TRISTE RESPOSTA

guaibim lindo A semana passada o meu amigo Zé da Hora nos enviou um e-mail com algo muito interessante e que me deixou muito triste também. A sua boa vontade de tentar ajudar o nosso município no setor de turismo, deixou ele e a nós frustrados pela resposta de uma solicitação feita a uma das revistas mais importantes desse país, a Revista Quatro Rodas. Vejam o teor do e-mail que ele enviou ao senhor Caco de Paula, Diretor de Núcleo da referida revista, no intuito de conseguir, para o hotel de sua família, os selos de visita que eles sempre colocam em estabelecimentos comerciais do segmento de turismo, que são indicados por eles, em seguida vejam a resposta deles ao nosso amigo Zé da Hora:

Prezado Senhor,

Como ocorrido em anos anteriores, solicito a gentileza dos Senhores para nos enviar o Selo de recomendações da Quatro Rodas.

A nossa recepção já tem um quadro onde anualmente é exposto o referido adesivo.

Desde já agradeço pela atenção.

Açaí Hotel e Lazer.

A revista respondeu à solicitação do proprietário do Hotel com um e-mail gelado e preconceituoso. Vejamos:

Boa tarde.

Infelizmente, não podemos mandar o novo selo do Guia Quatro Rodas. A cidade de Valença (BA) não é mais editada em nossos guias, e não há indicações de estabelecimentos nesse município.

Como o espaço dos guias é limitado, não conseguimos incluir todas as cidades do país. Dessa forma, priorizamos os destinos turísticos nacionais, que atraem visitantes de todo o país.

Atenciosamente,

O e-email foi respondido pelo senhor Ian Pellegrini Montes.

É verdade que nossa cidade não tem tido os melhores conceitos ultimamente, para não se justificar de ter sido excluído das distribuições desses citados “selos”, mas nem por isso deveriam nos tratar de forma tão preconceituosa e fria, afinal de contas, no passado já colaboramos muito para que essa revista tivesse textos e ricos artigos para rechear suas páginas. Por isso não aceitamos esse tipo de resposta nos discriminando para dizer que não somos mais editados nos guias da Quatro Rodas.

Isso tudo nos entristece. Imagina o que perdemos com as más administrações que nossa cidade já teve, com a falta de responsabilidade dos governantes? Lembro-me que no passado, o Guaibim lotava só com turistas de Brasília e Goiânia, hoje, esses turistas vão para lugares mais longes porque Valença entrou no rol de cidades mais violentas do Brasil. Nem mesmo nossos vizinhos de santo Antonio de Jesus nos visitam mais.

Enquanto Zé da Hora faz a sua parte, preparando um espaço no seu hotel para dar melhor conforto aos seus clientes, o poder público não ligava sequer para retirar o lixo das praias (coisa que só começou a fazer recentemente, com a nova administração). E com isso, Valença ganha fama de cidade violenta e suja. Aí, nenhuma revista vai querer recomendar.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. fede rico jacó disse:

    Zé da hora, ontem eu tava na vaquejada do guaibim e nenhuma pessoa do novo governo valenciano teve lar para tomar pelo menos um copo dgua,nem os jornalista da prefeita apareceu,o guaibim até hoje nem as podas das arvores foram retirados e nem melhorias nas limpezas de ruas,será que no dia 2 de fevereiro que completa 30 dias de governo e tem a festa de Iemanjá no guaibim,será que vai ter uma boa limpeza ou vai só ficar de reunião e chorando que o tio dela deixou a prefeitura em má situação.

  2. Elias disse:

    Como é triste ler esse artigo, o pior é saber que, o fato de estarmos nessa situação não é por carência de recursos naturais e sim de adminitração pública.

  3. gal disse:

    é jacó, não é só o guaibim, a sujeira sempre foi e continua sendo em quase toda valença!
    morro na Rua Manoel Ribeiro e até hj nao vi um gari hj assim como em outros dias a rua é pura sujeira! Soube até q tem uma maquina por ai varrendo as ruas + por aqi ela nunca passou! A via principal d apraia do guaibim, realmente na primeira semana tava td limpinho, mas agora, continua o mesmo de sempre, tenho casa lá e comprovo as 2 situações com fotos!

  4. gal disse:

    Gostaria tbm aqui de expressar a indignação dos moradores da Rua Manoel Ribeiro-Tento, que ha quase 1 ano estamos sem iluminação pública, ja foi solicitado várias vezes na outra gestão e nada foi feito e com a atual gestão tá o mesmo dilema! Imaginem uma simples lampada…e o pior é q pagamos pelo serviço!!!!!

  5. Alfonso F Kleinmayer Filho disse:

    A baixa estima do valenciano
    Correta é a reclamação do nobre proprietário de estabelecimento dirigido ao turismo, mas analisando pelo conjunto a revista tem toda razão, afinal é uma publicação destinada a prestar informações para quem viaja.
    Valença tem um potencial turístico imenso, que com o passar dos anos foi abandonando, os motivos eu não sei, mas quem é de Valença deve fazer uma reflexão e descobri-los.
    Valença tem pontos e potencial turístico, então vejamos:
    -Gastronomia, poucas cidades desse porte tem uma gastronomia tão variada e de excelente qualidade como Valença, não aproveitado.
    -Orla do Rio Uma, algo diferente e de uma beleza indescritível, local não aproveitado para turismo.
    -História, Valença tem história de grandes feitos e personalidades, potencial desprezado e até desconhecido dos valencianos.
    -Atracadouro, um erro estratégico fantástico, tiraram da cidade o turista que vai ao Morro não aproveitaram nem para leva-lo ao Guaibim.
    -Guaibim, com sua bela praia, hotéis e quiosques bem estruturados sem ocupação efetiva, ficaram no berço esplendido achando que o turista como qualquer consumido é fiel, o que não é verdade.
    -Exploraram o turista e não o turismo, mentalidade ultrapassada, os custos do Morro não são os mesmo de Valença, logo, não equiparem.
    -Faculdade de Turismo mal explorada pelos valencianos, cabe um programa de estágios e apoio dos alunos ao turista.
    -Baixa estima, essa é a que mais me assusta, o valenciano tem o mau costume de criticar e falar mal de sua cidade, além de torcer para que nada que é criado vingue.
    Desculpem-me a intromissão em vossas plagas, mas como esse é um espaço público e eu todo mês fico 10 dias em Valença aqui vai meu desabafo.

  6. DIABINHA disse:

    QUE TAL OS ACESSORES DA PREFEITA CRIAR UM BLOG”O RECLAME AQUI”.AI ELA PODERIA ,LER OS RECLAMES DO POVO.MAS ELA QUE DEVERIA LER E NÃO OS BABA-OVO.PRA ENXERGAR OS DEPOIMENTOS.DÁ UMA CHANCE,ITERNET HOJE VC LEVA PRA QUALQUER LUGAR.

  7. DIABINHA disse:

    INTERNET

  8. Jose da Hora disse:

    Lendo os comentários percebe-se o interesse de cada leitor pelo tema. Desejo que suas ideias, criticas e sugestões funcionem como um alerta a se somar á posição do guia para que algo efetivo se implante no Município para alavancar nosso turismo.
    Gostaria de chamar atenção dos senhores leitores para o que escreve o Sr. Alfonso F. Kleinmayer Filho, comentário feito acima e digno de uma reflexão.

  9. ANONIMO disse:

    Infelizmente tanto a Cidade de Valença quanto os pontos turisticos de Valença estão sim em decadencia, porém, não adianta colocar a culpa apenas na Administração Publica, é claro que Valença há vários anos vem sendo mal administrada, mas os valencianos também tem sua parcela de culpa e os comerciantes (especialmente os que exploram o turismo).
    Os preços cobrados na praia de guaibim são absurdos, sem falar da falta de qualidade dos produtos: hospedagem e alimentação, por exemplo.

    Estive recentemente em Porto Seguro uma refeição para duas pessoas de camarão ao alho e óleo, por exemplo, que custa R$ 85,00 serve tranquilamente a 3 pessoas e o tamanho do camarão é enorme, em Valença o mesmo pedido custaria o mesmo preço, serviria muito mal duas pessoas e o camarão é microscópico.

    É por esses e outros motivos que o guaibim é cada vez menos frequentado, os comerciantes devem cobrar sim das autoridades, mas devem também reverem seus conceitos e melhorarem e muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *