O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

cais Fui ontem ao centro de Valença e achei o comércio muito frio pelo que já foi em outras épocas. No passado já entrei em supermercados e bancos e cheguei a desistir. Posso até estar enganado, mas acredito que o nosso comércio caiu muito, não tem mais aquela multidão nas ruas como antigamente, o calçadão intransitável, as lojas cheias e os turistas chegando a cidade.

Fui ao Banco Bradesco e peguei uma senha, número 149, o número de atendidos até aquele momento eram 38, imaginei que iria levar pelo menos umas duas horas, logo em seguida apareceu uma pessoa, perguntou qual o número da minha senha e me deu outra com número mais baixo. O Banco estava vazio, logo fui atendido.

Entrei no supermercado e perguntei ao funcionário se era necessário comprar logo o peru, ele me disse que se eu quisesse podia comprar até no dia de natal, porque o estoque era grande. Nunca se viu isso, antigamente você ficava atrás de um pernil, uma galinha assada, ou até mesmo de um lombo para substituir o peru porque acabava dois ou três dias antes.

Encontrei ainda no Banco, um comerciante do Guaibim e perguntei a ele como estava o movimento por lá, ele respondeu com cara triste: “Pelegrini, eu acredito que nunca mais o Guaibim será o mesmo. Um dia como hoje, que as pousadas já estavam fechadas com seus pacotes, hoje, estão fechadas por falta de hospede”, disse o comerciante.

Outros dois comerciantes que tinham pousadas no Guaibim, desistiram, transferiram-se para Valença e abriram restaurantes. Se vai dar certo, ninguém sabe. Valença vive a mesma expectativa que o Guaibim, ninguém sabe o que vai acontecer nesse verão.

Posso até estar enganado, mas alguma coisa esta errada por aqui e vizinhança, pois, até mesmo os tradicionais engarrafamentos de veículos já não se vêem mais. Com certeza não só Valença está sendo afetada. Tenho notado o movimento no cais, ali, às vezes ficava impossível de trafegar, pelo movimento de pessoas e carros. Acredito que até mesmo o Morro de São Paulo e as praias vizinhas devem estar sentindo o mesmo baque que Valença.

Será que estou sofrendo de síndrome da solidão? Nossos caixas dirão ao final do verão.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Carvalho disse:

    Acredito que Morro de São Paulo é a única localidade da região que não não tem crise.

  2. pelegrini disse:

    Carvalho, eu quero seja verdade o que você está dizendo, mas não estou vendo o cais de Valença como das outras vezes, e você sabe que o movimento de turistas para o Morro a gente conhece por aqui. É Pouca gente.

  3. SÔNIA BRITO disse:

    TUDO ISSO É O REFLEXO DA INCOMPETÊNCIA DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL QUE NÃO PROCURA VALORIZAR O TURISMO COMO UMA FONTE DE RIQUEZA PARA GERAR EMPREGO E RENDA!!!! MAS 2012 ESTÁ CHEGANDO PARA MUDARMOS ESSA SITUAÇÃO!!!

  4. marcos disse:

    Valença deixou de ser ponto obrigatório para embarque ao Morro de São Paulo, grande quantidade de turista via de Salvador ao Morro direto por Catamarã e até em pequenos aviões através das agências. Além de que quem já conhece a cidade e vem de carro se dirige muitas vezes direto ao atracadouro.
    Cairu está se tornando independente de Valença e logo com os problemas políticos locais, Valença deixará de ser a capital do Baixo Sul para ser apenas mais uma cidade. Já vimos St. Antonio passar Valença, Tancredo Neves vem conseguindo o que Valença não consegue, Cairu está se desenvolvendo, até Camamú com todos os problemas tem inaugurado bancos e outros serviços. E os políticos de Valença o que tem trazido para cidade que seja em benefício da população e do crescimento da municipal? Aqui os grupos só visam o poder e vivem na eterna rixa sem preocupação verdadeira por melhorias.

  5. EDIVALDO disse:

    COM RELAÇÃO A CRISE DO GUAIBIM É QUE UMA GRANDE PARTE DOS COMERCIANTES DE LÁ NÃO TRATAM BEM OS TURISTA O ATENDIMENTO É HORRÍVEL EM TODOS OS SENTIDOS E OS PREÇOS DE COMIDA E DE BEBIDAS E TIRA GOSTO É MUITO AUTO, POR ISSO QUE ELES ESPANTAM OS TURISTA E ATÉ OS MORADORES DE VALENÇA.

  6. Mary disse:

    Carvalho, concordo com vc: o Morro tá bem movimentado e vai “piorar” no ano novo.
    Qto ao Calçadão, acredito q a crise e a má governabilidade chega pra todos.
    Já o Guaibim, infelizmente, há muito tempo q já não é mais o mesmo: além da crise ter chegado, os comerciantes de lá ESQUECERAM

  7. Mary disse:

    … Já o Guaibim, infelizmente, há muito tempo q já não é mais o mesmo: além da crise ter chegado, os comerciantes de lá ESQUECERAM q o distrito não vive só de TURISTAS e sim de valencianos. Portanto, fora do verão, acredito q o Guaibim deve continuar a “conquistar” os VALENCIANOS (q bem ou mal estão sempre presentes).
    CUIDADO COM A QUALIDADE DE ATENDIMENTO E DE PREÇO !! ESSE É O DIFERENCIAL…

  8. marcio Vieira disse:

    Pelé

    Primeiro a Crise mundial chegou aqui mais cedo!
    Segundo a realidade da bolha , ou seja uma economia em desajuste e com crises cíclicas do capital, agora não podemos mais surfar na onda, mas na realidade.

    O mundo está desintegrando e no Brasil não acontece nada? Somos outro planeta? Ou somos alucinados?

    Está na hora de por fim a este delírio de que somos ricos as custas de quê?
    Salvador estava pior na segunda, o iguatemi as moscas, isto nunca aconteceu!

  9. opiniao disse:

    FUI COMPRAR EM SANTO ANOTNIO DE JESUS, POIS LA TEM CONCERRENCIA; AMERICANAS, LE-BSIKI E OUTRAS LOJAS QUE JA CONHECEMOS, AQUI E TUDO PARECIDO INCLUSIVE OS PREÇOS DE UMA CIDADE POBRE CHEIA DE DESEMPREGOS ENTRE OUTRAS COISAS…

  10. Antonio luiz disse:

    Rapaz segundo um amigo de morro de São paulo, os comerciantes estão trazendo as mercadorias de salvador via catamarã e via atracadorou, alem disso os representantes comerciais estão entregando as mercadoria la. alem disso tem ver uma pousada para o fim de ano e estava tudo cheia, hoje não o pessoal que depende de valença e sim valença que depende dos outros municipios, estive na caixa economica e tomei um susto, esta tranquila, perguntei ao pessoal, mim disseram que há uma nova agencia em camamu, abra o olho valença, hoje já não é a Santo Antonio do baixo sul, por que sera?….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *