2ª edição dos Diálogos Territoriais é realizada em Valença

imageMãe Barbara, Deputado Rosemberg, Prefeita Jucélia e o Secretário Gabrielli

A 2ª edição dos “Diálogos Territoriais”, realizada nesta quinta-feira (11), no Centro Cultural Olivia Barradas em Valença, trouxe duas novas e boas notícias para o Território do Baixo Sul. A primeira, a implantação em definitivo de Internet em alta velocidade, a chamada Banda Larga, que deverá ser oferecida em Valença em 2013; a segunda boa notícia é a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Valença, que está implícita no Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado com prazo de execução até 2015.

O evento contou com a presença da Prefeita Jucélia Nascimento, que recepcionou a equipe do Governo do Estado, comandada pelo Secretário de Planejamento, José Sergio Gabrielli. Jucélia elogiou a iniciativa do Governo em estabelecer metas, a partir das discursões com a sociedade civil organizada. “Construir políticas públicas é um avanço significativo e está acontecendo no governo Wagner”, disse. Mais adiante, a Prefeita traduziu a vontade de todos que se fizeram presentes. “Todos nós devemos cobrar os compromissos assumidos durante os diálogos, para que não fiquemos somente na retórica”. Jucélia também falou sobre o projeto da ponte Salvador Itaparica. “A construção do empreendimento certamente trará desenvolvimento para a nossa região, em especial com o aumento do fluxo de pessoas e veículos, o que significa que devemos, com urgência, nos planejar”, afirma a prefeita.

Em seu pronunciamento, Secretário de Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, enfatizou o projeto da construção da ponte Salvador Itaparica. 

No primeiro trimestre de 2014 será lançado o edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica. Para tanto, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), elaborou um cronograma de ações para este ano, que inclui a publicação de editais para contratação de estudos de engenharia e de impactos ambientais, sondagem, masterplan urbanístico, bem como um plano de atração de indústrias aliado a uma estratégia de desenvolvimento social.

Para auxiliar na modelagem econômica e financeira, criação de plano de desenvolvimento da região e apoio aos estudos técnicos a serem realizados, o Governo do Estado contratou a McKinsey & Company, uma consultoria internacional com ampla expertise em projetos de desenvolvimento, infraestrutura e financiamento para governos em todo o mundo.

Diálogos Territoriais são espaços para o Governo e a sociedade discutirem a efetividade da gestão pública, as ações de governo, o nível de realização do Plano Plurianual (PPA) e o atendimento das demandas populares.

UNIÃO EM PROL DO BAIXO SUL

Durante a realização da 2ª edição dos “Diálogos Territoriais”, realizado no Centro Cultural Olivia Barradas em Valença, o Prefeito de Igrapiúna e Presidente da Associação dos Municípios da Bahia (Amubs), Leandro Luiz Ramos Santos cobrou soluções para a melhoria da qualidade de vida na microrregião do Baixo Sul. Leo, como é conhecido, requisitou um hospital regional a para ser edificado em Valença; o anel rodoviário também para Valença e a requalificação da BA 001, entre Valença e Camamu. “Quando a gente pede ao governo algo para a região, alguns desdenham e dizem que aqui chove muito e por isso, é uma região rica, mas não são traduzidas em riquezas as chuvas que aqui, felizmente, caem, basta vê o IDH dos municípios para constatar isso”, disse.

O Deputado Estadual Rosemberg Pinto criou-se uma expectativa muito grande em relação ao gás de Manati. Segundo o deputado, as previsões de alguns na expectativa da geração de emprego não se confirmaram.

Em seu pronunciamento, Secretário de Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, enfatizou o projeto da construção da ponte Salvador Itaparica. 

REALIZAÇÕES
Entre as principais ações realizadas pelo Governo do Estado no Território do Baixo Sul,, destaca-se a ampliação da cobertura do número de domicílios ligados à rede de água e esgoto, 67% e 79%, respectivamente. “As intervenções estruturais não se limitaram ao saneamento. Implantamos, recuperamos e demos manutenção em mais de 180 km de rodovias, beneficiando dez dos quinze municípios do Baixo Sul, além de construirmos mais de 2 mil unidades habitacionais”, destaca Gabrielli.

Avanços na área social também foram pontuados. “No ano 2000, 38,3% das famílias do Baixo Sul encontravam-se na condição de extrema pobreza, já em 2010 este número caiu para 17,7%. O número de postos de trabalho também melhoram, saltando de 20 mil para 29 mil no mesmo período”, ressalta o secretário.

Por outro lado, apesar de ser considerado um território privilegiado do ponto de vista ambiental e econômico, os indicadores sociais ainda precisam ser melhorados. “Em onze dos quinze municípios, o total de recursos transferidos diretamente as famílias, tendo como origem os benefícios de prestação continuada, Bolsa Família e aposentadoria rural, ultrapassam o volume de dinheiro que as prefeituras recebem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, conclui.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. cidadao disse:

    Pelé quem deu essa foto foi acessoria da prefeita pois eles estão fazendo igual ao PT tirando foto sem o povo esses caras só vem aqui para prometer kd a reforma da ORLA
    Prefeita seu futuru esta com povo valenciano que te tem o maior respeito.

  2. Manequim de político! disse:

    Se a Prefeita trabalhasse como gosta de tirar fotos com o pessoal do PT, Valença seria outra, agora vamos ver na eleição para Deputado ela realmente vai querer tirar foto com o PT é outra História!. Soube que o Deputado Bruno Reis que bancou muita grana que não foi brincadeira já está desconfiado, como também o Deputado João Leão que prometeu a ela dá o suporte jurídico nos processos que moveram contra ela na Justiça!

  3. Fernando disse:

    tudo invenção politica de um candidato quer se quer patina nas pesquisas e opinião para eleição de governador, que ocorrerar no próximo.
    Melhor bortar as barbas de molho, ou escolhem bem o candidato ou perdem….
    Este ja perdeu o meu voto, so em estar ao lado de Rosemberg, o pior derootado nas eleições municipais aqui no Baixo Sul perdeu em tudo que foi canto, Pau em Valença, Pau em Cairu, Pau em Igrapiúna e Pau mais feio ainda em Camamu, 2x apanhou de Emiliana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *