“Prefiro enfatizar a educação como fator principal de transformação social”

Por Raell Costa

Hoje, 10 de Novembro de 2011 Valença, jaz, digo, faz 162 anos de emancipação política. O que comemorar? Os mais de cinquenta homicídios ocorridos neste ano? Nossa insegurança ao caminhar pelas ruas? As crianças e os adolescentes que estão sendo prostituídos na Orla? A falta de empregos e indústrias? A falta de educação em tempo integral, creches e berçários – para todas as crianças e pais que precisam – e transporte escolar sucateado e inadequado? A morosidade do Ministério Público e Procuradoria do Município em apurar as graves denúncias contra a administração pública municipal? A precariedade do sistema de saúde municipal que negligencia as comunidades rurais, e dentro da sede esquece que a saúde é um serviço básico e extremamente necessário à sobrevivência, digna, humana? Comemorar o grande número de jovens perdidos para as drogas? E suas famílias, estraçalhadas e impotentes ao verem e perderem seus filhos para o tráfico de drogas.
Contudo, o momento não é para lamentos e sim de traçar novas perspectivas, planos e rumos para a nossa cidade. Nós jovens – de todas as idades – não podemos esmorecer ao ver os mandos e desmandos do pobre, medíocre e miserável chefe do poder executivo municipal. Estamos em um período de efervescência social e política. No qual é de fundamental importância que nós tomemos as rédeas do futuro de nossa cidade. Não podemos deixar que nossas diferenças sociais, culturais e ideológicas nos separem. O bem-comum é muito mais importante do que tudo isso. Ou nós vamos à luta e buscamos – unidos – outras alternativas sócio-políticas e mostramos que somos filh@s da “decidida” ou veremos mais quatro ou oito anos nosso barco à deriva. Se você quer isso para sua vida é problema seu.
Eu, não aceito, que alguém que se diz jovem se una aos atuais e antigos administradores, ou melhor, sugadores da nossa querida Valença no próximo pleito eleitoral a fim de cargos e visibilidade política. Quer visibilidade política? Una-se a quem está inconformado e desiludido com tod@s que passaram pelo “Palácio de Mármore” e muit@s dos que estão no Paço Municipal. E não há esperança em tod@s os que estão se preparando com as mesmas tendências para ganhos próprios e dos seus aliados ao chegarem ao poder.
Busquemos uma cidade que tenha como prioridade uma educação de qualidade. Precisamos entender que a falta de uma educação – digna e que atinja a todos os seguimentos e zonas do município – é o fator principal para o declínio e degradação da sociedade. Não irei falar sobre o capitalismo porque aqui não é a prioridade. Prefiro enfatizar a educação como fator principal de transformação social. Não conseguiremos obter melhores índices de desenvolvimento humano, redução no numero de homicídios, analfabetismo e desemprego sem que nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam educados. Não podemos tratar a segurança pública com mais policiais, viaturas, armas, presídios e repressão. Não colheremos essas melhorias em curto prazo, isso é fato. Mas, iremos dentro de um prazo de oito anos perceber uma melhora significativa em todos esses aspectos.
Eu quero uma “terra de paz”, “decidida” e “hospitaleira” como conhecia em meus tempos de infância e adolescência. Quero vergonha na cara e dignidade. Eu quero minha, nossa Valença de volta! Acorda Valença!

Você pode gostar...

28 Resultados

  1. DINDAGG disse:

    SABEMOS QUE HILDÉCIO FEZ UM ACORDÃO COM ADRIANO MEIRELES, INCLUSIVE OS VEREADORES QUE ACOMPANHARAM ADRIANO EM SUA DECISÃO DE TRANSFERIR O DOMICÍLIO ELEITORAL PARA CAIRU, VIERAM PARA FIRMAR COM HLDÉCIO UM ACERTO PARA CAMPANHA PARA DEPUTADO, QUE HILDÉCIO SERÁ CANDIDATO. UM ACERTO MILHONARIA PARA OS SEIS VEREADORES + ADRIANO APOIAR HILDÉCIO PRA DEPUTADO, OU SEJA, ELE NÃO ESTA NEM AI PARA O CANDIDATO A PREFEITO, POR ISSO ACHO QUE ALGUÉM ESTÁ COM RAZÃO HILDÉCIO QUE DE BOBO NÃO TEM NADA, IRÁ COLOCAR ADRIANO PARA CANDIDATO A PREFEITO EM TROCA DE APOIO PARA SUA CAMPANHA DE DEPUTADO. E TEM MAIS O VICE NÃO SERÁ FERNANDO BRITO.
    PELEGRINI SE APRONDUNDE NESSE ASSUNTO, TEM MUITO SUJEIRA.

  2. Roberto Carlos disse:

    Com festa ou sem festa, o palco da Vitoria Regia já estar montado na praça, vá ter sorte pra ganhar licitação do Tio assim nos inferno.

  3. Revoltado disse:

    Realmente a situação em se encontra a nossa cidade é de revolta: Insegurança, completo abandono, tristeza. Vejam vocês que ate a Fazag, tida como boa faculdade, que ainda pertence a familia do prefeito, está relacionada entre as piores do Brasil. Isto é bom pra Valença? Nada escapa nesta cidade?
    Estou revoltado. O que devo fazer Pele?

  4. pelegrini disse:

    Revoltado, vamos mudar a política, se não der cerTO A GENTE SE MUDA DAQUI… rSRSRS!

  5. Juventude esperta disse:

    Revoltado, antes de tudo busque se informar melhor. A FAZAG pertence ao Sistema Bahia de ensino que também são proprietários da faculdade Hélio Rocha e mais outras n Bahia. A FAZAG passou com nota 4 na última avaliação sendo que a maior nota pelo MEC é 5.
    Deixe de ser Ridículo e desvalorizar o que há de bom em Valença. Não está gostando nem tem competencia para mudar a realidade pelo menos com um discurso bem fundamentado SE MU-DE, entendeu? Ou vou ter que desenhar?

  6. SE-MU-DE disse:

    HUASHUASHUAS, ESSA JUVENTUDE ESPERTA DEVE DEIXAR DE SER RIDÍCULA E DESVALORIZAR O QUE HÁ DE BOM EM VALENÇA. Não está gostando nem tem competencia para mudar a realidade pelo menos com um discurso bem fundamentado SE MU-DE, entendeu? Ou vou ter que desenhar?

    RECOMENDAÇÃO: UM CURSO INTENSIVO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, AFINAL, VOCÊ ESTÁ PRECISANDO E MUITO!

  7. P/ JUVENTUDE ESPERTA disse:

    DESENHE AI QUE EU NÃO ENTENDI NADA E APROVEITE E FAÇA UMA COREOGRAFIA DE VALENÇA, AME OU DEIXE-A!

  8. Raell Costa disse:

    Na real, quando escrevi meu texto não foi para que a juventude fosse: “Revoltada” ou “Esperta”. A intenção era para que a comunidade – jovem, como disse, em todos os aspectos – reconheça que está, certa forma, conformada e busque se unir, “revoltados ou não, espertos ou não, a priori é a aglutinação, agrupamento e transformação social. Abraço a todos.
    “Acorde, levante, lute!”

  9. ... disse:

    A primeira etapa do curso de inteligencia emocional é ter vergonha na cara e parar de dialogar com gente falsa depois de descobrir o que realmente pensam a seu respeito. Não vou ver as respostas disso, não perca seu tempo. Se quiser me responder pessoalmente faça.

  10. Reatividade disse:

    A reatividade é um elemento complicador da competência emocional.

  11. F.R. disse:

    Essa pessoa acha que todo mundo a persegue. Ela é a eterna perseguida, que o mundo está contra ela, coitada, deve sofrer muito.

  12. Revoltado disse:

    Pelegrine, o seu blog, que não é mais seu, e sim de todos, consegue congregar as mais diversas ideias e desejos, é gente com e sem principios, principalmente “EDUCAÇÂO” e conhecimento dos fatos,postei um comentário referente a situação de caos que infelizmente o nosso municipio está passando, e que a faculdade fazag que pertence a familia do prefeito estaria entre as piores do Brasil a”juventude esperta” não concordou com a informação, então apresente documentos de propriedade da faculdade, retire da revista exame as páginas onde figura a fazag, hélio rocha, e outras da Bahia como as piores do Brasil, eu também não gostei, mas sabe porque o mal prevalece? porque tem gente que pensa igual a você!

  13. pelegrini disse:

    Revoltado mesmo!

  14. Val disse:

    Cuidado Revoltado, essa “juventude esperta” morde e é perigosa.

  15. Creuza disse:

    Isso é um absurdo, afinal Valença é o centro do mundo e sequer tem aeroporto! Então vamos solicitar um hidroporto.

  16. ALUNO PREOCUPADO disse:

    Pelegrini estou preocupado com o que li na página da revista exame.bril.com.br sobre a faculdade que estudo, a FAZAG, será que ela é tão frio tanto quanto o prefeito da nossa cidade Valença que é tão linda mais estragada pela péssima administração? E quanto a FAZAG e a HELIO ROCHA será que a sua imponência está chegando ao fim e o meu futuro como vai ficar com esse tipo de ensino superior? Quem vai pagar com isso? Um abraço Pelegrini.

  17. valenciano disse:

    uma metropole como valenca a rainha do baixo sul a cidade principal da regiao a maior e mais importante cidade da costa do dende nao ter aeroporto e uma vergonha muito vergonhosa.

  18. !!!!!!! disse:

    Pelo Amor de Deus, Raell Costa faz um texto desse e vocês ficam discutindo sobre a FAZAG??
    Muiiiito bom o seu texto Raell, você sim é um cara inteligente. Parabéns

  19. Preocupação com FALKUDADES disse:

    é pra se preocupar mesmo. essas faculdades de fachada sempre dão dor de cabeça. não sei se é o caso da fazag, mas as estatístas do enade preocupam e estão ai para provar, segundo o link lá de cima.

  20. Roberta Alves disse:

    Todos os assuntos são interessantes e merece a nossa atenção, inclusive a Fazag, é educação, são investimentos, sonhos de muitos estudantes. O Brasil parece ser o numero 1 em tentar esconder as mazelas das Instituições e Empresas, maqueado a verdade e vendendo a mentira, na politica, na religião, etc. O artigo do Rael apresenta uma proposta de transformação social atraves da educação, por meio dos jovens estudantes. Vamos debater, discutir estas fragilidades de quem pensa que é grande e inatigivel, vamos procurar saber porque a Fazag está neste nivel mediocre. O assunto deveria ser de interesse de todos, fazemos parte desta transformação da sociedade.

  21. Solange disse:

    Em que planeta vive a Creusa???? Tá certo, não vamos esculhambar nossa cidade….. mas dizer que Valença é o coração do mundo?????
    É ser muito modesta ou cega.
    Conheço cidades bem maiores e mais desenvolvidas que também não tem.
    Valença iria alcançar um bom índice de desenvolvimento (porque tem meios para isso) se pessoas honestas, comprometidas e competentes passassem a administrá-la.Enquanto existir essa corja de ….( não somente os que estão no poder) mas principalmente aqueles que hoje estão de fora, com pretensões políticas para o ano vindouro, apenas com ganância no dinheiro. Temos pouquíssimos políticos honestos.

  22. Esperando na Janela disse:

    Creuza deve fazer parte da juventude esperta. É completamente fora de órbita.

  23. MEC "reprova" quase 50 instituições de ensino superior na Bahia disse:

    novembro 17, 2011 at 11:03 pm # Quase 50 instituições de ensino superior na Bahia foram “reprovadas” pelo Ministério da Educação (MEC), segundo dados do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgados nesta quinta-feira (17). O indicador leva em conta a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente. Nas notas, que vão de 1 a 5, são consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. Foram avaliados em todo o país 2.176 universidades, faculdades e centros universitários. As instituições com notas baixas passarão por supervisão do governo federal e podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento. Por outro lado, 158 instituições brasileiras foram bem avaliadas com IGC 4 ou 5. Nenhuma instituição baiana conseguiu atingir a nota máxima. As Universidades Federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo (UFRB) são as mais bem avaliadas e alcançaram o IGC 4. As demais, com a inclusão de todas as particulares no estado, a média atingida no IGC ficou entre 1 e 3. Confira a lista das “reprovadas”.

    FONTE: BAHIA NOTÍCIAS – http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/106214-mec-quot-reprova-quot-quase-50-instituicoes-de-ensino-superior-na-bahia.html

    INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR UF IGC

    ÁREA1 – FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BA 2
    CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ILHÉUS BA 2
    CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA BA 2
    ESCOLA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA BA 2
    ESCOLA DE NEGÓCIOS DO ESTADO DA BAHIA – ENEB BA 2
    FACULDADE ADVENTISTA DE FISIOTERAPIA BA 2
    FACULDADE CASTRO ALVES BA 2
    FACULDADE CATÓLICA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA BAHIA BA 2
    FACULDADE CIDADE DO SALVADOR BA 2
    FACULDADE DE ARTES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS BA 2
    FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALBERT EINSTEIN BA 2
    FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS BA 2
    FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS BA 2
    FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PIEMONTE DA CHAPADA BA 2
    FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA BA 2
    FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS BA 2
    FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA 2
    FACULDADE DELTA BA 2
    FACULDADE DO DESCOBRIMENTO BA 2
    FACULDADE DO SUL BA 2
    FACULDADE DO SUL DA BAHIA BA 2
    FACULDADE DOM PEDRO II BA 2
    FACULDADE EVANGÉLICA DE SALVADOR BA 2
    FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE BA 2
    FACULDADE INTEGRADA EUCLIDES FERNANDES BA 2
    FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI BA 2
    FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA BA 2
    FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS BA 2
    FACULDADE REGIONAL DA BAHIA BA 2
    FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS BA 2
    FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS BA 2
    FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO BA 2
    FACULDADE SANTO AGOSTINHO BA 2
    FACULDADE SANTO ANTONIO BA 2
    FACULDADE SÃO CAMILO BA 2
    FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO BA 2
    FACULDADE SÃO SALVADOR BA 2
    FACULDADE SÃO TOMAZ DE AQUINO BA 2
    FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS JURÍDICAS BA 2
    FACULDADE VASCO DA GAMA BA 2
    FACULDADE ZACARIAS DE GÓES BA 2
    FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA BA 2
    INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR BA 2
    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS BA 2
    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE SALVADOR BA 2
    INSTITUTO SALVADOR DE ENSINO E CULTURA BA 2
    INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DA BAHIA BA 2

  24. SE MU-DE disse:

    Ontem vi no JN e agora está no Bahia Notícias – FACE e FAZAG (instituições sediadas na cidade) entre as 50 piores da Bahia no ENADE. É preocupante mesmo. Espero que a saída para a educação superior de Valença não seja o aeroporto, sim, porque se for o aeroporto, estamos perdidos.

  25. VALENÇA, AMEA-A OU DEIXE-A disse:

    Proponho uma faculdade particular de qualidade, a FACULDADE SOCIAL DE VALENÇA. Ou o caminho é o aeroporto.

  26. P/ Juventude Esperta disse:

    Após divulgação de notas, MEC cortará 50 mil vagas em faculdades reprovadas – O Ministério da Educação (MEC) deverá cortar 50 mil vagas de cursos de graduação de faculdades que tiveram um desempenho insatisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União. De acordo com o titular da pasta, Fernando Haddad, o contingenciamento atingirá, principalmente, os cursos na área de saúde, administração e ciências contábeis. A medida seria uma forma de alertar estas instituições sobre a necessidade de melhorar o nível acadêmico. “Vamos restringir a autonomia das instituições com problemas, algumas estão perdendo hoje a autonomia e não podem mais abrir cursos sem autorização prévia do MEC. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com freio nos cursos ou instituições com problemas de qualidade. Outras instituições tiveram prejudicada a oferta de educação a distância. Queremos impedir que essa modalidade, que é importante para a ampliação da oferta do ensino, sofra com problemas de qualidade”, explicou o ministro. A lista das instituições que terão corte será divulgada já na próxima semana. Quase 50 faculdades baianas apresentaram resultados abaixo do esperado no IGC.

  27. LISTA DO MEC disse:

    INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR UF IGC

    ÁREA1 – FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BA 2
    CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ILHÉUS BA 2
    CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA BA 2
    ESCOLA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA BA 2
    ESCOLA DE NEGÓCIOS DO ESTADO DA BAHIA – ENEB BA 2
    FACULDADE ADVENTISTA DE FISIOTERAPIA BA 2
    FACULDADE CASTRO ALVES BA 2
    FACULDADE CATÓLICA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA BAHIA BA 2
    FACULDADE CIDADE DO SALVADOR BA 2
    FACULDADE DE ARTES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS BA 2
    FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALBERT EINSTEIN BA 2
    FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS BA 2
    FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS BA 2
    FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PIEMONTE DA CHAPADA BA 2
    FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA BA 2
    FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS BA 2
    FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA 2
    FACULDADE DELTA BA 2
    FACULDADE DO DESCOBRIMENTO BA 2
    FACULDADE DO SUL BA 2
    FACULDADE DO SUL DA BAHIA BA 2
    FACULDADE DOM PEDRO II BA 2
    FACULDADE EVANGÉLICA DE SALVADOR BA 2
    FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE BA 2
    FACULDADE INTEGRADA EUCLIDES FERNANDES BA 2
    FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI BA 2
    FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA BA 2
    FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS BA 2
    FACULDADE REGIONAL DA BAHIA BA 2
    FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS BA 2
    FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS BA 2
    FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO BA 2
    FACULDADE SANTO AGOSTINHO BA 2
    FACULDADE SANTO ANTONIO BA 2
    FACULDADE SÃO CAMILO BA 2
    FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO BA 2
    FACULDADE SÃO SALVADOR BA 2
    FACULDADE SÃO TOMAZ DE AQUINO BA 2
    FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS JURÍDICAS BA 2
    FACULDADE VASCO DA GAMA BA 2
    FACULDADE ZACARIAS DE GÓES BA 2
    FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA BA 2
    INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR BA 2
    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS BA 2
    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE SALVADOR BA 2
    INSTITUTO SALVADOR DE ENSINO E CULTURA BA 2
    INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DA BAHIA BA 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *