MARTINIANO AVANÇA NO DEBATE SOBRE VALENÇA
ART JOVEM
“Juventude e Participação Política” foi o tema do Programa Art Jovem, realizado pelo Governo do Estado e IDES – Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul na manhã da última quarta-feira, no Centro de Cultura de Valença. Cerca de 250 jovens participaram e ouviram a experiência de Tácio Lima, liderança engajada da “Força Jovem contra o Crack”, que participou do Parlamento Jovem Brasileiro sendo deputado federal por cinco dias em Brasília. O Presidente da CUT-Bahia, Martiniano Costa, também participou do quadro “Papo Cabeça” e falou sobre a importância do jovem não somente votar numa eleição, mas ampliar a conscientização sobre cidadania e envolver-se como agente político de transformação da sociedade.
Martiniano contou o início de sua trajetória política no Movimento Estudantil na EMARC, quando estudante e seu empenho como professor para ajudar na formação da consciência política de seus alunos. “Eu tenho orgulho de ter incentivado meus alunos a utilizar o potencial de representatividade que tinham nas mãos”, enfatizou.
FORMATURA DA EMARC
No sábado, Martiniano foi patrono da formatura da última turma da EMARC de Valença e se emocionou ao lembrar que fez parte como aluno na primeira turma da EMARC de Uruçuca. “Esse convite me deixou extremamente emocionado. O sentimento de ser emarquiano, só quem é emarquiano pra saber”, disse o ex-aluno e professor da EMARC, Martiniano Costa.
ENCONTRO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
No domingo pela manhã, o pré-candidato a prefeito pelo PT seguiu para o Grupo de Ação Comunitária, onde aconteceu mais um encontro de elaboração de propostas para Valença. Depois dos encontros com a Juventude, Negros e Negras, Mulheres, Imprensa, dessa vez Martiniano ouviu as Pessoas com Deficiência, num debate promovido pela CUT em parceria com a ADAV (Associação de Deficiente e Amigos de Valença).
O encontro contou com uma boa representatividade de pessoas com Paralisia Cerebral, Autismo, Deficiência Física, Intelectual, Auditiva, Visual e Mental. Estiveram presentes também o CONPED – Conselho Municipal das pessoas com Deficiência, a equipe da Pestalozzi de Valença, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Valença, DIREC-05, representando a rede estadual de Educação.
“Queremos igualdade de direitos” – Maria Gonçala dos Santos – presidente da Associação de Pessoas com Deficiência e Amigos de Valença (ADAV).
“Eu ando pela Bahia e é a primeira vez que vejo um candidato chamar as pessoas com deficiência para ouvir o que elas tem a dizer. E elas tem muito a dizer. O interessante é que Martiniano se propõe a colocar tudo isso que estamos dizendo num papel para registrar e todo mundo vai poder cobrar depois” – Josiel Bonfim Barreto – presidente do Conselho de Assistência Social (CNAS) da Associação de Deficientes Visuais de Santo Antônio de Jesus (ASDEV).
O debate qualificado das propostas sob a perspectiva de quem vive a realidade da exclusão e das dificuldades diariamente registrou os principais anseios para as pessoas com necessidades especiais de Valença.
“O objetivo de todos os encontros tem sido debater com os segmentos da sociedade valenciana. Estamos ouvindo quem vive os problemas para tirar um conjunto de propostas para nossa cidade crescer com um olhar atendo a todos os cidadãos e cidadãs que nela vivem”. Martiniano – Pré-candidato a Prefeito de Valença. (PT EM MOVIMENTO)
Muita boa a iniciativa da abertura de debates sobre Valença e temas de interesse comum, diria até que brilhante, não obstante um aspecto que acredito importante: A participação das Universidades neste debate, pois todos sabemos e quem não sabia fica agora informado, todas as movimentações sociais, políticas, empreendedoras e muitas outras, são margeadas pelos centros de pesquisas acadêmicas. Não é concebível termos em Valença Factiva, UNEB, FACE, FAZAG, IFBA e a participação destas é descartada, ou simplesmente ignirada. As cabeças pensantes do mundo passaram por Faculdades e Universidades. As cabeças revolucionárias do Brasil passaram pela vida estudantil de maneira brilhante. Quantos revolucionários nacionais não sairam das Universidades e Faculdades Brasileiras? Brizola, Fernando Henrique, Dilma, e tantos outros, os cancionistas populares eram universitários, não vou relacionar, mas quantos não passaram e fizeram história… Devemos pensar no bem comum sempre.A falta da universidade me remete a uma lembrança do fim dos movimentos estudantis, provocado e obrigado pela ditadura militar. Chega a hora da força universitária voltar a ter oportunidade e participação. Como fomos escurraçados, esperamos agora o convite das autoridades.
TUDO ISSO REALIZADO PELO GOVERNO DE JACQUES WAGAREZA QUERENDO POR O DEDO DELE AQUI ! AQUI EM VALENÇA NÓS VAMOS DERROTÁ-LO TAMBEM PRÁ ELE APRENDER QUEM É QUE MANDA AQUI,JÁ QUE, POR AQUI ELE NUNCA FEZ NADA NOTORIAMENTE.
TUDO ISSO COM O DEDO DO GOVERNADOR JACQUES WAGAREZA MAS AQUI EM VALENÇA NÓS VAMOS DERROTÁ-LO PRÁ ELE SABER QUEM É QUE MANDA AQUI,JÁ QUE ELE(WAGAREZA) NUNCA FEZ NEM TROUXE NADA DE BOM PRÁ CÁ.”ESTAMOS DE OLHO”.
MARTINIANO É O CARA!
AGRADEÇO A DEUS POR EXISTIR MARTINIANO. ELE ME DEIXA TER ESPERANÇA DE QUE ESSA CIDADE TEM JEITO.
O PLANO DE GOVERNO DE MARTINIANO COM CERTEZA VAI SER O MELHOR, MAIS BEM ELABORADO PORQUE TEM SE PREOCUPADO EM OUVIR E REGISTRAR TUDO.ACREDITO NESSA FORMA DE FAZER POLÍTICA TEMOS QUE TIRAR O CHAPÉU PRA ISSO.
MAIS RECENTE PESQUISA ELEITORAL DE VALENÇA VAZOU:
RICARDO MOURA 29%
MARTINIANO 20%
JUCÉLIA 17%
CLAUDIO 15%
ZÉ DA HORA 1%
Realmente pode embolar, as pesquisas verdadeiras mostra que a soma de todos os candidatos não chega ao percentual de RICARDO! AGORA EH 15!!!!!