PROCURA-SE UM VICE

procura-se Ontem, uma pessoa achava que fazia gozação com minha cara quando perguntou: “Pelegrini, quem será o vice de seu candidato?”, depois, riem de se acabar. Dizem que só existia um único bom vice em Valença e já arremataram. Legal, né?

O pré-candidato a prefeito de Salvador, ACM Neto, escolheu a semana passada (quinta-feira) a sua candidata a vice-prefeita, a professora e militante dos movimentos sociais, a senhora Célia sacramento (PV). ACM Neto e os seus correligionários tiveram o maior cuidado quando escolheram a sua vice, fez questão de escolher uma pessoa que agregue valores à campanha do democrata. Célia sacramento, além de professora universitária, também é reconhecida pela atuação forte na militância pelos direitos dos negros e das mulheres. Ela ainda é reconhecida nos movimentos sociais como uma das fundadoras do Instituto Cultural Steve Biko, entidade reconhecida pelo trabalho voltado à afirmação da população negra, através da educação formal e política.

Isto aí em cima é apenas uma abreviação de um texto do Jornal Correio, se a gente procurar e futucar encontram-se mais coisas sobre essa senhora. Imagine o cuidado que se tem para escolher um vice-candidato a prefeito! Tem que ser assim mesmo, tem que analisar de perto, checar a vida política da pessoa, os trabalhos sociais, a qualidade de quem almeja um cargo de grande responsabilidade. Um vice pode não ser nada quando chega ao seu cargo, mas o seu nome é importante na construção da candidatura do prefeito, ele é cogitado como o nome para substituir ao prefeito num próximo pleito (vide exemplo em Cairu).

Mas há quem acredite que um vice tem que ser um filho de uma autoridade, de um doutor, de um juiz, de um ricaço. Porque assim, o candidato a prefeito irá se sentir protegido no caso de lapsos da política. Pior que se levantar indagações sobre quem será vice de fulano ou sicrano, é querer desmerecer pessoas, porque se acham que já estão próximos do céu ou, com o melhor vice da história da política valenciana e não sobrou mais nada pra ninguém. Será que é difícil encontrar uma Célia Sacramento nessa cidade? Será que nome de pessoas humildes não servirá para ser um vice, ou até mesmo um cabeça de chapa? Quanta arrogância desses homens bobos! Pensam que só os lindos, blindados, riquinhos, doutores e socialites são capacitados para assumirem tal cargo, se esquecem de que, quem os coloca lá são os catadores de lixo, os funcionários públicos, os estivadores, os pescadores, etc.. Taí, acho que vou sugerir ao meu candidato que coloque um gari para ser o seu vice, será que vão rir? É possível, pois o melhor de todos já foi escolhido.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Uneb-estudante disse:

    Belíssimo texto!
    Parabéns!!!
    Poucas palavras servem para explicitar o meu descontentamento: Ricardo tem um péssimo vice.
    Tantos nomes bons… Fogem dessa politicagem barata e podre. Ricos e sem nenhuma popularidade e assim como o texto descreve com perfeição deveriam estar longe da política local. Quem é esse moço, vice de Ricardo?
    Perdeu o grande vice Humberto-Beto. Podia ser Zé da Hora, ou qualquer outro jovem, como Dr. Duda de Reinaldinho da caçamba…

  2. Fábio Silva disse:

    Partidos políticos no Brasil são apenas feudos, mercadorias, instrumentos do nosso frágil sistema político a serviço das elites, sejam elas econômicas, culturais ou ou sindicais.
    Servem apenas para alimentar a nossa ilusão em escolhermos “nossos representantes”. Como podemos renovar ou mesmo sentir-se representados se existe toda uma estrutura por trás para manter o status quo, disfarçada sob o nome de convenção partidária?

  3. Dilse Braga disse:

    Talvez vcs desconhecam completamente o nome Sinezinho Cabral, mas ignorancia é falar sem conhecer. Sinezinho é um homen íntegro, honesto, advogado, ex presidente do Bahia de Valença, onde foi reconhecido como possivel nome publico, por sua luta pelo esporte no municipio.
    Ignorancia deste reportezinho que acha ba’cana é eleger Claudio Queiroz, como prefeito de nossa terra.
    Conheco os Cabral e sei que sao honesta nao merecem este tipo de reportagem barata e vulgar.

  4. Eleitor disse:

    Vcs estão todos desesperados, o chegar aqui e dizer que Duda seria um bom nome, me faça uma garapa! Ricardo foi muito feliz na escolha de seu vice, um jovem com vontade de mudar essa realidade podre que vive em valença! RICARDO E SINESINHO JUNTOS POR UMA VALENÇA MELHOR!
    Para os derrotados, procure o caboclo de ramiro para chorar, inclusive vc blogueiro!!!

  5. Márcio Vieira disse:

    Caro Pelegrine,
    Não saia reproduzindo os grandes erros da imprensa baiana nesta semana.Todo mundo cometeu o mesmo erro parece carbono, ACM Neto deu um tiro no pé, Célia Sacramento ficou numa situação difícil com esta NOTA NA ÍNTEGRA: NOTA PÚBLICA

    Salvador, 13 de Junho de 2012

    Diante noticias veiculadas no dia 13/06/2012, em um expressivo número de blogs e websites, informando que o Partido Verde indicará a senhora Célia Sacramento como candidata a vice-prefeita na chapa do candidato do Partido Democrata (DEM), constatamos um grave erro na notícia que considera a referida senhora como fundadora e até mesmo presidente do Instituto Cultural Steve Biko.

    Cientes dessas informações inverídicas, declaramos que a senhora Célia Sacramento não é membro fundador e não faz parte do quadro diretivo do Instituto Cultural Steve Biko. Essa nota tem por objetivo dirimir qualquer dúvida que, porventura seja motivada por documentos ou declarações que informem a participação da senhora Célia Sacramento como membro da direção ou como fundadora dessa instituição. Além disso, a referida senhora está desautorizada a falar em nome do Instituto Cultural Steve Biko ou utilizar o nome dessa organização em materiais publicitários de qualquer natureza, em especial para fins político-partidários.

    Ademais, surpreende-nos e nos causa perplexidade, a tentativa de vinculação do legado de 20 anos de promoção de ações afirmativas do Instituto Cultural Steve Biko a projetos político-partidários que se posicionam contra os avanços sociais da população negra, a exemplo das cotas raciais nas universidades públicas.

    O atual posicionamento político da senhora Célia Sacramento não encontra respaldo nos princípios éticos, filosóficos e políticos que norteiam nossas ações e fizeram do Instituto Cultural Steve Biko uma referência nacional e internacional na promoção do antirracismo e dos direitos humanos.

    Consideramos que o respeito a esse legado nos torna, permanentemente, vigilantes às possíveis vinculações de nossa imagem institucional a indivíduos ou organizações que não espelham os valores, objetivos e a missão do Instituto Cultural Steve Biko.
    Atenciosamente,

    Jucy Silva
    Diretora Executiva do Instituto Cultural Steve Biko

    Para Finalizar o DEM ou PFL ou PDS ou ARENA é tudo a mesma coisa, lutou contra a aprovação das COTAS,Comunidades Quilombolas e todas as lutas do povo Negro, e justo com esta gente que esta mulher vai se juntar!Traiu o povo NEGRO! TRAIU SUA CAUSA!o Discurso de ACM NETO é uma furada! Cuidado Valença tem nomes bons, não precisa destes encostos!

  6. LUCA disse:

    E eu fui centro avante do CANTARERA. Dispois eu fui levado pelo VINCENTE MATHEUS pro CORINGÃO. Tô desempregado desde que VEREDA TROPICAL cabô…faiz tempo… Tentei uma pontinha na novela das oito mas o TUFÃO pegou o meu lugar. Agora, acho que tiro o pé da lama… Sô o mais preparado pra vice da cidade de Valença. Posso ser vice da Barbie, do Garoto Guloso ou do Turista… Quem duvidar pode perguntar pro Mário Gomes.

  7. pelegrini disse:

    Márcio, no meu texto eu falei que tinha feito um resumo da matéria do Correio. todas as informações passadas foram resumidas da matéria do Correio.

    Abraço,

    Pelegrini

  8. Ricardo Vidal disse:

    Caro Sr. Pelegrini

    Infelizmente, aqui na nossa cidade, vejo muitas pessoas fazendo política com o fígado, e esquecendo da complexidade e da sutiliza da Política. Gostei muito do seu texto. É uma análise sobre a escolha de um vice-prefeito que brilha como uma estrela de lucidez. Pena que, lendo os comentários, vi que algumas pessoas não abstraíram a disputa atual. Seja quem for o candidato a prefeito, também é bom ver quem é o vice. Pessoalmente, procure me informar e reler treze vezes o currículo e as propostas para escolher bem em quem votar. Inch’Allah que as pessoas releiam mais treze vezes o seu texto para que possam entender que o que realmente é a política.

  9. Osvaldo Martins disse:

    Concordo com o primeiro comentário. Estava na convenção e todos sabem que ele não foi aceito. Inclusive, Beto quem foi eleito.
    Quem é Ricardo, desde o início, não apoia uma composição desse nível. Um verdadeiro choque de ideologias!
    O patriarca dos Cabral já chegou a dizer que “não admitiria jamais uma composição com Ricardo”. Inclusive, Ricardo Moura sempre foi para essa família e para a burguesia da cidade um desclassificado.
    Pq agora não é mais?
    Hoje ninguém sabe se Ricardo Moura é oposição mesmo…
    Vice sem nenhuma expressão política.
    Infeliz adesão.

  10. Dilse Braga disse:

    Parabés Ricardo pela feliz escolha. A união entre o DEM e o PMDB veio para somar, por que a cidade do jeito que esta nao da mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *