SEPULCROS CAIADOS

Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo

Neste momento da História, da qual sou testemunha e protagonista, contrario o conselho do meu amigo Galvão, sábio companheiro para quem o verdadeiro escritor é aquele que vence a tentação de se imiscuir no trivial da política, como objeto de seu texto. Também segundo meu querido amigo, eu ainda não fiz a escolha pela grande Literatura, o registro universal da aventura humana de pensar, de sentir, de refletir e de transcender essa aventura.

Ele tem razão. Talvez torça pela segunda opção como forma de me poupar dos embates da política local, pelo que têm de primitivo, rasteiro, emblemático e sórdido. Mas não resisto à provocação com tanta fartura de situações absurdas a minha volta. Aí minha veia política vai pegar emprestado à Literatura as metáforas que se me apresentam no ar da cidade com a proximidade das eleições municipais. É inevitável, por exemplo, a analogia entre eleições em Valença e Dia de Finados.

O pobre cemitério sujo, coberto de mato e limo é a nossa cidade. Túmulos depredados, vasos quebrados, sem flores… Ruas da amargura, vias inviáveis, homens e mulheres que só existem no ano de eleições. Visitar o alto do Campinho nos outros dias do ano é uma tristeza só. É como caminhar por nossa cidade; do centro à periferia, são os mesmos problemas de cada dia que se repetem sem solução. Mas no dia de Finados… Aí é dia de tudo pintado, cheirando à flor e à vela. Sepulcros areados com sapólio, caminhos sem mato, muita gente e muita vida… Por fora, as cores das convenções e aparências. Por dentro…

Assim como no dia de Finados, os meses que antecedem as eleições para prefeito e vereadores são cheios de eventos festivos tão estranhos ao comum dos dias, tão caiados pela tinta fresca da bem declarada hipocrisia, que já não escondem os sepulcros cheios dos mais imundos despojos do dia-a-dia.

Invariavelmente, o palco da sucessão municipal tem sido uma representação, às vezes bem ensaiada – já se pregou tanto essa peça – outras vezes, um pastelão encenado por velhos e novos canastrões. Um esquema repetido à exaustão, tão previsível quanto as músicas da Banda Calypso, tão carregado na capa de tinta, quanto os velhos sobrados da nova Praça da República e o Teatro Municipal, monumentos símbolos dos sepulcros caiados de Valença.

Depois de tanto ver se repetir esse “esquema”, decididamente já é hora de o eleitor valenciano ter direito a opções menos viciadas. Isso seguramente passa pelo filtro da Lei, que deve se encarregar de banir a impunidade daqueles que foram apanhados pela Justiça Eleitoral ou pela Justiça comum, em crimes de aliciamento do voto pelo poder econômico, ou no de improbidade administrativa, quando no exercício de mandato público.

A festa da Democracia das próximas eleições municipais não passa por candidaturas de infratores da Lei, que permanecem festejando a impunidade à custa do mesmo poder econômico usado e abusado com escárnio às agruras do povo de Valença. Esse estelionato à prática democrática também está representado por aqueles que se promovem à custa de propaganda excessiva paga com o suado recurso público.

Um reboco e algumas demãos de cal, por mais caprichados que sejam, não conseguem esconder os túmulos podres desse esquema em Valença, sem dúvida, o maior responsável pela perpetuação das péssimas condições sócio-econômicas, culturais, ambientais e morais desta terra. E, como diz um outro velho amigo: “Valença não merece mais esse castigo!”

Diante da condição de viver e enfrentar o cotidiano desse absurdo, numa terra em que pouca gente se arrisca a emitir opinião que não seja favorável ao “quartel-general” para não se comprometer ou desagradar os chefes do “esquema”, eu sei que talvez valesse mesmo mais a pena dedicar-me à Literatura. Mas enquanto esta não me arrebata inapelavelmente, não consigo passar indiferente aos túmulos pintados de cal fresca e branquinha sobre a podridão que há dentro deles.

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. MASSA! disse:

    ESSE TEXTO FOI ESCRITO NA ÉPOCA EM QUE CLÁUDIO QUEIROZ ERA O PREFEITO DE VALENÇA. OLHA COMO SÃO PARECIDOS OS DOIS: TIO E SOBRINHO IMAGEM E SEMELHANÇA EM TUDO! NÃO PODERIA SER DIFERENTE JÁ QUE CLAUDIO FOI ENFIADO NA POLÍTICA POR RAMIRO.

  2. Predro Bô disse:

    A UNEB ainda tá funcionando no predio alugado?

    Perguntar não ofende.

    Predro Bô

  3. Demagogia Pura!!!! disse:

    Essa Profesora Rosângela sempre esteve ao lado daqueles que ao passar os anos foram os sangue sugas do poder a ideologia desta senhora é o poder pelo poder a qualquer custo, vejamos a sua “História” e podemos perceber o quanto é volúvel ideologicamente e a sua bandeira política são as benécias pessoais e financeiras proporcionados por “grupinhos” que outrora era do DEM, em outro momento o PMDB e agora o PT, em troca de cargos para sí mesmo, para sua filha, como também um aluguel para o funcionamento da UNEB e que por isso as obras do novo prédio lá no Novo Horizonte estão paralizadas por muito tempo. Ter coragem é vender os sonhos de um povo a um governo mediocre que distroi o povo e não cumpre acordos para melhorar uma classe trabalhadora tão importante para o desenvolvimento de um País, vejamos a situação dos professores do Estado da Bahia que estão em greve.

  4. O PT EM MOVIMENTO!!!!! disse:

    LUANA CADÊ VC?, EU QUERO QUE VC FAÇA UM TEXTO MARAVILHOSO DO PT EM MOVIMENTO PARA ESCLARECER AOS PROFESORES A IMCOMPETÊNCIA DO GOVERNO DO PT E A FALTA DE APÓIO DA CUT NA GREVE COMO TAMBÉM INABILIDADE DO GOVERNO EM RESOLVER AS CONDIÇÕES CAOTICA QUE ENCONTRA A EDUCAÇÃO DO ESTADO. A SUA FORMAÇÃO DE MARKETING PELA FAZAG CONSIDERADA UMA DAS PIORES FACULDADES DO BRASIL TALVES INVIABILIZE A CRIAÇÃO DE UMA MATÉRIA QUE POSSA REFLETIR OS SENTIMENTOS REAIS DE UM PARTIDO QUE DEIXOU DE REPRESENTAR A CLASSE TRABALHADORA EM TROCA DE UM PROJETO DE BARGANHA DE UM GRUPINHO NO QUAL VC FAZ PARTE DELE.

  5. O PT EM MOVIMENTO!!!!! disse:

    A CUT SUMIU, MARTINIANO MORREU!!!!!!!!!

  6. ESSE TEXTO E A SUA PURA REALIDADE disse:

    É PROFESSORA ROSANGELA! ESSE TEXTO REFLETE A SUA TRAGETÓRIA COMO CIDADÃ, EDUCADORA, EMPRESARIA E HOJE FUCIONÁRIA PÚBLICA COMISSIONADA A SERVIÇO DE UM PARTIDO POLÍTICO QUE ESTRAPOLA OS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE, NÃO DEIXANDO QUE POSSA SENTIR, PENSAR, AGIR, TRANCENDER A REALIDADE EM QUE VIVEMOS.
    ESSE TEXTO É A SUA PURA REALIDADE.

  7. Uma Outra Professora disse:

    Não a CUT não sumiu não e Martiniano está bem vivo. Ele está fazendo política onde o universo escolar é formado por professores sem concurso público, que entraram no estado pela janela, com contrato via REDA, conseguindo pela sua digníssima esposa. Lá ele é o maioral e lá ele vai. Tira foto, seus aliados escrevem textos e mandam para os blogs e ele pousa de maravilhoso.

    Se ele fosse oposição, estaria do lado dos professores. Por isso eu digo, o melhor lugar para o PT está é na oposição. Ninguém faz oposição como eles. E se depender de mim, eles serão eternamente oposição, pois votar no PT, nunca mais.

  8. Dinha disse:

    Todos desinformados a professora Rosângela além de funcionária pública ela é também coordenadora de uma escola particular aí em Valença. O que hj ela tem, ela conquistou honestamente com o seu trabalho! Ela é uma mulher digna, muitos possuem inveja da sua intelectualidade, de sua criatividade, de seu talento, sabemos que todos tem defeitos, ela foi péssima administradora, mas por outro lado é uma autêntica cidadã valenciana e minha irmã evangélica. Criou seus vários filhos e tem uma história de vida belíssima, ao invés de falarem mal dela, falem mal de vocês mesmos que não tem a mesma capacidade que ela. Rosângela, você sempre foi e será a mulher que em Valença fez e faz a diferença! Nós mulheres nos orgulhamos de tê-la como uma valenciana guerreira e realista!

  9. Um outro professor disse:

    Quanta politicagem! Ao invés de defenderem as razões sociais e apoiarem a colega professora, vocês atiram pedras! Que coisa feia! Devem estar agora mortos de vergonha! Profª Rosângela é um ícone e uma baluarte da educação valenciana. Ela dá um sincero testemunho e exemplo de vida sim como falaram anteriormente! O que acontece é o triunfo da inveja, do ciúme e da curiosidade da vida alheia. As pessoas só jogam pedras em árvores em que dão bons frutos! Reflitam e deixem-se conduzir pela razão e a realidade que está sendo apresentada! hipocrisia faz mal para saúde, se libertem!

  10. Um professor disse:

    Concordo plenamente. Professora Rosângela é uma grande educadora.

  11. Anônimo disse:

    E kd Martiniano? Está ao lado dos professores?

  12. UM TERCEIRO PROFESSOR disse:

    O QUE AS PESSOAS ACHAM DE SER UMA GRANDE EDUCADORA? É VENDER A SUA ALMA PARA UM GOVERNO QUE NÃO SE PREOCUPA COM A CLASSE TRABALHADORA? NA MINHA OPINIÃO SER UMA EDUCADORA DE VERDADE É ESTABELECER POSIÇÕES QUERENTES SEM SER TENDENCIOSA COM UM GRUPO POLÍTICO PARA GARANTIR O SEU EMPREGO, É SER LEAL COM A CLASSE TRABALHADORA NA QUAL ELA PERTENCE, É REALIZAR PROJETOS PARA GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, É TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO PARA NÃO CONTINUAR O MARASMO QUE AÍ ESTÁ. A EDUCAÇÃO NO NOSSO PAÍS ESTÁ SE ACABANDO

  13. PARA DESCONTRAIR disse:

    O DESESPERO DA PROFESSORA !!!!!!

    A professora pergunta a um aluno:
    – Wandercleison, diga aí um verbo.
    – Bicicreta.
    – Não é bicicreta… É bicicleta! E bicicleta não é verbo.
    Depois, perguntou ao segundo aluno:
    – Helvispresli, diga aí um verbo.
    – Prástico.
    – Não é prástico… É plástico! E plástico não é verbo.
    A professora, desesperada, perguntou ao terceiro aluno.
    – Janedílson, diga aí um verbo.
    – Hospedar.
    – Muito bem! Hospedar realmente é um verbo!
    Agora diga-me uma frase com o verbo que escolheu.
    – Hospedar da bicicreta são de prástico!…
    Alguém duvida que estamos caminhando para isso?

  14. Um quarto professor disse:

    Quanta bobagem! O terceiro professor deixou-se levar pelo egoísmo, pela prepotência e pelo individualismo. Caro colega o Senhor é Deus? Para julgar quem está certo ou errado está parecendo! Quem não tiver pecado atire a primeira pedra! Cada pessoa tome conta de sua vida e deixe a vida alheia fora desse universo demagogo! Quer sugestões? Vá tratar um peixe, lavar uma roupa de ganho, vá se capacitar para que os alunos estejam mais satisfeitos em vossas aulas. Quem faz a educação do país caminhar são os professores que executam o trabalho com responsabilidade e compromisso e a vítima deste artigo tenho certeza que não deixará se contaminar pelo veneno que estão lançando! Ela tem o exemplo de vários alunos e alunas que já passaram pela vida dela e que hoje são empresários, médicos, advogados, cidadãos de bem, professores, etc. Se um dia o enterro dela passar estará om centenas de pessoas lamentando a perda de uma pessoa especial, diferentemente de quando chegar o seu que devem dizer: Quem foi? O que fez? O que era? Não basta palavras bonitas e sim ações! Gestos concretos que mostrem que a pessoa tem potencial. Quem era secretária de turismo que revitalizou a cultura de Valença? Quem era a professora que restaurou o patrimônio histórico (Teatro, Igrejas da Matriz e do Amparo,Filarmônica,..)? Tenho certeza que não foi você e sim a eternamente PROFª Rosângela Góes de Queiróz Figueiredo.

  15. Um Quinto Professor disse:

    Admiro muito a Professora Rosângela, pessoa de grande valor, mas o terceiro professor tem todo direito de externar sua opinião. Aliás, acho que esses tipos de comentários desse texto não levam a lugar algum, só machucam e ferem.

  16. Jau disse:

    Professora Rosângela não possui nenhum cargo comissionado. É melhor se informar para falar. Ela é professora da rede estadual e não exerce cargo.

  17. NICE disse:

    RAMIRO E CLÁUDIO SÃO IGUAIS É ISSO QUE O TEXTO MOSTRA EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO TODOS DOIS USAM A MESMA ESTRATÉGIA DE MAQUIAR A CIDADE. COM CLAUDIO NÃO DEU CERTO COM RAMIRO TAMBÉM NÃO DARÁ COM FÉ EM DEUS!

  18. Sérgio Dantas disse:

    quanta patifaria! o texto da professora não fala mal de ninguém é apenas uma reflexão muito boa do que vem acontecendo na política de valença desde sempre! vcs tão muito incomodados com Martiniano porque ele está bem fazendo seu trabalho sem agredir ninguem. sabe porque? querem manter a mesmice e deixar valença como um verdadeiro cemitério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *