Eleitores em situação irregular terão título cancelado após dia 4 de maio

teEleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições terão o título cancelado se não comparecerem ao cartório eleitoral até 4 de maio. Para realizar o procedimento, é necessário levar documento oficial com foto. Para verificar se o título está passível de cancelamento, o interessado deve acessar o site. Segundo informações do iBahia, a Justiça Eleitoral considera cada turno de votação como uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, quem não regularizar a situação não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

REQUALIFICAÇÃO DA ORLA DO GUAIBIM: PELEGRINO GARANTIU QUE O GOVERNO FARÁ TODOS OS ESFORÇOS PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

NELSONO secretário Estadual do Turismo, Nelson Pelegrino cumpriu agenda nesta segunda-feira (20) na Costa do Dendê e anunciou para Valença a retomada da pauta para realizar a tão sonhada requalificação da Orla de Guaibim. O secretário, que desembarcou no Aeroporto de Valença, acompanhado do secretário Estadual da Cultura, Jorge Portugal; do deputado Estadual (PT), Rosenberg Pinto e do ex-prefeito de Cairu, Manoel Peleteiro, foi recepcionado pela prefeita Jucélia Nascimento e equipe. O anúncio aconteceu durante um café da manhã com empresários do trade turístico e representantes da ACE/CDL e Sebrae no restaurante Mara Beach na Praia de Guaibim. De acordo com o secretário, a Prefeitura já concluiu o projeto executivo, através da Conder e os próximos passos serão dados na direção de cadastrar este projeto junto ao Ministério do Turismo. Ele garantiu que o governo fará todos os esforços para a realização da obra. “O governador Rui Costa é um parceiro de Valença, fará tudo que for possível para ajudar o município. O passo preliminar para a gente pensar no futuro desse projeto da Orla de Guaibim foi dado com o projeto executivo, que está inserido no Prodetur II e podemos cadastra-lo no Ministério do Turismo; e até eventualmente, o próprio Governo do Estado fazer a licitação”, destacou Pelegrino. A prefeita Jucélia Nascimento destacou também a grande parceria com o governo do Estado, que tem ajudado o município a quebrar paradigmas. Destacou também a atuação da sua equipe, aproveitando o momento para citar as participações de Júlio Oliveira, secretário do Turismo e Aline Reis, secretária da Cultura. Jorge Portugal garantiu voltará em breve a Valença para cumprir uma pauta específica para a Cultura. Participaram ainda do evento, a ex-primeira dama de Cairu, Graça Peleteiro, os vereadores Fabrício Lemos e Lelo.

Por Magno Jouber

MST ocupa 22 fazendas na Bahia

4 congresso nacionalk mst - brasilia - df - agosto 2001Credito: arquivo MSTO MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupou 22 fazendas na Bahia da noite de sexta-feira, 18, até a madrugada dessa segunda, 20, dentro do que chamam “Jornada de Lutas – Abril Vermelho”. As três últimas ações ocorreram em áreas dos municípios de Igrapiúna, Vitória da Conquista e Planaltina. A entidade pretende chegar a trinta propriedades ocupadas até o final do mês. Não foram registrados conflitos durante a ação do movimento. Conforme nota divulgada pelo núcleo estadual do MST “o mês de abril representa historicamente um momento que marca a Jornada Nacional de lutas pela Reforma Agrária e denuncia a violência e impunidade dos crimes no campo.

Concurso Tribunal Federal da 1ª Região

trfO Tribunal Regional Federal da 1ª Região, publicou a retificação do edital do XVI Concurso Público destinado ao provimento de vagas no cargo de Juiz Substituto Federal. O subsídio pago aos aprovados é de R$ 23.997,19.

A modificação se refere ao quantitativo de vagas ofertadas, que agora é de 155 e não mais 228.

Podem participar profissionais que sejam bacharéis em Direito a pelo menos três anos, por instituição de ensino superior, oficial ou reconhecida, com diploma registrado no Ministério da Educação e que comprovem no ato da inscrição definitiva por intermédio de documentos e certidões, 3 anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau.

Quer se inscrever? Então preencha a ficha até o dia 28 de abril de 2015, no site www.cespe.unb.br. A taxa de participação é de R$ 239,00.

NÃO RESPEITAM AS LEIS, MAS EXIGEM RESPONSABILIDADES DO PODER PÚBLICO

ruaEu já estava pra fazer essa postagem há muito tempo, porém me segurei um pouco pra que depois não dissessem que fui precipitado e não dei oportunidade para que as pessoas notassem que a Travessa Oldack Nascimento havia mudado o sentido do trânsito e que ali virou só mão, indo da Fabrolim até a Avenida Dendezeiros. Ora, porque temos que chamar a atenção dos motoristas para esse fato, se a rua tem faixa indicando que é sentido obrigatório, todas as transversais tem sinalização idicando que descedo para a Orla é contra-mão? Passo ali todos os dias e fico besta de ver veículos de todos os portes, pequenos a grandes dando suas contra-mãos. Observo também que as pessoas que dão contra-mão não são pessoas sem esclarecimentos, mas sim, pessoas bem esclarecidas, dessas que vão ao Facebook, criticar os supostos buracos das ruas, os postos de saúde que dizem não fucionar, pessoas que compartilham tudo que é detonando o poder público nas redes sociais.

rua IIIrua IIAgora pergunto: como pode uma pessoa dessas se queixar de alguma coisa? Porque não respeitam a sinalização de trânsito primeiro, para depois falar mal do poder público? É isso que eu chamo de hipocrisia.

Depois vão pras ruas, redes sociais e tudo que for meio de comunicação para criticar. Estão certos, senhores? Como posso acreditar nos senhores quando criticam a administração pública, se depois os vejo dando contra-mão no trânsito? Podendo inclusive numa dessas arbitrariedades, levar alguém à morte.

O POETA FICOU MAIS VELHO

vidal IIOntem foi aniversário do nosso poeta maior, Ricardo Vidal, esse jovem, filho de um grande amigo meu, ex-colega Bancário, Vidal e Vilma. O poeta ontem, aproveitou e mostrou seus dotes culinários, olha que o cara fez uma feijoada a lá americanos que ficou um espetáculo, só não vou falar o segredo porque ele me pediu para não revelar, mas se algum dia alguém for experimentar sua feijoada, não se preocupe que ele revela o segredo.

vidalRicardo, muitos anos de vida, sucesso nas suas poesias e continue sendo esse cara legal, romântico e bom caráter que você sempre foi. Espero que você não se aprofunde muito nesse ramo de culinária, senão eu vou acabar perdendo o meu espaço. A feijoada de ontem estava simplesmente deliciosa!

PERSONALIDADES NA POSSE DE GRAÇA PELETEIRO NA SECRETARIA DE TURISMO DE CAIRU

três

Ao lado do Secretário de Turismo, Gisele, da Coordenação Pedagógica da Ed. Infantil da Gamboa, Tais ADM da Secretaria de Gamboa e Ioná Manuela da Coordenação geral dos CRAS/Igualdade Racial

ee

O Superintedente da Agricultura de Cairu, Éé, saudando o Secretário Nelson Pelegrino

jorge

Secretário de Cultura Jorge Portugal ao lado de Romilosn, diretor da ASTRAM e o vereador Bino de Torrinhas

romilson

Aqui o Secretário Nelson Pelegrino ao lado de Romilson, Balbino e o Agente de portaria do Pier da Gamboa

fernnando

Fernando ao lado do deputado Rosemberg Pinto, apoio recíproco

ju

Prefeita Jucélia saudada por baianas na chegada ao Morro de São Paulo

angelo

Nosso correspondente da Gamboa do Morro e Assessor de Comunnicação da Câmara de Vereadores de Cairu, Angelo Albuquerque, ao lado de sua prefeita preferida e do Secretário Nelson Pelegrino

entrevistando

Ricardo Lemos entrevista o Secretário

CAIRU: FERNANDO DÁ POSSE A GRAÇA PELETEIRO NO TURISMO E SEGUE GOZANDO DE MUITO PRESTÍGIO

GRAÇA

Graça (nova Secretária de Turismo) e Manoel Peleteiro, prefeito por duas vezes e querido pelo povo

A posse da nova Secretária de Turismo de Cairu, Maria das Graças Luz Peleteiro, ex-primeira-dama do município, é mais uma arma poderosa que o grupo de Fernando Brito prepara contra a oposição. Fernando sabia que mais cedo ou mais tarde ele teria o apoio do velho cacique Manoel Peleteiro e estava preparado para recebê-lo. Manoel Peleteiro é homem querido naquelas bandas, notamos com sua chegada ao Morro de São Paulo, onde políticos e empresários daquela localidade o recebiam com carinho e respeito.

Graça Peleteiro, irradia simpatia por onde passa, o povo também tem muito carinho por ela. Em seu pronunciamento de posse, a nova secretária, que é natural do Morro de São Paulo, anunciou que vai prestigiar os investimentos junto aos empreendedores nativos, assim como vai privilegiar as ações de atração do turismo para as ilhas.

Fernando Brito demonstra confiança com suas novas adesões e diz que, apesar das peculiaridades do município não se dá ao luxo de falar que não precisa do Governo “os caminhos que trilhamos dependem muito da parceria com o governo”, afirma Brito.

O velho ditado diz que, “de grão em grão, a galinha enche o papo”, com Fernando foi diferente, encheu o papo de uma só bocanhada, soube ser humilde e conduziu o processo de forma inteligente e prudente, trouxe em primeiro lugar o Governo do Estado, depois o grupo de Maneca Ché, o empresário Luiz Mendonça e por fim o grande líder Manoel Peleteiro.

Sabemos que Hildécio é uma grande liderança no Baixo Sul, mas não será fácil enfrentar um Fernando forte, experiente, comedido, e que, na hora que precisa bater, ele bate, assim como fez na Câmara Intinerante da Gamboa, sem usar pudor, para aqueles que ele acha que não tem.

Fernando surpreende com sua capacidade de somar, está com um discurso mais apurado, amadurecido, tem humildade. No último evento religioso que teve em Cairu ficou com a moral lá em cima, conseguiu juntar mais de 4 mil pessoas no evento, feito na sede. Será difícil para a oposição desconstruir uma política que se faz com solidez. Aos que devem trabalhar nesse processo de desconstrução, deverão ficar atentos para que isso não dê uma reversão e o povo não queira interpretar de forma diferente e joguem o feitiço contra o feiticeiro.