aplicadas em educação para o trânsito e melhorias das condições de trafegabilidade, o Brasil teria trânsito de 1º mundo! Mas não é isso o que acontece. O Fiscal por ex. só quer que o Poder Público multe apenas por multar quem para em cima de uma calçada. Não resolve. O veículo OBRIGATORIAMENTE tem que ser rebocado dali! Tem que liberar o espeço na calçada como Fiscal o reinvindica, o que é muito justo. Mas ele só quer que multe apenas. Multar não vai resolver o caso dele (e o direito dele tb) de ter uma calçada livre. Tudo bem, vc vai lá e multa, mas não reboca. O cara pode ter muuuiiito dinheiro que ele não está nem aí, ele paga a multa e no dia seguinte faz o mesmo. Resolve o problema do Fiscal? Não. Só enche o cofre da prefeitura. Esta mesma, com cofres cheios resolverá o problema do trânsito? Não sei. E só multar por multar, não adianta também, pelo simples fato que o cidadão-contribuinte-eleitor tem o direito de recorrer da multa e até de requerer um efeito suspensivo da mesma. Por isso que eu digo. O mais fácil é multar. Resolver o problema realmente do TRÂNSITO, é outra história.
    Sr Fiscal, cobre do seu vereador a implantação da municipalização do trânsito daqui de Valença. É o caminho justo para o sr o para o motorista e para o Poder Público. Vai gerar empregos para vendedores de aparelhos de fiscalização, reboquistas, gráficas (talão de multas), membros da JARI, guardas municipais, vigia do pátio de veículos apreendidos, entre outros. Abraço!
    XPTO , Tu mandas bem no nosso vernáculo hein?

  21. zezeu disse:

    Multar nao adianta não é edson?se o cara tem muito dinheiro vai pagar o patio e o reboque tambem e fara outra vez,vc grafica para talão para que se tu diz que multa não resolve?guarda muinicipal ? A função deles é de transito ou zelar pelo patrimonio da prefeitura?aparelho de fiscalização para que?alimentar a industria da multas?voce vem com discurso e pede o contrario,o pobre do fiscal so quer o correto.

  22. Gm disse:

    Bota a guarda municipal para multar!!

  23. Edson F. disse:

    Caro zezeu, tá te faltando também um pouco de interpretação. Leia o que eu escrevi:

    “O Fiscal por ex. só quer que o Poder Público multe apenas por multar quem para em cima de uma calçada. Não resolve. O veículo OBRIGATORIAMENTE tem que ser rebocado dali! Tem que liberar o espeço na calçada como Fiscal o reinvindica, o que é muito justo. Mas ele só quer que multe apenas. Multar não vai resolver o caso dele (e o direito dele tb) de ter uma calçada livre. ”

    Multar só por multar não adianta. Tem que liberar a calçada pro Fiscal passar. Pra isso tem que ter REBOQUE da prefeitura e uma série de aparatos por detrás desse processo.Quem tem dinheiro realmente não esquenta a cabeça com multas. Vc já viu a quantidade de bêbados dirigindo nos finais de semana na BA 001 entre Camamu e Valença? Será que ali uma Operação Lei Seca não iria ser muito bem vinda?

    OUtra coisa que vc questiona:

    “guarda muinicipal ? A função deles é de transito ou zelar pelo patrimonio da prefeitura?”

    Se o trânsito for municipalizado, também é atribuição deles zelar pelo trânsito.

    Se vc acha que só multar por multar resolve, a PM pode fazê-lo. só que o dinheiro da multa vai pro cofre do Jaques Wagner. Mais uma pro governo do estado lascar o povo de Valença.

    Ah, e mais uma coisa. Multas, só podem ser aplicadas por SERVIDORES CONCURSADOS ESTATUTÁRIOS. Celetistas e contratados não podem.

  24. XPTO disse:

    Caro Edson F. agradeço o elogio. Os anos na faculdade e as minhas leituras em humanidades lapidaram razoavelmente a fala. Ok. Entendo o seu ponto de vista e a sua divergência em relação ao fiscal (creio que ele não soube se expressar melhor). O que repito é que devemos ter certos cuidados em análises (principalmente quando se usa essa trinca “mágica” do cidadão-contribuinte-eleitor, tão ao gosto de nossa “velha” classe média) para se questionar o poder público. Entendo não basta “multar” por “multar”, o poder público também tem que agir de forma cidadã e e educativa. Agora, mas do que reclamar como “contribuinte” da forma rápida que o Estado arrecada o dinheiro (como o meu pai, de forma muito equivocada e ingênua, por exemplo), devemos é lutar, como humanos cidadãos (conceito que eu considero, pessoalmente, mais importante e global), para que este dinheiro retorne. Até porque, pegando emprestado os conhecimentos em análise de discurso, quando se critica “apenas” a indústria da multa, querendo ou não, podemos cair no risco de defender o infrator – este sim, que precisa ser punido dentro dos rigores da lei. Afinal, ele usará desse exemplo (que não é a regra) para continuar a cometer vários dos erros – como estacionar o carro na calçada e forçar ao pedestre a andar no meio da rua. Sim, que existe a máfia das multas e ela dever combatida diuturnamente, isso eu não tenho dúvidas. Mas que o Estado multe rigorosamente quem cometer as infrações e que este dinheiro volte em benefício ao povo. Creio que este seja um caminho que devemos tomar…

  25. Edson F. disse:

    XPTO, não foi elogio, falei a verdade. Agora olhe o ponto que está pegando
    ” Mas que o Estado multe rigorosamente quem cometer as infrações e que este dinheiro volte em benefício ao povo. Creio que este seja um caminho que devemos tomar…”

    O problema é que 99% por cento não volta. Ou é usado com outra finalidade que não a aplicação em educação para o trânsito. Já faz parte do orçamento de muitas prefeituras e os agentes tem ‘metas’ a bater por dia. Aquele talão, se tem 50 folhas por ex. não pode voltar com menos de 30 preenchidas para a prefeitura. E quando os agentes querem fazer “greve branca”, eles vão ao trabalho e não multam ninguém. O chefe da guarda enlouquece e atende as reividicações deles.

    XPTO, só pra lembrar, olha o que diz o art 320 do CTB:

    Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

    http://www.denatran.gov.br/ctb.htm

    Vc acha que os valores das multas arrecadadas pela PM -como deseja o Fiscal – (que multa aqui em Valença) serão aplicados exclusivamente aqui em Valença? E se tiver uma municipalização do trânsito por aqui, vc acha que os VEREADORES da nossa egrégia Câmera fiscalizarão se as receitas das multas arrecadadas aqui serão aplicadas como manda o art 320 do CTB?

  26. Sargento Honesto disse:

    Não sou aspirina para aliviar ninguém… ou seja, quem andar errado no meu serviço já sabe que vou notificar até a bateria do celular acabar. Pensando bem, vou levar para o serviço um carregador veicular para não correr o risco do celular descarregar e ninguém ficar impune.

  27. Gm disse:

    esse edson f vive no mundo das ideias!!!!!muito banco academico,a realidade é outra!!!!

  28. Edson F. disse:

    Sargento, queria ver se na hora de notificar um carro o dono chegar e se identificar como Oficial da PM-BA se o sr ia agir com esse rigor com ele. Acho pouco provável o sr não aliviar um Major ou um Coronel… nem precisa tanto, um sargento mais antigo ou mesmo um soldado já dá pra safar. Ou o sr não ia fazer o mesmo se fosse passear em Salvador e visse um soldado PM anotando sua placa?

    Seu GM, se banco acadêmico faz mal, na próxima consulta de saúde sua , não vá ao médico, vá ao vendedor de ervas na feira.

  29. Gm disse:

    va dizer que vc senhor das letras,não toma um chazinho?e vc em salvador,para seu carro certinho?la multam mesmo.e nem sei se a arrecadação com as multas,são usadas no transito mesmo ou vai para a industria das multas!!!!! ja aqui quer que vire casa de ma chica!!!!tem fazar isso,aquilo,patio,buraco…..

  30. Gm disse:

    faz mal não,mas bota os pés no chão um pouquinho,tomo um cha com ervas da feira e fica calmo.

  31. Edson F. disse:

    Seu GM olha o que vc diz:

    ” ja aqui quer que vire casa de ma chica!!!!tem fazar isso,aquilo,patio,buraco…..”

    Tem que ser feito o certo. Pra que se espelhar no mau exemplo?

    E odeio chá. Um café Santa Clara sim. Bebo sempre.

  32. Gm disse:

    vc é que não quer que se faça nem o mínimo,que é pelo menos multar,até que todo processo um dia seja feito completo,ai vai ser bem mais eficiente mesmo,mas,por em quanto……multa neles sim!!!!!! Como não tive a oportunidade de sentar em bancos acadêmicos de vez em quando,troco os médicos pela sabedoria popular,mas de vez em quando,adoro café,maaaaaaas,respeito muito a cultura popular!!!!!

  33. Edson F. disse:

    GM, os bancos acadêmicos estão aqui. Tem a UNEB com ensino de 1ª e tem as particulares. Com um pouco de esforço vc pode estudar de graça na UNEB. Basta se preparar. Eu gosto da cultura popular sim, mas odeio chá. Só café mesmo. Na dúvida entre um chá da casca da romã e uma amoxilina pra garganta, com certeza vou na amoxilina. Agora GM ,que ia ser engraçado os arrocheiros sendo multados por causa do som alto nos carros , ia ser sim. Ia ser a principal fonte de arrecadação das multas….

  34. Ricardo Hage disse:

    Fica aqui nosso registro que unindo forças podemos conquistar mais e mais para Valença. Primeiro apontamos a importante determinação do Vereador Adailton em apontar e debater de forma contundente na Câmara a necessidade deste equipamento para melhorar a manutenção das estradas vicinais de nosso município. Segundo com a habilidade da prefeita Jucelia junto ao Senador Walter Pinheiro em buscar uma alternativa imediata do equipamento e o apoio do ex-prefeito Claudio Queiroz pelo importante trabalho na CAR para a liberação e vinda da MOTONIVELADORA para Valença.

    Parabéns a todos evolvidos neste processo, a Zona Rural agradece.

    Ricardo Hage

  35. Sargento Honesto disse:

    Caro Edson, por escala de importância, juiz, prefeito, oficial, sargento, soldado e por ultimo vc, todos serão multados. Essa maquininha é tudo de bom. Pode falar, falar, pedir, pedir, mas caiu nela ja era.
    Alias me mande sua placa ai p adiantar logo o seu lado pq pelo visto vc anda todo errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *