ESTUDANTE DE WENCESLAU GUIMARÃES VENCE O FACE E O TAL

clip_image002[4]

Um júri de alto nível assistiu a um grande espetáculo artístico protagonizado pelos estudantes das escolas estaduais do Baixo Sul, no último sábado, na AABB de Valença.

clip_image002

Numa promoção do Governo da Bahia, através da Secretaria da Educação/ Direc 5, a quarta edição do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e a terceira edição do Tempos de Arte Literária (TAL) reuniu caravanas de 14 cidades da região e lotou a Associação Atlética Banco do Brasil. As torcidas organizadas animaram a manhã agitada em que alunos apresentaram músicas e textos literários (poesia, prosa, cordel, etc.) de própria autoria.

A comissão julgadora do TAL foi composta pela poetisa Celeste Martinez; o cineasta e membro do Conselho Estadual de Cultura, Araken Vaz Galvão; poetisa e membro da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes (AVELA), Maria do Perpétuo Socorro; o artista  visual e coordenador do Centro de Cultura de Valença, Otávio Mota; médico poeta e contista, Mustafá Rosemberg e pelo médico, poeta, membro fundador da AVELA, Alfredo Gonçalves de Lima Neto. Já os músicos Augusto Moutinho, Déa Vinhas, Clóvis Luz, Vera Lacerda, Emília Fonseca e Nadson Silva foram os jurados do Festival Anual da Canção Estudantil.

Com um jeito simples misturado a uma performance de artista, o aluno Antônio José de Jesus Santos, do Colégio Estadual Nair Lopes Jenkins, de Wenceslau Guimarães, emocionou o público e venceu as duas competições, surpreendendo com a vitória na etapa regional do FACE e do TAL 2011, faturando dois NoteBook. Ele disse: “há pessoas que nem tentam, outras que tentam e desistem, e existem as que persistem e não desistem nunca. Eu não desisti e acreditei que esse momento ia chegar”, disse emocionado. Os segundos colocados das duas competições ganharam NETBOOK e quem ficou em terceiro lugar recebeu uma câmera digital.

clip_image004

A diretora da Direc-05, Flordolina Angélica, está confiante que o Baixo Sul terá voz na etapa baiana, que acontecerá no dia 18 de novembro, em Salvador. “O nível artístico apresentado hoje aqui assegura o celeiro de talentos do Baixo Sul. Agradeço a toda equipe da Direc e principalmente aos diretores e aos alunos que demonstraram amadurecimento nas duas competições”, disse Flor, que foi muito elogiada no evento por professores, diretores, estudantes e convidados.

O aniversário do centenário de Luiz Gonzaga foi lembrado durante todo o evento, com histórias, textos e músicas. Compositor, cantor, sanfoneiro e instrumentista, Luiz Gonzaga iria completar 100 anos em 13 de dezembro deste ano.

A banda Sala acompanhou os jovens cantores e a Filarmônica 24 de outubro abriu o evento homenagem ao rei do baião.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Dr. ZOIÃO disse:

    Muito bom Dona Flor!!!apareça com mais eventos dessa natureza, a cidade precisa muito, o povo merece e gosta de bons eventos principalmente na cultura que anda capengando em nosso municipio que não existe prefeito, ou o mesmo não tem capacidade como gestor de fazer algo para a juventude,valeu flor da DIREC , forte abço.

  2. LUANA disse:

    Sr. Pelegrini,

    Soube por amigos que algumas matérias nossas estavam sendo divulgadas em seu Blog. Resolvi passar por aqui para verificar. Agradeço pelo apoio gratuito e por ter o perfil de imprensa livre, apesar de não ser jornalista. Acredito que seja sim um jornalista pela batalha diária em abrir espaço ao povo anônimo que a voz merece ser tanto ser ouvida. Assim temos um retrato da opinião pública. Só fico triste quando alguns usam nick names para não se mostrar e aí perde um pouco a credibilidade daquilo que se diz.

    Ressalto que a maioria dos meios de comunicação de Valença só divulgam matérias pagas, mesmo que se tratem de notícias relevantes. Isso é uma pena e é uma das coisas que me impulsiona a parabenizá-lo pela atitude. O estudante Antônio José (vencedor do FACE e TAL) deve ser um jovem que deve ter destaque frente a tantas notícias tristes que ouvimos sobre meninos e meninas que perderam a chance de ter uma vida legal.

    Ele representará nosso Baixo Sul concorrendo com todas as Direc da Bahia. Vamos torcer por ele e incentivar que outros jovens expressem seus talentos no palco vivo da escola pública e de todos nós.

    Antes, admirava seus picolés cujo sabor é inigualável, agora, posso dizer que também o admiro pelo teor singular de sua linguagem e falta do que se chama de “rabo preso” (conclusão após “passear” pelas últimas matérias).

    Peço, meu caro, que seja verdadeiramente IMPARCIAL. Valença cansou de respirar a mídia direcionada.

    P.s. – Todas as vezes que sentir vontade de comentar, será com o meu próprio nome e e-mail, pois é assim que acredito na construção da boa política.

    Até um dia,

    Luana Figueiredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *