SEI apresenta projeto de atualização de divisas dos territórios do Baixo Sul
Prefeitos e representantes da microrregião do Baixo Sul da Bahia começaram nesta sexta-feira (22), no auditório da ACE/CDL de Valença, a discutir as atualizações dos limites territoriais de seus respectivos municípios. O propósito da reunião é esclarecer os objetivos e a metodologia de trabalho, cuja etapa seguinte é o levantamento de campo, realizado nos territórios pelos técnicos da SEI e do IBGE. A lei exige que esses limites sejam revisados de cinco em cinco anos, mas não é aplicada. A proposta apresentada cria novos mecanismos e determina as revisões quinquenais.
A Prefeita de Valença, Jucélia Nascimento acha esse momento importante para o debate, haja vista que não estão em jogo disputas eleitorais.
A reunião foi convocada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento (Seplan), e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Após um breve relato, feito por técnicos da SEI sobre diretrizes a serem tomadas, os presentes formaram dois grupos para discutir o trabalho de campo que será iniciado já nesta segunda-feira (25). O Grupo 01, onde estavam Eduardo Gomes, Secretário de Planejamento, Antônio Velloso, Diretor de Agricultura e Cláudia Santos Silva, Diretora do Departamento de Educação Ambiental, representantes de Valença, determinou uma agenda de trabalho. A princípio, ficou Valença e Presidente Tancredo Neves para o início das atividades nas fronteiras.
A delimitação das novas divisas municipais é um trabalho realizado em conjunto pela SEI, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Comissão de Divisão Territorial e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia e sustenta-se no cumprimento da Lei nº 12.507/2011. A última vez que os limites dos municípios baianos foram redefinidos por uma lei geral foi em 1953, quando o Estado tinha apenas 150 municípios. Atualmente são 417. A legislação previa que deveriam ser realizadas revisões territoriais de cinco em cinco anos, mas nenhuma foi realizada até a aprovação da Lei 12.057, de autoria do deputado estadual João Bonfim, em janeiro de 2011. A lei estabeleceu o atual processo de atualização sistemática das divisas intermunicipais, que era reclamada há muito pelos municípios, órgãos do estado e o IBGE.
ASCOM – PREFEITURA DE VALENÇA
A praça sempre foi ponto de encontro de jovens e velhos . É muito triste as famílias não terem um…
Pois é bem assim, exemplos não faltam desse tipo de atitude basta olhar para Brasília.
Parabéns Pelegrini por essa excelente matéria!
Não só ao Prefeito dou meus Parabéns, mas em especial ao Governador Jerônimo Rodrigues por ter aceito a EMENDA do…
[…] dignas de nota triste, como enterrar uma baleia em plena faixa de areia, como ocorreu em Valença, em novembro…