PMs e governos

Por Janio de Freitas

Não há o que negociar com invasores armados de uma casa legislativa, que tem de ser inviolável à força militar

Uma parte ainda indefinida da Polícia Militar carioca/fluminense trabalha a proposta de uma greve da corporação durante o Carnaval. Não há indicação da receptividade ou recusa à proposta em setores da tropa. Mas o assunto é objeto de considerações no governo estadual, apesar da convicção de que nenhum movimento impróprio prosperaria na PM e na polícia civil.

É certo, porém, que a insatisfação com os vencimentos é bastante difundida na PM. E, dada a necessidade de contingente cada vez maior, para efetivar a pacificação de favelas e áreas difíceis, além de outras ações, o orçamento de pessoal das polícias também é um problema difícil e crescente para o governo estadual.

A propósito, o governo da Bahia não poderia, sob pena de agravar a fraqueza de sua autoridade, propor qualquer índice de aumento de vencimentos para os invasores da Assembleia Legislativa e os autores de violências criminosas contra a população indefesa. Confirmação da inferioridade em que o governo se põe, a recusa aos ofertados 6,5% de aumento foi mais uma humilhação imposta pelos amotinados aos governantes.

Não há o que negociar com invasores armados de uma casa legislativa, peça que no regime democrático tem de ser inviolável à força militar ou militarizada.

As imagens de PMs com a cabeça encoberta e arma a ameaçar, como bandidos, motoristas e passageiros de ônibus; os assassinatos às dezenas, praticados por esses que enfim se mostram com as caraterísticas de criminosos, e tanto mais, complementam a obviedade de que ao governo do Estado não cabe curvar-se a nenhum tipo de bandidagem. Não importa qual seja a sua procedência.

Depois do alheamento diante do que parte da PM lhe preparava e à população, a atitude elevada de que o governo da Bahia dispõe é, apenas, a de enfrentar a realidade de sua polícia, livrando-se já do que deve ser excluído, sejam quantos forem. E começar a formação de uma nova PM. É o jeito de sair em pé.

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. POLICIAL disse:

    Gostaria de externar algumas considerações:

    1- Gostaria de saber pq quando o MST invadiu no ano passado a assembéia, Dep. Marcelo Nilo e Wagareza não chamou o exercito para expulsar aquelas pessoas que também estavam armadas com foices, facas, facões além de coisas mais? Ao invés disso o governo como cortesia ofereceu aos manifestantes 600kg de carne para eles fazerem churrasco.

    2- Pq o Governo no ano de 2009, no movimento POLICIA LEGAL, acertou com os PMs que a partir de 2012 iria pagar a GAP IV? Taí o resultado…

    3- Quem prova ou garnte que os atos de terrorismo froam praticados pelos PMs que estão no movimento? Fontes internas dão o indicativo que o Governo do Estado está por trás desses episódios, haja vista o PT e sua corja tem suas origens nas guerrilhas, como assalto a banco, sequestro eoutras coisas mais.

    4- Em 2001 wagner, Pelegrino, Lidice, Daniel almeida…levavam quentinhas para os PMs em greve, além de fornecerem dinheiro e veículos.

    Portanto companheiro eu entendo seu desespero, vc deve trabalhar para o governo e depende da politica para sobreviver. Pare de falar asneira, pois o exercito deveria sim atuar na Assembléia Legislativa, mas para preder os Deputados. Quem lembra da invasão da UFBA, lembra quem era o governador na época, pois bem, esta pessoa hj é o vice governador de HJ. Qual a legitimidade tem esse governo

    Agora tem, tem, tem…muita incompetencia, preguiça e roubo!

  2. Fidel. disse:

    Eu tenho dito isso sempre. Por mais justa que seja as reivindicações, mas os metodos eleitos estão errados ou equivicados.
    Só defedem os q tem birra com Wagner. Fora o povo da Veja, a maioria dos analista entendem esta greve como um motim.
    Acho q isso já deu o q tinha que dá.

  3. Outros carangueijos, mas o MESMO MANGUE disse:

    O problema é que a PM baiana ficou mal acostumada com essa turma que hoje é governo. Muitas quentinhas e mimos, agora não sabem o que fazer. Kd a capacidade de negociação dessa turma? Mudaram as pessoas, mas os métodos continuam os mesmos. Seria bom que deputados como Nelson Pelegrino (PT), Alice Portugal (PCdoB), ambos pré-candidatos à prefeitura de Salvador, e a atual prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), que na greve de 2001 apoiaram os manifestantes e enfrentaram a ira do governo carlista, ao invés de se esconderam como se nada estivesse acontecendo, aparecessem em cena e, com a mesma habilidade que negociaram durante o governo de César Borges, então seu adversário político, intermediassem o fim deste movimento, impedindo que o governo do correlegionário Jaques Wagner fique na história marcado pelo sangue e o autoritarismo.”

  4. ARQUIVO X disse:

    Esse é o governo do PT meu caro policial e pimenta nos olhos do outros é refresco. Eles se acostumaram a ser oposição e não sabem ser governo.

  5. p/ FIDEL disse:

    Os policiais estão pautados na greve de 2001 em que essa turma que hoje é governo deu todo apoio a eles. Complexo agora chamarem o exército. Eles imaginavam quentinhas, carnes e outras regaliás. O PT foi quem ditou a REGRA e a CONDUÇÃO, agora fica se quixando.

  6. Eva disse:

    Fora o panico causado pela rádio local e depois amenizado por eles mesmos; essa greve serve para mostrar a ineficiencia da nossa polícia, pois, desde o inicio da greve(em valença), no sábado, (graças a Deus) a violencia (não posso falar de outras cidades) até diminuiu, como podemos ouvir nos noticiários locais, que buscam informações de outras cidades para ocupar o tempo nas reportagens, pois quase não teem o que divulgar daqui.
    Como há um ditado que diz:
    “Não falte ao trabalho para que seu chefe não perceba que sua falta, não faz falta.”
    Mas é justa as reveindicações dos policiais e tem minha solidariedade.

  7. Tales de Mileto disse:

    Eva,

    vc sabe pq a violêcia da cidade está controlada? A Policia Civil está sendo paga por alguns comerciantes( CDL) para ficar rodando na cidade.
    A policia Civil está diariamente nas ruas da bolivia fazendo rondas.
    Mas EVA, sei quem tu és! Vc é um ex comandante da cidade que morre de raiva da PM local, pois foi expulso da nossa cidade com direito a queima de fogos e tudo!

  8. Sarah disse:

    Wagner estava irrevogável e afirmou que o Estado só poderia dar o aumento em novembro, no entanto agora, o dinheiro apareceu e ele já prometeu aos policiais o aumento em maio. ve se pode? se tinha dinheiro, por que não negociou, evitando essa greve?

  9. Vera Magalhães disse:

    Amigos… a greve de 2001 foi bem diferente. teve apoio de sim de muitos militantes da esquerda. E hj poderia ter. Mas Prisco armou e engsanou a tropa visando sua candidatura a vereador de salvador.
    O policiais estão sendo ussado pela ascessor de Imbassay(PSDB). Prisco vendeu o movimento. Só tempo poderá dizer. Vou concorda q se essa ocupação fosse em 2001, sangue e horror seria o resultado. Neste quesito JW é coerente.
    Tenho mais, o exercito não é para os policiais, (a não ser que os idiotas acima queiram o estado sem qualquer policiamento, acho que não)mas para a segurança do estado e o cumprimento das ordens da Juíza Janete Fadul a pedido do ministerio publico. Informe-se.

  10. NICE disse:

    a polícia militar está privatizando seus serviços aproveitando-se da situação.

  11. Sérgio Dantas disse:

    TÁ CLARO: Greve da PM AGORA É QUESTÃO PESSOAL
    Internautas começam campanha #desocupaPrisco

    Após o líder do movimento grevista, Marco Prisco, declarar que o único ponto de negociação com governo para declarar fim a greve da PM seria a revogação dos mandados de prisão e a anistia e não mais o processo salarial da classe, os usuários do Twitter começaram a campanha #desocupaPrisco. Os internautas do microblog argumentam que a luta da categoria já foi atendida pelo Executivo estadual e agora a liderança começa a reivindicar assuntos de cunho pessoal. Eles pedem para que a Assembleia Legislativa deveria ser desocupada e fazem piadas com a situação.

  12. Sérgio Dantas disse:

    A GREVE É TÃO POLÍTICA ELEITOREIRA QUE A PM FEZ O CAMINHO CONTRÁRIO: PRIMEIRO PAROU E DEPOIS COMEÇOU A NEGOCIAÇÃO

    Responsável por monitorar os movimentos de PMs grevistas nos estados, José Eduardo Cardozo diz que o governo foi apanhado de surpresa pelo levante na Bahia. A exemplo do que ocorrera em outros estados, onde as negociações começaram antes, o governo esperava uma pauta de reivindicações do comando de greve de Salvador para começar as tratativas. Diz Cardozo: “Eles começaram a greve primeiro e depois apresentaram as reivindicações”. Cardozo, aliás, faz questão de dizer que compartilha da posição de Jaques Wagner sobre a anistia aos grevistas: “Não se discute anistia a criminosos”. (Radar Online/Veja)

  13. Minha Pequena EVA disse:

    Wagner só quer dá o aumento dos policiais em suaves prestações. Ele quer pagar em carnê.

  14. bora vitória disse:

    Parabéns policial o seu comentario foi maravilhoso.

  15. Advinha quem é a Excelência? disse:

    Li no site do Terra hoje que uma ex-juiza de Valença, suspensa por venda de sentença em 2009(ACHEI ATÉ QUE TINHA SE APOSENTADO), agora ressurgiu das cinzas e emitiu ordens de prisão para os policiais grevistas. Affffffffffff, nesse Brasil de espertezas mil é cada história mais macabra que a outra.

  16. Belita disse:

    Uai, ki excelência essa ai hem?

  17. Confete e Cerpentina disse:

    É a cantora, ahahahahaha

  18. PM DE VALENÇA disse:

    eva?!
    vai comer seus dedos e tomar conta de suas pmfem´s que lhe denunciaram no mp!!!!?! (sua criatividade me tirou o sono.hahahahhaha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *