Uma verdadeira Penélope da obra Homérica

Por Professor Márcio Vieira

Fiquei impressionado com a vitória de Jucélia e Joailton, pois tem muita lição de humildade que os concorrentes precisam aprender.

Enquanto ainda é tempo, se tiverem abertos ao exercício dialógico. Faço aqui uma análise desapaixonada na minha observação o que levou o grupo de Jucélia e Joailton a vitória:

Considero a humildade um caminho importante para fazer ser escutado pelo povo, e aprender escutar o povo, isto foi realizado pelo grupo vitorioso;

Democracia não é mesmo que terrorismo, há muita diferença nas duas categorias;

Este grupo saiu de uma caminhada inicial que contava 50 pessoas, e chega na reta final com mais de 15 mil votos e que poderia ser mais se todos os eleitores votassem;

O programa de governo de Jucélia e Joailton foi vitorioso é excelente e circulou por todas as redes sociais e todas as sugestões dadas foram ouvidas e anexadas eu penso que ainda falta algumas questões por exemplo: das feiras livres, mercados da piscicultura, empregabilidade na Bolívia e jambeiro, esgoto e limpeza na região dos mercados consumidores de Valença, a imagem do porto de Valença, um mercado decente para os comerciantes e feirantes e ambulantes, um espaço multicultural da culinária, arte e cultura de nosso povo que pode ser efetuado numa mostra permanente ; mas está muito bem elaborado e 04 anos é pouco para consertar os desmandos de valença que vem de quase meio século de má administração pública;

Jucélia já está na história do povo de Valença ela honra todas as mulheres desta terra ao derrubar os tabus machistas e patriarcais, ela só precisa se consagrar como uma grande prefeita temos que aguardar.

O PT errou ao não buscar alianças uma tática do programa democrático popular do PT definido nos seus últimos congressos e que consagrou o PT em todo Brasil um partido de massas em um poderoso instrumento eleitoral , não aceitar uma aliança com Ricardo ou Juscélia é um erro de quem perdeu.

Juscélia cresceu na campanha sem os poderoso marqueteiros que transformaram seus candidatos em sabão em pó, e falava mais que o candidato, a única peça da campanha dela era sua foto e de joailton e uma cor , a cor da diversidade que todos abraçaram, Juscélia cresceu sim , seus adversário cairam nas pesquisas;

Muitos trabalhadores rurais falaram comigo que não conhecia Juscélia, mas conhecia Joailton, isto significa que sem perceber eles dois que se chamam entre si de família 19,
fizeram algo histórico a aliança da cidade e do campo, Joailton o Campo e Juscélia a cidade em especial a periferia… “O eslavon débil” o elo débil da corrente com dizia Lenin juntar os elos debeis é derrubar a superestrutura.

Um conselho importante ao PT e PMDB ;’quem ataca perde votos!” (Duda Mendonça) entrar no jogo de candinha faz o povo perceber a baixaria e fugir do diálogo, Ricardo e Martiniano crescia quando falava as suas propostas e caia quando ficavam um acusando o outro;

Ramiro foi um fardo pesado, uma gestão personalista, desequilibrada a cara dele, que fala, pensa e manda só um fantasma, que ficou só com seu dinheiro e com seu desprestígio, afastar dele foi um acerto e tanto.

Só foi ele sair da aba de Juscélia e Joailton o povo apareceu e acolheu a campanha dela que cresceu. Muitos não sabem e os adversários escondem Juscélia foi chantageada , teve ofertas de empregos em alta escalão, foi proposto vários acordos para ela desistir , mas ela teve coragem e foi avante, enfrentou o prefeito, o governo estadual e venceu não a eleição de Valença , mas uma oligarquia, um governo estadual poderoso, um prefeito magnata, e adversários que jogaram pesado com ela e Joailton.

É preciso refletir esta conjuntura que está mudando, as alianças erradas, os apoios de traidores de última hora, o jogo agressivo, o salto alto não ganha eleição, ela não venceu com 66 votos mas com mais de 15 mil pois ela na verdade só tinha 01 voto o dela, terminou com uma multiplicação, entrou sem nada, saiu com tudo e com todos, não tinha dinheiro, recebeu doação de ricos e pobres, nada que fosse assustador, não teve deputados, secretários de estados , ministros só o povo, uma aliança de classe, um programa, uma palavra de ordem e xeque mate, uma verdadeira Penélope da obra Homérica, tecia de dia e destecia de noite, uma sábia , uma guerreira, agora a primeira mandatária, sem enganar ninguém, sem estelionato, sem rasteiras.

PARABENS ! Pois ela é hoje a prefeita de todos, dos que a amam e dos que ainda não aprenderam a amar, vamos guardar as armas, e apoiar uma mudança radical nesta cidade, que precisa, começando por um governo transparente, popular, democrático e que renove as estruturas.

Se cabe um pensamento de Lenin “Marchar juntos , golpeamos em separados, e princípios não se negocia ” esta é tônica . A todos PAX ET BONUM!

Você pode gostar...

29 Resultados

  1. Ivan Costa disse:

    Muito Bom o Texto, Não tem o que Acrescentar, Só Tirar um S rs, é Jucélia e Não Juscelia, Bem como Aconteçe lá em Casa, em Brasilia, No Pentágono e Outros Lares, a Mulher quem Manda Agora, e O Futuro em Todo o Mundo Será Esse, Pq As Mulheres Tem a Sensibilidade e Determinação que Nos Falta, Com Certeza Jucélia Irá Fazer um Excelente Governo ao Lado de Joailton, E Valença Sairá dessa Situação Desagradável que Se Encontra, um Forte abraço e Obrigado a Todos os Amigos que Caminharam Juntos conosco!

  2. mario disse:

    Estou impressionado com a sagacidade de RAMIRO, mentor do grande jogo.

  3. Pedro Paulo disse:

    Penépole enganava os bobos, trocotando de dia e desmanchando de noite… Mas tinha uma boa causa, amava Ulisses e esperava o seu retorno… Enquanto Jucélia é uma mulher que sequer sabe dar um ponto de tricot… Pois se soubesse, usaria com sabedoria o dinheiro destinado a sua secretária e aos mais carentes E NÃO PRECISARIA FAZER O PAPELÃO QUE FEZ… Mas até entendo, afinal, o momento é de canonização e todos sonhos como Alice, a viverem no país nas maravilhas! AVE JU!

    Enquanto isso, no pais do Carnaval…O pais de verdade… “Jucélia: Super Secretária da ação social, no governo de Quinha em Tancredo Neves e no de Ramiro atual. Pesa contra ela que, moradores da cidade de Tancredo Neves estão falando que na sua gestão, funcionários ficaram sem receber seus salários, enquanto ela supostamente recebia todo mês, alem de não fazer um bom trabalho social na cidade. Em Valença ela foi acusada de devolver por incompetência 77 mil ao governo, por não saber administrar e implantar o restaurante de um Real no bairro da Bolívia. Beneficiários da bolsa família levavam até cinco meses para receber o beneficio, enquanto que na capital são 30 dias. Ela é apoiada pelo atual Prefeito Ramiro e por um ex – Prefeito derrotado que, segundo dizem as pessoas ele foi expulso de sua cidade por dever, tendo abandonado a Prefeitura.”

    Aguardemos e caminhemos!

  4. maria disse:

    Concordo com Mário, para quem ouvio o programa de Dorgival hoje…
    para quem ainda tinha dúvidas, Ramiro rindo dos acreditaram nas suas mentiras.

  5. Pedro Paulo disse:

    KKKKKK, Ramiro mentiu e ri à tôa e ainda vai rir muito muito mais… E quem tricota não é Penélope, é RAMIRO. Tricota, casa e xulei, sempre… Só os tontos acreditam que ele não tem nada a ver com Jucélia, neh Magno Jouber?

  6. Airon disse:

    Eu também estou dando muitas risadas, mas é por outro motivo.
    Ramiro a 4 anos atrás, prometeu mundos e fundos a Valença, e através de mentiras ele conseguiu se eleger com mais de 17 mil votos, 7 mil votos de frente pro 2° colocado. O motivo de dar risadas é que da mesma forma que acreditaram em tudo que ele falava a 4 anos, ainda continuam acreditando.
    O fato é que basta ficar sabendo que o “tio” vai dar uma entrevista na Radio, que todo mundo levanta as orelhas, parecendo cachorro assustado, para ouvir oq ele tem a falar, e o pior de tudo, dão credito a ele!
    Ramiro Campelo, o maior cara de pau que a politica de Valença já teve, mesmo com sua idade, ainda permanece a atitude de moleque, ainda consegue envenenar alguns que se deixam acreditar nele.
    Maaas, me ocorreu também outro ponto, que esses que acreditam no “tio”, que acreditam no que ele falou, que esta por trás de Jucelia, no fundo sabem que é mentira, mas a dor de perder a eleição para uma campanha humilde, com as cifras bem abaixo das do PMDB, uma campanha que contava apenas com o o bom senso do povo, essa dor de ver que dessa vez dinheiro não foi mais forte do que a vontade e honestidade, deve ser agoniante!! então, para aliviar, é melhor acreditar nas mentiras do “tio”, simplesmente desconversar sobre o ocorrido e ficar torcendo contra a gestão de Jucélia, quando na verdade deveria torcer a favor, pois todos que moram em Valença e amam a cidade, deveria torcer pela sua melhora e seu avanço independente de quem esteja na prefeitura.

  7. Márcio Vieira disse:

    Obrigado Ivan Costa pela correção, o texto não foi revisado, fiz viajando. Na obra Homérica não tem bobo, bobo é uma invenção medieval, o que havia era muito pretendente ao trono, que aguardava a sua hora de ser rei de Ítaca, julgar uma mulher que foi ungida pelo povo,de que não sabe nada isto é uma profunda inveja ! Uma leviandade, como afirma Karl
    Rahner :”A agressividade é sinônimo de frustração”, acusar a Prefeita disto e daquilo sem prova deve ser para encobrir os mesmos escândalos e horrores que falam dos seus preteridos isto é cegueira e configura uma profunda alienação. Os grupos políticos desprezaram apoios que podem ter configurado a consagração dos vitoriosos.

  8. Dores disse:

    Pedro Paulo tô virando sua fã. Cara parece que só nós conseguimos enxergar certas coisas, depois eu ainda sou chamada de “intelectual” rs. Mas na moral eu não estou estupefata como os “engandos’ valencianos, porque Ramiro me disse que ia colocar Jucelia para disputar e ela ganharia a eleições, no inicio eu pensei que era brincadeira, mas depois percebi que era verdade.
    As declarações que ele deu hoje na rádio para mim não foi surpresa, e o povo se “enganou” porque quis. Eu acho é pouco, todo castigo pra não pensa é pouco! Agora na boa, eu torço para que seja só uma brincadeira dele, e que Jucelia tenha falado a verdade durante a campanha, porque fazer uma população de palhaça é muito cruel, é muito desreipeitoso, chega a ser até criminoso. Mas Valença merece. São só mais quatro anos, quem sabe depois disso a população não aprenda, é sempre bom ter esperanças.

  9. Clériston Soares disse:

    ” Valença nunca vencida” , ” Valença terra de paz” ,” Hei de sempre te amar”.

    Esses fraguimentos do hino de valença retratam com precisão a campanha vitoriosa de Jucélia e Joailton, eles não se venderm não se deixaram vencer pelas mentiras e calúnias, não se abateram por não ter poderio econômico,além de terem feito uma campanha de paz que acabaram ajudando a manter o slogan “terra de paz” em Valença, além de percebermos no ar um clima de esperança . Valença hei de sempre te amar.

  10. Léo (Ilhéus) disse:

    Enquanto isso na Sala da Justiça… Mas uma travessura do “Tio Curinga”:

    Mulher gato atende á porta por favor.
    – Meu Deuuuuuus…….. A que devemos a honra.
    – Ola para todos!
    – Tio Coringa, você aqui na sala da justiça.
    – Tudo bem Mulher-gato.
    – Sim, bem melhor agora que ganhei, entre. Robin vai passar o café.
    – Obrigado. Queria falar com o super-man, ele está por ai ?
    – Então, Tio Coringa, ele foi em uma missão, foi procurar o Paketá. Mas em que podemos te ajudar ?
    – Sabe os 5 protetores, aqueles quem eu escolhi a dedo para dar os anéis da minha vó, que eram reliquia de familia, então, o veado, retardado, do indio, o mais novo, perdeu o anel dele.
    – Isso é meio sugestivo, perdi meu anel também, aliás tá frouxo.
    – Isso não é brincadeira Flash.
    – Desculpa mulher-gato.
    – E agora Tio Coringa ?
    – Então, agora eu não consigo aparecer, fica todo mundo histérico lá berrando, água, fogo, ar, terra, e falta o coração do 15.
    – Mas não pode ser, sei lá, rins, pulmão, dedão do pé, mindinho, qualquer coisa parecida tem que ser o coração ?
    – Pior viu, tem que ser o coração, por isso está esse aquecimento global, esses tempo louco, porque eu não consigo me transformar, ai eu fico com esse cabelo verde ridiculo andando pela rua, e as pessoas achando que eu sou um punk, cabelereiro, sei lá, porque não consigo me transformar.
    – Fogo isso, mas o que você que que a gente faça ?
    – Me ajude achar. Vocês podem voar, ai usariam a visão biônica do homem biônico e achariam para mim, esse anel.
    – Homem biônico não mora mais Tio Coringa, esse aquecimento, esses papo de planeta sustentável, fez com que ele se muda-se para Marte, ele é meio solitário não gosta de muita gente, foi morar lá.
    – E agora, tenho ate 31 de Dezembro de 2012, senão vai haver uma catástrofe em Valença.

    Peleh, essa foi só para descontrair o ambiente… Os nervos do pessoal aí em cima estão a flôr da pele!

    OBS: Qualquer semelhança com os personagens, é mera coincidência.

  11. Léo (Ilhéus) disse:

    – Pronto. Quem fala ?
    – Aqui é a mulher gato, da liga, quem ta falando é o São Longuinho ?
    – Sim é ele mesmo.
    – São longuinho, preciso de um favor, ajuda a gente achar o anel do Tio Coringa que eu te dou 3 pulinho.
    – Você está de brincadeira. 3 pulinho, em pleno mundo capitalista. Pensa numa oferta melhor depois me liga. Tchau.

  12. Magno Jouber disse:

    Pedro Paulo, o grande perdedor desta eleição foi Ramiro. Agora, após a vitória de Jucélia ele quer os bônus. Estava na cara que ele não iria deixar barato.
    Vou deixar o tempo mostrar quem tem razão, se o povo, que você insiste em dizer que é BURRO, ou essa elite falida de Valença.

  13. Observador disse:

    Até agora fico observando que ficam tentando passar a ideia que a campanha de Jucélia, foi humilde, já enganou os eleitores e ainda continuam com o mesmo discurso. Consideremos o seguinte:
    1 – Só Hilton Couceiros investiu mais de R$ 300.000,00;
    2 – Há boatos de um suposto saque na CEF de R$ 400.000,00;
    3 – As doações espontâneas de partidários, fora as que não foram declaradas;
    4 – Partidários de Jucélia estavam trocando cedulas de valores altos por valores menores, isso ocorreu no sabado passado no comercio de Valença, um desses lugares foi no supermercado Rio Branco, será que era para comprar votos?
    5 – Ramiro declarou na rádio clube a ajuda financeira do começo ao fim, obviamente que é para ser devolvido que Jucélia assumi a prefeitura, será que um desses valores foi os R$ 400.000,00 sacado na cef?;

    Será que foi realmente uma campanha humilde?, ou foi uma campanha de aparência para enganar aqueles que acreditaram em choro de quem foi abandonada pelo Tio Ramiro?

    O questionamento é: Ramiro declarou apoio financeiro para a campanha de Jucelia do começo ao fim.

    O que quero saber é o seguinte: Ninguém irá fazer uma representação no MP contra Ramiro para saber o montante doado, e para saber se consta na prestação de contas de Jucélia?

    Será que a propria justiça está cega, ou Valença não tem homem para tomar uma posição?

  14. Pedro Paulo disse:

    E o um milhão em sabugo de milho que o caçulinha legítimo, primo de Carminha no quesito “auto-sequestro” que retirou da Caixa Econônica de Pandora na segunda-feira antes da eleição? Foi pra que? Como retirar e justificar um milhão em cash? Foi pra mais uma doação do cristo, como já tinha feito no passado? Eita sabugo caro!

    Ramiro ri, pois tanto o PT, quando o PMDB cairam nas suas engresilhas… Não quiseram se unir… Agora chorem… Quando que se avisou, dividindo, Ramiro ganha e ganhou bonito… De requenguela desacreditada, a primeiríssimo lugar e ainda pousando de cama
    panha com recursos pífios… Ou seja, coisa de profissional, que Ramiro o é sem dúvida… O restante, todos amadores e com muito feijão pra comer!

    É hilário ver os comentários que a campnha da pupila se Ramiro foi pobre, hilário, mas como aqui eu só entro pra desopilar o fígado, vale tudo!

  15. Pedro Paulo /Jouber disse:

    O povo não é burro e eu nunca declarei isso, o povo é miserável e com 30 ou 50 reais, resolve pequenos problemas imediatos e em virtude da consciência política inexistente frente a fome e falta de dignidade humana foi mais uma vez emgabelado. Antes pelo cabresto carlista e agora, pelo o cabresto social – estratégia eleitoreira criada pela Ditadura Social do PT para perpetuar a miséria.

    Não acho o povo burro, nunca achei e jamais declarei isso. Aprende a ler. Aprende a ler, pois isso é o mínimo que se espera de alguém que se diz jornalista.

  16. Magno Jouber disse:

    Não quero e não preciso de palco para me promover. Se o Pedro Paulo quiser saber o meu currículo, vá ao Google e coloca lá “Magno Jouber”.

    Trabalhei no jornal A TARDE em 2009 e quem quiser ter a prova acesse:
    http://atarde.uol.com.br/noticias/1083017

    OBS: Veja o autor da matéria

  17. Pedro Paulo disse:

    Apenas leia meu comentário, LEIA e aponte onde chamei o povo de burro! Seu problema é sério, disvirtua completamente o que dizem. Se caso seja realmente jornalista, isso chega ser “desvio de conduta”.

    Não preciso de palco, muito menos de circo pra fazer palhaçadas ou auto-promoção.

  18. Pedro Paulo p/ Jouber disse:

    O grande ganhador dessa eleição foi sem dúvida – RAMIRO CAMPELLO… Não só ganhou pq a sua discípula e pupila ganhou, como ganhou emplacando uma estratégia que é doutor – manipular seus adversários e inundar a cidade às vésperas da elição de dinheiro. Mais uma vez Jouber vc se perde nas suas declarações toscoas.

    Respeito quem pensa diferente e sempre defenderei o direito de expressão, mas não me venham com comentários sem pé nem cabeça como essa dai de Jober… Leia:]

    “… O grande perdedor desta eleição foi Ramiro. Agora, após a vitória de Jucélia ele quer os bônus. Estava na cara que ele não iria deixar barato…”

    Chamem o tradutor… Eu não sei onde esse jornalista quer chegar…

  19. Pedro Paulo p/ Jouber disse:

    Já lhe falei em outra oportunidade e não me lembro exatamente em que post… Vc enaltecia a campanha pobre de Jucélia e dizia que Ramiro não está por trás dessa referida campanha… A campanha de Jucélia foi milionária, principalmente na reta final, como sempre acontece em tudas as campanhas ramirescas… E lembro-me de ter lhe dito – Ramiro não está por trás da campanha dela, está à frente, bem a frente, pois ele enxerga longe toda e qualquer vantagem ilícita que pode ser tirada de qualquer situação, seja ela na esfera pública ou privada.

  20. Magno Jouber disse:

    Pedro Paulo, vá tomar PAQUETÁ. Me larga home…kkkkk

  21. Magno Jouber disse:

    Todo mundo já se conformou, só vc esTá com essa cachaça enjoada. Se assunte… Toma uma dose de PAQUETÁ

  22. Tartaruga disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Magno Jouber disse:

    Oh PP (Para os íntimos PEDRO PAULO),. PROCURE UM JEGUE VIÚVO
    Tenho amigos do sexo masculino, feminino, gays, mas detesto GRUDE,. ( A LINGUAGEM É PARA ENTENDIMENTO DE GENTE COMO VC)
    E N T E N D E U??????

  24. Dr. Carlos disse:

    Já vi que perdedor é criativo mesmo… Deixa de besteira e quem perde tem que se conformar, a vitória de Jucélia foi a mais lindada cidade, ela não esta preocupada com quem não a conhece e tece comentários ridículos como este. Vá tomar paquetá!!

  25. Pedro Paulo disse:

    Jouber, entendo pq não continuou no JORNAL A TARDE… Jornalista que se recusa a discutir e debater com nível, que não sabe usar as palavras minimamente com competência e que responde a quem lhe contradiz com linguagem xula e tosca, no JORNAL A TARDE não fica.

    Não dependo de dinheiro de Valença, muito menos dinheiro dos Valencianos PARA SOBREVIVER e NUNCA LHE DEI INTIMIDADE PARA ME CHAMAR DE PP, aliás nunca lhe dei intimidade alguma. A sua tentativa de me humilhar insinuando que faço sexo com animais ou que sou um gay promíscuo, só denota a pessoa desqualificada que é… Nunca grudei em você, apenas utilizei os meios que possuo, de forma elegante e civilizada – as palavras – para debater seus comentários, inclusive pq vc se diz jornalista e jornalistas se utilizam de palavras para defenderem seus pontos de vista…

    Pedi que apontasse em que momento do meu comentário chamei o povo de burro e não o fez. Pedi que lesse meu texto e não o fez e agora, percebo que além de não saber ler, também não sabe escrever…

    E agora? Agora é seu atestado de incompetência declarado e com firma reconhecida. E quanto ao PAQUETA, já disse e volto a afirmar – gosto do genérico PAKITETA TARATATÁ, receitado pela minha amiga, porprietária da farmácia LOURDINHA CAPETA.

    Saudações Genuinéscas, que agora, nem mais no Planalto pode ficar… Ele no Ministério da Defesa, é um atentado a DEFESA DOS COFRES PÚBLICOS e a ESTABILIDADE DO PAÍS!

    No mais o grito de guerra da militância petista – ZÉ DIRCEU, GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO!

    Jouber, aprenda a escrever, vislumbro um futuro quando você souber fazê-lo.

  26. Pedro Paulo disse:

    Dr. Carlos, a vitória não foi de Jucélia, a vitória foi de Ramiro e é notória e o povo valenciano o conhece sim, conhece e ama sua forma “sempre costumaz” de fazer política. O estilo Ramiro de ganhar é um velho conhecido do povo de Valença. No entanto, desejo na nova prefeita que faça uma boa administração, pois todos sabem COMO O TIO DEIXARÁ A PREFEITURA.

  27. Pedro Paulo disse:

    Airon, a campanha de Jucélia foi pobrinha, foi? Sabia não… Moço, vc ainda acredita em papai noel?

  28. Rafa disse:

    O que o vocês aqui precisam entender é o seguinte: O POVO DE VALENÇA QUIS JUCÉLIA!!!! Com Ramiro ou sem Ramiro! Ela é a prefeita eleita pela vontade do povo!!! Falem o que quiserem, mas isso não vai mudar! Declarem suas indignações e ofensas…nada vai mudar!!! Conformem-se e busquem contribuir para que ela faça o melhor governo!

  29. Pedro Paulo disse:

    Observador, o que eu soube que esses dados, digo, contribuições foram sub-faturados. Ou seja, foi muito mais dinheiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *