Encontro de Gerações marca comemoração do dia municipal da Ginástica Rítmica em Valença
por Márcia Simas – Ascom-Sudesb
Três gerações da Ginástica Rítmica Baiana se encontraram neste sábado (3/9), no ginásio do município de Valença, para celebrar o Dia Municipal da Ginástica, e também todas as conquistas que a cidade alcançou com a propagação da modalidade esportiva. O encontro reuniu a presidente da Federação Baiana de Ginástica, Maria Elisa Lemos, que foi professora de Silvia Sacramento, responsável pelos primeiros passos na modalidade da atual professora de ginástica do município, Gilcélia Barbosa.
Como parte das comemorações, aconteceu durante todo o sábado, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estados da Bahia – Sudesb, o festival de ginástica, que pelo segundo ano, presta homenagem à professora Silvia Sacramento, com o troféu batizado com seu nome. "Fico feliz com a homenagem, pois receber reconhecimento em vida é muito importante. Este evento é grandioso, pois a ginástica tira crianças da rua, e faz com que elas tenham outras perspectivas de vida. Sou de uma família bastante humilde e foi através deste esporte que consegui enxergar novos horizontes", disse Sacramento.
Na festa de abertura do festival de ginástica rítmica, a presidente da federação baiana de ginástica, Maria Elisa, oficializou o termo de cessão de uso de tapete próprio para a prática da modalidade, cedido pela Sudesb, ao presidente do Instituto Desportivo Valenciano da Bahia-IDV, Mauricio Cantão. Na oportunidade, a professora destacou que Valença é o único município brasileiro que possui o dia municipal da ginástica rítmica e, por conta disso, tem registrado momentos importantes. "Cada ano este evento cresce. Primeiro recebeu a Grabiela Brentan, depois a Seleção Brasileira e, este ano, a federação é contemplada com o tapete. E sei que o tapete é um sonho para toda escola de ginástica.", disse Elisa.
Em seguida, já utilizando o novo tapete, atletas de Valença, Camaçari e Madre de Deus fizeram apresentações especiais. Entre as ginastas, estava Flora Moraes, de 13 anos, que recentemente foi selecionada para integrar a seleção baiana e vai representar a Bahia nas olimpíadas escolares, neste mês de setembro, em João Pessoa, e também foi contemplada com o Programa Bolsa Esporte. " Este incentivo é importante porque meus pais não têm condições de arcar com todas as despesas de uma ginasta. Os collants, aparelhos, fitas e inscrições para participar de competições têm um custo muito alto e este programa é um grande passo para grandes conquistas", disse Flora.
História – Com apenas 16 anos, Gilcélia chegou à cidade de Valença e propagou no município todo aprendizado adquirido com a professora Silvia Sacramento, quando era sua aluna em Salvador. "Quando vim morar nesta cidade, as pessoas nem sabiam o que era ginástica rítmica. Comecei ensinando a oito crianças. Com o tempo foi se multiplicando e hoje presencio este ginásio cheio de crianças e mães que acompanham e reconhecem meu trabalho, a minha luta. É muita felicidade, e a pessoa que me ensinou está aqui do meu lado (referindo-se a Silvia Sacramento)", disse, emocionada, a professora Gilcélia.
Hoje é aniversário de minha mãe e dia da ginasta em Valença. Quero desejar a minha mãe toda felicidade do mundo e dizer que amo muito e tenho orgulho de ter uma mãe tão forte assim. Beijos mãe e parabéns por fazer através do esporte a alegria na vida de tanta gente e educar tantos jovens e também por lutar por uma Valença melhor, isso mostra que não precisa ser política pra isso, basta ter coragem e vontade, cada um fazendo sua parte e acreditanto tudo é possível.
Sábado a senhora mostrou que com trabalho e amor a causa podemos realizar sonhos e o mais legal é que a senhora não se deixou levar pela falta de coragem de outras pessoas e seguiu em frente.
Exemplo pra mim.
Amo mãe!