VALENÇA ASSISTE A VITÓRIA DE CONQUISTA

conquistaOs Jornais, A Tarde e o Correio, trouxeram encartes sobre a comemoração dos 171 anos da cidade de Vitória da Conquista, que acontece agora em novembro. Como Valença também comemora seu aniversário de emancipação política na mesma época, uma pessoa disse: “Vitória da Conquista paga os encartes nos jornais porque tem dinheiro e Valença não deve ter, não é mesmo?”. Acredito que os encartes falando sobre Vitória da conquista, pagas aos dois maiores jornais do Nordeste não deve ser tão caro, o difícil é preencher os encartes com matérias de resultados positivos.

Vitória da Conquista, vale salientar, tem apenas 171 anos, Valença tem mais que 400 e só de emancipação política 162 anos. Não podemos comparar os dois municípios. Um está a anos luz do outro, Conquista não está satisfeita por saber que Valença tem quase a mesma idade em emancipação política e está atrás dela, Conquista está preocupada em querer ser uma das cidades mais importantes da Bahia. Conquista tem cabeças pensantes, tem políticos mais preocupados com o desenvolvimento sócio-econômico. Conquista como não tinha uma bela praia, rios, tampouco cachoeiras e reservas de Mata Atlântica, aproveitou a Rio – Bahia (rodovia federal) que passava ali perto para expandir o seu progresso. Parece até uma piada, mas é verdade. 

Temos um enorme potencial turístico, a maior diversificação de agricultura do mundo, uma das primeiras indústrias e a primeira de tecido da América Latina. Estávamos muito a frente deles.

Enquanto Conquista inaugura hospitais, escolas, quadras de esportes e atrai indústrias. Nós importamos bandidos de todos os lugares do Brasil, trazemos presídios e fechamos escolas. Como disse o vereador Barreto ano passado, não sei se ainda sustenta o que falou: “Estamos com mais de 200 demitidos na Prefeitura; os postos de saúde não funcionam; crianças têm aulas debaixo de um cajueiro; a violência só faz aumentar… então não temos o quê comemorar”.

Valença não tem nada mesmo o que comemorar e por isso assistimos a Vitória de Conquista. Uma pena!

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Marcus Ferreira disse:

    Bahia avança nos estudos de gestões metropolitanas

    Foto: Vitor Fernandes
    O primeiro Seminário sobre Gestões Metropolitanas na Bahia foi realizado no município de Vitória da Conquista, na tarde desta segunda-feira (7), no auditório da Câmara de Vereadores, ampliando o debate social a respeito do tema. Técnicos, cientistas, empresários, engenheiros, professores do curso de engenharia em universidades do estado e políticos locais discutiram a importância da consolidação de novas áreas metropolitanas.
    “Esse evento é um marco para a região de Vitória da Conquista, reunindo profissionais da área de engenharia, movimentos sociais e gestores que comprovam a importância de desenvolver mecanismos de gestão participativa com autonomia municipal e sem deixar de acessar projetos e programas federais”, declara o deputado estadual Marcelino Galo (PT), um dos idealizadores do seminário, referindo-se à sua indicação de criar a Região Metropolitana de Vitória da Conquista (RMVC).

    Atualmente a Bahia possui duas regiões metropolitanas (RMs) reconhecidas e criadas pelo Poder Executivo. No Brasil são 42 regiões com esse formato, concentrando mais de 50 milhões de brasileiros. Em Santa Catarina são oito RMs, uma opção do estado para descentralizar o Produto Interno Bruto (PIB) das capitais. “Em Vitória da Conquista existe uma procura por serviços públicos de mais de 80 cidades, caracterizando a importância de unificar os municípios limítrofes para desenvolverem mais ações para atender sua população nas localidades”, afirma o engenheiro e presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-Ba), Ubiratan Félix, que coordenou a realização do Seminário.

    Foto: Vitor Fernandes
    Palestrantes e gestores

    Cerca de 130 pessoas acompanharam as palestras da superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Graça Torreão, do professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba),Nelson Baltrusis, e do professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Ruy Medeiros. Segundo Graça Torreão, “algumas lacunas persistem e se ampliam na legislação referente à questão metropolitana, como a ausência de normas gerais para instituição de regiões metropolitanas referendadas numa política nacional de desenvolvimento urbano e de estudos que contemplem a intensificação da urbanização e as novas formas de organização urbana”.

    O evento em Conquista foi conduzido pelo vice-prefeito Ricardo Marques, junto com Ubiratan Félix, e contou com a presença do prefeito Oberdan Rocha, do empresário e presidente da CDL, Marcos Alberto, do vereador Gildásio Silveira (PT), do diretor do Hospital Regional, Gerardo Júnio, além do presidente do Movimento das Associações de Bairro, Idelzito Rocha, do especialista em Mobilização Social e idealizador da RMVC, Wal Cordeiro, e do membro do Movimento Conquista pode voar mais alto, Zé Maria Caires. “Vamos levar esse evento para outros municípios, na tentativa de unificar as gestões e desenvolver nossa autonomia no sudoeste. Assim poderemos fortalecer o debate da criação da RMVC com uma gestão que leve sustentabilidade para a população”, salienta o prefeito Oberdan Rocha que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste (AMIRS).

  2. Edson F. disse:

    Conquista tem uma particularidade que é difícil de se ver em outros lugares da Bahia:
    MULHER BONITA! Isso lá tem de sobra. É impossível não notar a beleza das conquistenses, pra quem aprecia, lá é o paraíso.

  3. pelegrini disse:

    Edson, mais um bom motivo para conhecer Conquista.

  4. SAIMON TELÊ disse:

    CONQUISTA VEM DE SUCESSIVOS GOVERNOS DO PT POR ISSO ASSISTIMOS UMA CIDADE EM BOAS MÃOS E EM PROGRESSO. O CARA LÁ GOVERNA PELA TERCEIRA VEZ E FAZ SUCESSOR DAQUI A MUITOS ANOS AINDA. VALENÇA TEM O GOVERNO QUE SEMPRE QUIS. QUANDO MUDAR A CABEÇA DO POVO MUDA A CIDADE SE NÃO CONTINUARÁ A MESMA COISA.

  5. Paul Saimon disse:

    Não sei porque os conquistences votaram em peso em Serra na última campanha presidencial e ele ganhou por lá. Gestões sucessivas e “bem sucedidas” do PT na Prefeitura de Conquista, por que não uma parceria com o Governo Federal?

  6. Marcus Ferreira disse:

    Conquistanos orgulha como baianos e nos faz usar suas ações como exemplo para Valença e outros municipios do estado como Valença e Principalmente Salvador.

  7. Marilton disse:

    Sexta, 11 de Novembro de 2011 – 08:17

    Dário Meira: MPF pede prisão de prefeita e dois secretárioFechar: Compartilhe
    Seu Nome:* Seu email:* Email do destinatário* Nome do Destinatário: Sua mensagem:
    O Ministério Público Federal da 1ª Região, em Brasília, solicitou à Justiça a prisão preventiva da prefeita do município de Dário Meira, no sudoeste do estado, Maria de Fátima Aragão Sampaio (PR). Na denúncia encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, também são indiciados com pedido de prisão os secretário Wildes Sampaio Filho (Administração) e Lindolfo Pereira Neto (Finanças), que integrariam suposto esquema de corrupção na Prefeitura, com desvio de verbas públicas federais. Outros quatro servidores municipais e dois empresários também são réus no processo.
    É bom que os prefeitinhos sabidos demais fiquem de barbas de molho!!!!!!

  8. Prof.Francisco Neto disse:

    Realmente V.da Conquista é um Oasis no sertão do Sudoeste. E bem lembrado o jogo de palavras feito pelo amigo Pelé.Conquista aproveitou um Rio…a Rio Bahia estrada que desenvolveu a cidade e todo o sudoeste.Pena que que Valença não soube aproveitar as beneces que deveria ter trazido a Ba-001 em 1993 que ligou valença atraves da ponte com acesso a Nazaré e outras oportunidades que Valença teve para crescer, como por exemplo trazer industrias para nossa cidade que acabaram indo para cidades vizinhas.É uma pena e glórias para Vitoria da Conquista, terra das oportunidades e crescimento !!

  9. J.W disse:

    Esse é o Governo do PT, pautado no socialismo democrático, imagine se não fosse. Esse modelo certamente será copiado por todos os vermelhos estrelares:
    http://www.bocaonews.com.br/noticias/principal/politica/23773,jaques-wagner-039-lidera-039-o-039-baralho-dos-traidores-039.html

  10. Conquistense disse:

    Conquista foi as ruas protestar contra a onda de corrupção que assola o governo. Valença deveria se mirar nesse espelho e organizar a sua marcha contra corrupção.

  11. Conquista marcha contra corrupção disse:

    As ruas de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, também foram tomadas na tarde dessa terça-feira (15) por conquistenses que manifestaram “indignação” contra a corrupção no Brasil. De acordo com o Blog do Anderson, a marcha contou com centenas de pessoas e teve inicio na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, e percorreu várias ruas até chegar a Praça Guadalajara. O ato foi organizado por estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

    Site Bahia Notícias

  12. Dawid Alves disse:

    valeu pelegrini moro em camamu a 3 anos mais sou conquistense catingueiro da serra e vejo sempre o progresso daquela cidade mesmo de longe

    valeu por elogiar minha terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *