A Esperança do povo valenciano está depositada em gente comum, gente como a gente
Por Raell Costa
Tenho 23 anos e já vi muita coisa na política de Valença e do Brasil.. Já vi (linearmente) Agenildo Ramalho (o médico) militante de centro-esquerda, aclamado e eleito pelo povo aliar-se ao carlismo para governar e mesmo assim não fazer tão bom mandato quanto o primeiro. Vi Ramiro (o mega empresário) ser eleito com uma diferença de 33 votos, calçar ruas, destruir perspectivas de universidade pública federal – por conta do seu novo investimento à época ( a FAZAG), desviar milhões de reais; comprar votos, e mesmo assim o povo recolocá-lo no “Palácio de Mármore”. Vi, também, Renato (o médico) governar por oito meses com maestria, deixar novamente a UFRB ir embora – sob os interesses do seu Sec. de Educação, Dário Loureiro – e destruir a cidade nos outros meses que sucederam o “entra e sai”. Vi Cláudio (outro mega-empresário) fazer um “governo de planejamento”, no slogan de governo. Não planejou a cidade. E muito menos fez alguma mudança significativa, a não ser, as sinalizações precárias, também deixou a UFRB passar despercebida por interesse de quem? Isso mesmo, Dário Loureiro – que conseguiu ser Sec. de Educação de Claudio também. Ainda vi as compras hiperfaturadas da merenda escolar; Hoje vejo Ramiro reeleito e a cidade pagar o preço, ou melhor, chorar o preço. Chorar as famílias dos mortos, a fome dos sem emprego, o analfabetismo dos sem escola pública de qualidade.
Vi também Fernado Collor (jornalista) trancafiar o dinheiro honesto o povo e ser deposto pelo movimento estudantil. Vi Fernando Henrique (sociólogo) fazer algumas reformas significativas, no entanto, vender e lotear a soberania do País, suas riquezas naturais e principais empresas estatais. Vi Lula (metalúrgico) transformar a “cara” do país, expandir as nossas riquezas, distribuir renda, inserir o negro e o pobre nas universidades públicas federais, levá-las para o interior, contudo, vi o mensalão, vi invasões de privacidade e sigilos, e não vi ações contra esses malfeitores. Vejo Dilma (economista) com dignidade, compromisso, postura e vergonha na cara. Criar ferrovias, começar a mudar a lei do pré-sal para que todos sejam beneficiados, apurar e demitir ministros que estejam envolvidos em casos de corrupção, mas, ainda vejo, o descaso com o Código Florestal e falta recursos para a educação de qualidade.
Agora vejo a Esperança, vejo a dignidade, vejo o amor pelo povo, o temor a Deus, vejo o trabalho e a honestidade de gente idônea que é colocada em evidência – pelo povo – gente que cuida dos filhos, negligenciados, pelo Estado com o compromisso de mãe-biológica.
Como podemos analisar politicamente, se alguém será bom ou mal governante apenas por sua formação acadêmica? Longe disso, até os direitistas, reconhecem os avanços que o presidente Lula obteve a frente do executivo federal. Um metalúrgico conseguiu alavancar em anos o que detentores do “conhecimento formal” não puderam, não souberam ou não quiseram.
Percebo que a dedicação e a humildade e o prazer em trabalhar pelo bem-comum pode ser muito mais importante do que diplomas universitários ou títulos. A Esperança do povo valenciano – que anseia por novos momentos de prosperidade, segurança, educação, saúde e paz – está depositada em gente comum, gente como a gente. Que sofre ao ver o filho sofrer, gente que honra a palavra, gente que veio do gheto, e que por lá anda (e não passa de carro) de cabeça erguida, gente que mora aqui, gente de fibra e de garra, gente que como eu e você quer uma nova Valença e não uma Valença renovada. ACORDA VALENÇA!
Belas palavras deste jovem…. Taí se for candidato meu voto é dele. Precisamos mesmo de uma Nova Valença…. Em todos os sentidos…. Precisamos de gente que se compromete, que vista a camisa…. que vai a luta e com novos ideais …. Lendo o que este rapaz escreveu, lembrei da história de Abraham Lincon:
Certamente o norte-americano mais bem conhecido em toda parte do mundo, e mais admirado também, é Abraão Lincoln, que de humilde rachador de lenha se tornou presidente dos Estados Unidos. Durante sua vida, que foi sempre de luta – luta contra a pobreza, luta contra a falta de oportunidades, lutas políticas – podemos notar várias qualidades de caráter que juntamente contribuiram para fazer o grande Abraão Lincoln:
Perseverança; Honestidade; Espiritualidade; Senso de humor.
O governo de Cláudio Queiroz foi o governo do planejamento? Não sabia! Muito engraçado esse slogan. Ele planejou tanto que superfaturou até colher de pau, cortou o transporte escolar dos alunos da zona rural, dentre outras coisas. Cláudio me lembra Collor, não sei por que!!?!
Cláudio Queiroz 13 (3%)
Guido Magalhães 9 (2%)
Hilton Couceiros 0 (0%)
Diana Farias 51 (11%)
Martiniano Costa 111 (25%)
Calingo Seguros 4 (0%)
Jucélia Nascimento 20 (4%)
Ricardo Moura 100 (23%)
Irmã Raquel 113 (26%)
Sinezinho Cabral 8 (1%)
—————————- A turma de Irmã Rachel tem que voltar a trabalhar por lá!
Escolas rurais fechadas. Lancha. Village. Bom planejamento, excelente.
Raell, a sua análise do quadro político é muito clara, mas você há de convir que os modelos de sucesso estão com “os letrados” ou “os abastados” e em se tratando de intelectuais ou burgueses, o preconceito é muito forte para aqueles que fogem ao padrão estabelecido de sucesso.
Se Valença não acordar, continuará em sono profundo, mesmo o Tio San tocando pandeiro pra Yoyó e Yayá e fazendo o seu carnaval particular.
A vinda da UFRB tem que ser discutida de forma madura por todos os candidatos, com ações efetivas e não apenas sonhos ou desejos, correndo o risco de se repetir o que você relatou acima.
Rael, querido!
Com que orgulho leio seu texto tão inteligente, sensato e sem nenhum ranço pessoal que muitas vezes transpira nos comentários que leio aqui! Parabéns pelo tom novo, pelo olhar inaugural que revela ao comentar sobre um assunto tão delicado hoje, que é Valença e a caótica situação em que se encontra. Todos os que a amam, como vc, exibem bom senso, de que o processo atual está precisando. Parabéns por essa atitude, partindo de pessoas lindas como vc, que eu conheço bem e admiro.
Bom dia aos leitores deste blog!
Sou leitor assíduo deste, e ao ver este post (que para mim é um dos melhores dos ultimos)não poderia deixar de fazer um comentário a respeito deste.
Brilhante a explanação do Sr. Rael quanto a historia politica de nossa cidade e de nosso país. O que é bem evidente é enquanto a sociedade continuar escolhendo como seus representates pessoas com “interesses duvidosos” que não o bem de sua comunidade vamos ter prefeitos como os que já passaram ou estão passando.
Porém fica uma dúvida que imagino ser de todo cidadão: Como identificar o politico(candidato) bem intencionado? já que para ser um bom representante não basta ser honesto(um dos requisitos fundamentais)tem que ser trabalhodor ter personalidade forte entre outras qualidades.
Agora mim pergunto como o eleitor pode fazer essa ánalise? se os nomes só fica disponível por pouco tempo (periodo de elição)!
Em minha pouca habilidade politica só consigo enxergar uma alternativa para ajudar a população a escolher um bom candidato:
Os representantes politicos(não esses que se acham donos dos partidos, mais sim aqueles conduz os partidos por convicção)indicarem nomes que realmente possua qualidades para tal função e não por puro prazer individual ou por vontade de A, B ou C, quandoo vejo determinados nomes (pessoas que se candidata por conveniência e por vaidade) sendo colocados para o pleito municipal de 2012, da até pena da população pois vão sofrer novamente os quatro anos seguintes.
Assim como o texto do Sr. Rael descreve os trantornos que a população vem sofrendo é possível que com a irresponsabilidade dos “lideres politicos” de nossa cidade está população continue sofrendo até um dia não sei quando.
Só existe um caminho para a administração publica no Brasil que é a extinção ou pelo menos a diminuição drástica da CORRUPÇÃO. Valença é uma cidade que tem sofrido sistematicamente por uma sucessão de governos desastrosos e quando somados ao mau uso e desvio do erário resulta no que vimos. Estar chegando a hora de escolhermos nosso representante por mais quatro anos e não podemos deixar que a paixão ou a revolta seja maior que o poder de discernimento de escolher um gestor que nos traga propostas e esperança de dias melhores.
Vamos nos organizar e fazer um grande manifesto contra a corrupção neste final de ano em Valença. Conto com o apoio de todos! Não é assinado por nenhum político ou grupo e sim um protesto da sociedade civil organizada de Valença.
Fernando Collor não é jornalista, é ECONOMISTA formado pela UFAL (Federal de Alagoas), apenas é empresário de comunicação. Assim como o Tio não é professor, mas foi ou é dono de Faculdade. E Collor não foi deposto pelo movimento estudantil, renunciou a presidência. Collor foi BURRO! O POLÍTICO MAIS BURRO QUE HOUVE NESSE BRASIL! Mas o por que dessa burrice, fica pra outra.
Bahia permanece. Vitória também.
Rael,
Não o conheço pessoalmente, mas sou sua admiradora pelos excelentes comentários no Facebook. Saiba que depois do que escreveu aqui, admiro-o bem mais!
Parabéns!
Pelegrini,
Oi eu aqui de novo! Esse é o canal de comunicação de todo bom valenciano. Se não conhece o blog do meu amigo Pelegrini não é um bom valenciano, isso eu sempre digo.
Juro que fiquei emocionado com o texto desse grandessíssimo jovem, o Raell Costa. Às vezes fico surpreso com o alto nível desses nossos jovens valencianos e feliz ao mesmo tempo, pois são filhos da nossa querida Valença, aqui eles aprenderam a base de tudo, se são intelectuais, médicos, advogados, professores agradecem a nossa terra “nunca vencida”.
Meu jovem, tudo isso que fiz foi em uma causa nobre, eu sempre tive um grande carinho por nossa terra, nosso povo. Eu sabia que nunca iria ser eleito pela espontaneidade deles, todos sempre me achavam rico e achavam que eu não precisava de mais nada, engano, eu precisava ajudar ao nosso povo. Você pode até achar que o tio não fez nada por Valença, mas a história dirá no futuro. Vejam o caso de Sebastião de Pontes, que acabou seus últimos dias na cadeia, mas fez parte da história de nossa terra. Você pode até estar pensando assim, tio Ramiro também poderia ir pra cadeia, eu lhe respondo com uma pergunta: quem vai me suportar por lá? Durmo cedo, não fumo, não bebo, não uso drogas, sou diabético, não uso computadores (só uso quando escrevo para o blog do meu amigo Pelegrini). Eu também acho que lá dentro deve ser muito chato, aqui o pátio é mais largo dá pra a gente se divertir mais.
Raell, foi muito bom ler o seu texto, nunca se esqueça de citar o tio neles porque é muito importante para a consulta da história.
E ao meu amigo Pelegrini gostaria de fazer uma perguntinha: quem você acha que ganha as eleições de Valença? Não vale dizer que é o tio… rsrsrs!
Um grande abraço aos meus sobrinhos.
E que venha o povo! Uhhhuuuuuuu!!!!!!
Jovem Real,
Você é um sonhador ou então faz parte da trupe do PT,
me diga uma coisa além da ampliação da bolsa família que
o Governo do Presidente Lula e agora de Dilma? o resto foi a continuidade do Governo de Fernando Henrique, cadê o governo do socialimo? se deixar os banqueiros mais ricos é socialismo! então eu não sei o significado da palavra “SOCIALISMO”. Se tudo isso que vc escreveu é para dizer que Irmã Raquel seria um nome melhor do que Martiniano aí vc está com toda razão meu querido jovem!.
Tio Ramiro, não vale dizer que é o tio mesmo!
Qual o curso que este jovem faz na UFRB? Alguém pode me dizer?
Cláudio Queiroz 18 (2%)
Guido Magalhães 14 (2%)
Hilton Couceiros 4 (0%)
Diana Farias 55 (9%)
Martiniano Costa 151 (25%)
Calingo Seguros 9 (1%)
Jucélia Nascimento 23 (3%)
Ricardo Moura 138 (22%)
Irmã Raquel 172 (28%)
Sinezinho Cabral 19 (3%)
——-O exército da Irmã Raquel voltou a trabalhar…
Vamos nos organizar e fazer um grande manifesto contra a corrupção neste final de ano em Valença. Não é assinado por nenhum político ou grupo e sim um protesto da sociedade civil organizada de Valença. Vamos pedir permissão a Pelegrini para ele abrir espaço do blog para que possamos nos organizar.
Vamos nos manifestar contra a corrupção ou a nossa omissão não nos dará o direito de cobrar de quem quer que seja eleito em 2012. Valença Livre da Corrupção!
Esta onda funciona em todo Pais e Valença não pode ficar de fora.
Pois tá aí, é nisso que acredito! Esse garoto sim, tem um perfil ideal para gerir um município!
Sabe a que veio, sabe do que está falando.
Muito bom!
Vamos lá, Roberto Carlos. O espaço é de vocês para qualquer coisa pode começar a manifestação.
Grande Raell Costa, filho de Etiene grande pintor da Vila Operária, bom homem, e como toda arvore, dá bons frutos, tai um orgulho de filho, parabéns Etine e Raell.
PS:O fico lamentando são alguns comentários, sem noção! Ou querendo de certa forma tirar o brilhantismo de jovem, que quer o melhor para nossa cidade….
PS:Observador, pra mim vc não servir pra nada pois ficar observando e criticando é facil, dificil é botar pra fazer, é uma pena que vc não seja assim, ainda usa um nick OBSERVADOR, KKKKKK PRA VC.
PS:Sim, sobre o curso que ele fazendo UFRB, não sei mas só sei que ele é jovem de que vem de familia fraca, fez o concurso militar e hoje é soldado da Policia Militar.
Obrigado a tod@s que postaram e criticaram o texto.
A quem interessar curso Licenciatura em História na UFRB. Aproveito algumas matérias do curso de Gestão Pública.
Vocês que querem se organizar para qualquer tipo de ação concreta em vias públicas podem, se quiserem, é claro, unir-se a nós do ACORDA VALENÇA – um grupo de jovens, apartidários, que se organizaram através das redes sociais – fomos às ruas pela primeira vez na vinda do governador, fizemos algumas cruzes representando as vítimas da violência durante este ano e entregamos um documento que foi confeccionado por representantes de vários seguimentos da comunidade Valenciana. Temos uma página no FACEBOOK.
Tenho que agradecer a você, Pelegrini, que mais uma vez publicou nossa indignação neste espaço aberto a todos. Ah, onde você encontrou essa foto?
Abraço a tod@s.
Faz história.
Raell, você é uma celebridade aqui no blog, as pessoas nos mandam tudo. Quando postei seu texto mandaram-me a foto depois.
Raell – já que o ACORDA VALENÇA é um grupo apartidário, vocês poderiam fazer uma carta compromisso com o que está faltando para a UFRB se instalar em Valença e todos os candidatos a prefeito assinarem assumindo que ganhando, honrarão o compromisso firmado. Já ouvi muito que a UFRB não vem para Valença por falta de interesse dos prefeitos. A UFRB precisará vir, e com certeza todos ganharão com a instalação do campus de uma universidade federal. Você como gestor público e como aluno de História da UFRB é a pessoa certa para coordenar a feitura desse documento. Sucesso.
“Todas as nossas escolhas possuem motivos e sempre os defenderemos.” Gostei muito dos seus argumentos para defender a candidatura de Irmã Raquel. Gostei na sua explanação global para enfim cituar Valença no contexto. Você deve produzir, junto com outros jovens que almejam UMA VALENÇA MELHOR essa carta de compromisso para a vinda da UFRB. Sugiro fazer um levantamento do que realmente falta para essa instituição ter o campus em Valença. A sua contribuição será, sem dúvida, de grande importância. A sua e dos outros jovens do ACORDA VALENÇA.
Ótimo Pelegrini, sugiro que coloque na pagina principal um convite de mobilização e sugestões para que possamos começar a desenhar o formato do manifesto.
“ Valença Livre da Corrupção”
Esse é minha sugestão, precisamos determinar data, percurso… Vamos também contar com apoio do comercio local, com os outros meios de comunicação, carro de som…
Juntos somos fortes!
é muinto bom falar estas palavras quando se tem uma tia candidata a prefeita pelo pt não é meu querido !
Irmã Raquel é tia de Raell? Não sabia.
espero que voce teja certo que a esperanca de valença teje mesmo depositada em gente como a gente.
Raell – leia as sugestões que foram colocadas aqui.
Pelegrini e leitores deste blog. O ACORDA VALENÇA está marcando uma audiência pública com o Reitor da UFRB, o pró-reitor de Extensão da Universidade, um representante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, um representante da Comissão de Educação da Assembleia lesgislativa e outros “líderes” interessados – o que não vai altar neste momento pré-eleitoreiro.
“Rapoza velha” ,primeiro, Raposa se escreve com “S” e não com “Z”, segundo, nunca na história deste blog defendia a candidatura de Raquel, contudo, não há quem possa contestar sobre a honestidade, dignidade e serviços prestados por esta senhora ao município. Há quem diga que ela, sem que seja vereadora presta faz muito mais por que necessita do que muitos que estão no Paço Municipal.
Eu sou socialista de 3ª Via.
E se eu estivesse que vim a este blog e postar alguma coisa que abonasse algum candidato esse seria um jovem que penso que seria o melhor para o município, mas ele não quer dispor o nome dele para o pleito do executivo municipal.
Denilson, sou sim, filho de Etiene Mota o Homem que me ensinou quase tudo, principalmente a olhar, escutar e depois criticar. Gosto das críticas, só não aceito que o identidade seja velada. Sou Raell.
ao final dessa eleição, teremos tantos grupos apartidários, que não sei se essa cidade comportará. o que é recorrente em todos eles é que tanto vermelhos, quanto verdes, brancos, amarelos, negros, azuis, laranjas, rosa, lilás ou até mesmo o arco íris inteiro, só aparecem em véspera de eleição. por que será? onde estava essa turma ao longo desses tenebrosos anos? preparando o bote? muita cobra, muita cobra em pele de cordeiro e de apartidário. como diz o pedro bô – perguntar não ofende.
concordo: “os modelos de sucesso estão com “os letrados” ou “os abastados” e em se tratando de intelectuais ou burgueses, o preconceito é muito forte para aqueles que fogem ao padrão estabelecido.” e acrescento: o preconceito não prevalecerá se nos for conveniente.
Raquel poderia ser vice de Zé da Hora ou Zé da Hora ser vice de Raquel. Seria uma construção histórica pra Valença – aliança entre PT e PSDB.
Simone, esse é o problema, sempre nos deixamos levar pelos bons discursos.
Respeito muito Irmã Raquel e acho-a uma pessoa digna, descente, mas não tenho dúvida que se ela não fosse candidata do PT, esses jovens intelectuais a massacrariam (E NÃO FALTARIAM ARGUMENTOS – da sua fé a sua escolaridade), mas como ela é do PT… AVE IRMÃ RAQUEL!
OCTÓGONO é pouco pra esse MMA valenciano.
Pobre e sofrido Brasil de espertezas mil.
eta povinho, tanto o acorda valença, como o renova valença são grupos apartidários e apolíticos. eles desenvolvem ações intelectuais e sociais, respectivamente por serem tocados por “uma força” absolutamente desenteressada do contexto político ou eleitoreiro.
esse povinho de valença só olha pra o umbigo e o tamanho do seu mundo é muito estreito. eles são apartidários sim. ALGUÉM DUVIDA?
DES INTERRESADOS, A PARTIDÁRIOS E A POLÍTICOS. INTERESSE POLÍTICO PARTIDÁRIO NÃO FAZ PARTE DOS SEUS PRINCÍPIOS. EMBORA INDIVIDUALMENTE TODOS TENHAM SEUS INTERESSES POLÍTICOS, MAS COLETIVAMENTE NUNCA, JAMAIS. então tá. EU ACREDITO, acredito.
quem ganhar tem que se comprometer em trazer a ufrb para valença, mas fazer o esgoto dessa cidade, senão corremos o risco de ficar na “m@r@a”.