DESDE O INÍCIO DA GREVE, MARTINIANO SE POSICIONOU. E OS OUTROS???

image

A CUT-BAHIA, então presidida pelo valenciano Martiniano Costa, desde o início da greve, se manifestou a favor dos professores e publicou, além desse informativo, vários manifestos de apoio aos professores estaduais e pedidos ao Governo de cumprimento do acordo. Foram vários panfletos e postagens no site da CUT. É só entrar e conferir: www.cutbahia.org.br

Aqui em Valença, parece que alguns adversários políticos de Martiniano estão querendo "jogar" a greve no ombro do sindicalista e candidato a prefeito de Valença. A revolta de alguns professores por causa da greve parece não estar atingindo o petista Martiniano pela sua postura em relação a greve, mesmo num momento crucial de sua vida política, em que ele, sendo um dos candidatos da base aliada em Valença, precisava do apoio do governo para as eleições municipais.

Resultado: Martiniano tornou público e notório sua posição e da CUT sobre a greve em panfletos e em veículos de comunicação em que foi entrevistado sobre o assunto. Mesmo assim, pelos bons números nas pesquisas e a pouca rejeição, despontou como o titular da única candidatura do governo em Valença. O próprio Cézar Lisboa, Secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, que veio a Valença na convenção do PT, disse em alto em bom som que Martiniano é o candidato que representa o governo em Valença e que o conselho político decidiu pela candidatura dele por apresentar maior viabilidade de vencer as eleições, desmentindo o prefeito Ramiro, que disse que sua candidata teria também apoio do governador.

A APLB Sindicato é filiada a CTB – Central dos Trabalhadores Brasileiros (ligada ao PCdoB) e no mundo sindical, uma central não pode interferir numa greve de outra sindical. Ou seja, a CUT não pode negociar essa greve com o Estado. Essa é uma linguagem de respeito entre as duas centrais: a CUT e a CTB.

A CUT, que sempre foi digirida por membros do PT, mesmo não tendo poder de negociação em relação a greve dos professores e mesmo não tendo relação com a direção do sindicato, colocou o bloco na rua e engrossou as fileiras das manifestações em Salvador, vem participando das assembleias e se posicionoui firmemente a favor da luta pelos 22%.

Martiniano, que estava saindo da CUT, quando a greve começou, poderia ficar calado e não se manifestar. Poderia dar uma de "João sem braço" e fingir que nada estava acontencendo. Podia dizer no popular "Necomigonão". Seria conveniente para o bem da sua candidatura. Poderia fazer como fazem os outros candidatos, que ficam caladinhos diante da greve, mas Martiniano colocou sua opinião em público, sem medo. Sem dúvida, é uma postura de se admirar. É amigo do governador, mas não concorda com ele em tudo. Amigos, amigos, greves a parte!

Vemos que o PT não é só Wagner. Aliás, o PT é bem maior que Wagner. O PT tem muito o que dizer sobre a melhoria inegável do país nos últimos anos.

Como já sabemos qual a posição de Martiniano, vamos entao aproveitar o ensejo e perguntar: Ricardo Moura e Jucélia, qual a posição de vocês sobre a greve? Acho que quem quer ser prefeito ou prefeita deve se manifestar sobre tudo e nunca ficar em cima do muro.

Você pode gostar...

26 Resultados

  1. Professor do estado disse:

    Se pronunciou uma banana.

    DEIXEM DE DEMAGOGIA, ESSE É TUDO FARINHA DO MESMO SACO.
    COMEÇOU A @#$%$#@ DA POLÍTICA.

  2. MAIA disse:

    Vamos à grande festa de Valença, vamos à convenção do PT!!!!!! Quem vai banca toda esta fará do PT e MARTINIAMO do seu boco este dinheiro ou da CUT diretório do PT Pelegrini do sorvete seu maior caba eleitoral algum esta convenção não será barata não e galera do PT diga que das coligações em ????????????????? Mais um PT ??????
    Quem estas bancadas todas estas festa que e do boco do candidato a prefeito Martiniano e dinheiro do boco dele que esta gastando de fogos combustivos e outra despesa etc. ou a CUT ??? A esposa do mesmo esta na frente da DIREC ????????

  3. Carla disse:

    Esta é a piada do ano! Quer dizer que pode-se servir a Deus e ao Diabo ao mesmo tempo? A DIREC pelo que eu sei, pois sou professora, tem se utilizado de uma postura antidemocrática para forças os professores a voltar para sala de aula, demonstrando um claro caso de assédio moral. Martiniano se posicionou de maneira muito tímida por sinal, para poder depois dizer que apoiava aos professores, mas sua preocupação principal era ter o apóio do governo, para ser candidato. Amanhã é o dia do registro da candidatura, é mais fácil dar uma de santo agora. Se duvidar sua esposa vai até largar a DIREC para mostrar apóio aos professores grevistas.

  4. Leitor disse:

    Porque não postou o resto comentário???????

    Quero ver ele se manifestar agora.

  5. KEILA disse:

    MARTINIANO É RETADO E NÃO COME REGUE! ISSO É QUE É FIRMEZA! SE CLICAREM NA IMAGEM, VERÃO QUE FOI PUBLICADO NO MÊS DE ABRIL.

  6. pelegrini disse:

    Leitor e se não for verdade o que você está falando? Aí eu vou ter que pagar pelo crime que você comete? Não tem graça. Mande seu nome e e-mail que eu posto tudo.

  7. Dedo duro disse:

    Se pode servir a Deus e o diabo claro que pode, prova disso foi a aliança do PMDB com o DEM mônio. Viu que pode! tem candidato elitizado que vende até a alma ao diabo para ganhar eleição e uma aliança com o DEM ônio não é nada.

  8. Lucas disse:

    Por que ele não participa de nenhuma reunião da aplb??? por que ele não vai a nenhuma manifestação??? Um informativo estadual não pode ser tomado como base para o posicionamento de um candidato em um município…se ele estivesse a favor dos professores participaria das manifestações…

  9. Anônimo disse:

    Se duvidar sua esposa vai até largar a DIREC para mostrar apóio aos professores grevistas.este e um piada ele lagar a DIREC pagou para ver ela lagar as mordomia que e mais de 600 cargos para eleger seu marido o candidato a prefeito Martiniano Costa que ira banca a campanha dele isso e caso de Ministério Púbico Estadual e TRE casar sou candidatura usando a maquina da DIREC.NÃO E ?????????

  10. Toni Conceição disse:

    Pelegrini, conta outra piada.

  11. Augustus Maximos disse:

    Só para relembrar: A CTB foi formada por sindicatos que ligados à CUT eram dirigidos por líderes ligados ao PC do B, MAS, o não cumprimento de acordos e divergências, PT e PC do B “romperam” e os discidentes formaram a CTB, e só para ressaltar a CTB baiana é uma das mais fortes, quiçá,a mais forte do Brasil com sindicatos históricos.

  12. PROFESSOR ESTADUAL disse:

    p/ AUGUSTUS MAXIMUS

    VOCÊ PODE NOS INFORMAR SE NÃO HÁ POLÍTICA POR TRÁS DESTA GREVE? NÓS EXIGIMOS QUE OS ACORDOS SEJAM CUMPRIDOS E QUEREMOS AUMENTO MAIOR QUE O DEFENDIDO, MAS O PC do B, COMO VOCÊ DISSE, ROMPEU COM O PT, LOGO FAZ UMA GREVE CONTRA O PT, USANDO MILHARES DE PROFESSORES COMO ESCUDO.
    SE O PC do B NÃO COMANDA A APLB, SE O PC do B NÃO FOI CONTRA O PT E SE ESSA GREVE NÃO TEM FORTE CUNHO POLÍTICO PARTIDÁRIO, ENTÃO REBATA ESTA CRÍTICA COM CLAREZA E EDUCAÇÃO, POR FAVOR.
    NÃO ESQUEÇA DE FALAR DOS AMIGOS ALICE E NELSON, ABRAÇO.

  13. kkkkkk - PIADA DO ANO disse:

    KKKK, MAS QUE PIADA.
    QUANTO ASSÉDIO MORAL POR PARTE DA DIREC E NENHUM COMENTÁRIO DO SENHOR MARTINIANO.

    PT TÔ FORA, PT NUNCA MAIS…

  14. Carla disse:

    Toda greve tem seu cunho político, política se faz o tempo todo, só um ignorante não sabe disso. Agora dizer que os professores da Bahia toda pararam para fazer manobra política é uma babaquice sem tamanho. Se o povo parou é porque sente na pele a desvalorização por parte do governo. Argumentos falhos para pessoas ignorantes. Se fosse no passado, tenho certeza que a tal “ética” entre os sindicatos ficaria de lado, e o HIPÓCRITA estaria se aproveitando para aparecer. E o cara ainda se diz educador.

  15. José Mané disse:

    Esse tal de Maia é analfabeto ou semi alfabetizado? não dar pra enterder o que ele escreveu.

  16. José Mané disse:

    O Lucas você leu a matéria?, ou não sabe interpretar o que ler.

  17. Tairone disse:

    KKKKKKK, me faz rir e muito!!! Então pq a DIREC fica perseguindo os professores para que voltem as aulas? Martiniano como um bom lider sindical e que faz parte da categoria dos professores, deveria engrossar as fileiras grevistas para forçar seu governador Jaques Wodcka a cumprir o acordo. Eu tenho é medo desse pseudo sindicalista assumir a prefeitura, coitado dos professores, agentes de saúde e da guarda…vão sofrer!!!

  18. Claudia da Silva disse:

    ta querendo conquistar o voto dos professores!?

  19. BOA disse:

    Política
    A lição que veio do 2 de Julho
    Publicada: 04/07/2012 00:47| Atualizada: 04/07/2012 00:44

    Paulo Roberto Sampaio-Diretor de Redação

    Até seus mais duros críticos e os mais insensíveis cidadãos dessa terra estão hoje convencidos de que o governador Jaques Wagner, que começou vilão nessa greve dos professores, parece convincente quando demonstra não ter como atender às reivindicações da categoria. A lição de democracia que deu neste 2 de Julho, oferecendo a cara a tapa ante a revolta dos magistrados, em greve há 85 dias, foi uma mostra disso.

    Ou será que alguém de sã consciência, independente de lado ou matiz política, haveria de imaginar que em pleno ano eleitoral, com as eleições municipais batendo às portas, um governador de Estado seria suficientemente estúpido de não conceder um aumento reivindicado por uma categoria tão forte e enraizada em todos os 417 municípios do Estado apenas por capricho? Preferiria ser imolado em praça pública a tirar a caneta do bolso e até em cima da perna autorizar o tão ansiado e justo aumento? Você, leitor, que tire as suas conclusões.

    Ao resistir aos intensos protestos que os professores estão a lhe impor, justo ele, nascido no berço do sindicalismo, está o governador Jaques Wagner dando uma demonstração pública de que faz política por ideal e não apenas por interesses menores e apego desvairado ao poder.

    Pode estar até arriscando a eleição de importantes aliados, quiçá seu futuro político, mas o faz, nitidamente, consciente de suas responsabilidades como governador de todos os baianos.

    Fosse ele inconsequente e, ao primeiro rapapé dos professores, sucumbiria abrigado no manto da falsa bondade, decretando o reajuste, mesmo sem previsão no orçamento, sem caixa para respaldá-lo. Apenas para agradar a uma classe, dar uma de bom-moço, mesmo sabendo que estaria a comprometer e a penalizar as finanças do Estado.

    Não só na Bahia, mas em todo o Brasil, grassa a compreensão de que maiores deveriam ser os recursos e investimentos na educação e, por consequência, melhores os vencimentos a serem pagos aos nobres professores. O próprio governador Jaques Wagner admite publicamente isso e nós reiteramos daqui, só que o Estado tem limites a cumprir, uma Lei de Responsabilidade Fiscal a vigiar a aplicação do dinheiro público.

    Os professores tiveram seu dia de vingança nesta segunda-feira. Encheram os pulmões e vaiaram enquanto puderam o governador no desfile do 2 de Julho. Exerceram um dos soberanos princípios da democracia. Não foram surrados como no passado nem calados pelas Savacks da vida, sepultadas com seu criador.

    Devem ter voltado para casa de alma lavada e o governador convencido de que precisa se cercar de bons negociadores, de quem saiba sentar à mesa e mesmo sem poder atender às reivindicações de uma categoria, tratá-la com respeito.

    Hoje, poucos duvidam da realidade do Estado e de que nele existem leis, um orçamento e um gestor, eleito pelo povo e para cuidar dos destinos desse povo, de quase 10 milhões de baianos e não apenas de uma categoria de ilustres servidores e que não são os únicos a reivindicar e merecer melhores salários.

    Que o bom-senso prevaleça, sem vencedores nem vencidos nessa refrega, até porque o brado dos professores foi ouvido por toda a sociedade, – e a Tribuna faz questão de endossá-lo – e, em atenção aos nossos jovens, há quase há 3 meses sem aulas, que tomem de volta o caminho das escolas.

    Publicada: 04/07/2012 00:47| Atualizada: 04/07/2012 00:44

  20. Augustus Maximos disse:

    PARA OS AMIGOS ALICE E NELSON:
    Explicando: O rompimento se deu a nível sindical, ou seja, só os sindicatos ligados ao PC do B e PSB, que insatisfeitos com o não cumprimento de acordos e divisão de espaços por parte dos sindicatos petistas,o peleguismo de líderes e a forma chapa branca de atuação em alguns estados resolveu criar sua própria central, mas, a relação político-institucional do PC do B e PSB com governos de petistas e da base se manteve, como hoje tem se mantido, vide, a união entre PT-PC do B pela disputa em Salvador.Só que a CTB diferentemente da CUT faz o enfrentamento. A CUT hoje mais parece orgão do governo do que defensor dos trabalhadores.
    Já a questão de Salvador, pode se dizer, que tem influência com a greve sim. Perceba que após o fechamento do PT e do PC do B a greve começou a perder o gás,e aos poucos os professores estão voltando, só que agora são os alunos que não querem voltar.
    E hoje entro da APLB existe a OPOSIÇÃO CUTISTA, que são os professores petistas que querem retomar a APLB e grande parte deles está insatisfeita com greve, está no movimento por que se não serão esmagados pela maioria.

  21. Toni Conceição disse:

    Da mesma maneira que numa articulação ditatorial impôs seu nome como candidato único numa reunião que seria para definir as estratégias a serem tomadas.

    Período de eleições, quem mais aparecer para seu o Pai da Matéria, o Inventor da Roda, etc.

    Logo, logo, acaba as eleições, 3 meses passam rápido e o turista retorno pra capitá. kkkkkk

  22. Toni Conceição disse:

    Retorna prá Capitá.

  23. Lucas disse:

    “José Mané”…eu não sei ler…me explica o que Martiniano fez a favor dos professores!!!! Fez greve igual as meninas do Bataclam????Só dorme na sala???kkkkkkkkkkkk

  24. Lucas disse:

    Uma graça esse Zé Mané…ao invés de argumentar tentar baixar o nível!!!!!! Muito politizado vc meu querido!!!!kkkkkkkkkkkk

  25. SÓ VERDADE disse:

    A VERDADE É A SEGUINTE, SE O DITADORWAG…. CUMPRISSE O ACORDO ASSINADO E NAO TIRASSE O DIREITO ADQUIRIDO NAO TERIA GREVE!!!!

    ISSO É FATO REAL

    PT NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *