PMAT – pouquíssimos municípios conseguem. Cairu é um deles.
Sou de outro município e assisto de camarote o desempenho da terra em que o sol é a sua gente. Cairu tem um povo realmente iluminado e cada vez vem vivendo dias melhores. Hoje me deu uma “inveja santa” de Cairu – aqui vizinho – está bem avançada em muitas áreas e é exemplo para a Bahia.
Cairu acaba de ganhar o PMAT – Programa de Modernização Tributária que tem o objetivo de “apoiar projetos de investimento da Administração Pública Municipal voltados à modernização da administração tributária e à melhoria da qualidade do gasto público, a fim de proporcionar aos municípios uma gestão eficiente, que gere aumento de receitas e/ou redução do custo unitário dos serviços prestados à coletividade”.
Esse projeto foi tentado na época do ex-prefeito, mas a tentativa foi frustrada sem nenhum sucesso. Cairu ficou fora e teve que esperar Fernando chegar. O que o ex não conseguiu, o atual tirou de letra. Cairu foi um dos 04 municípios de nosso Estado contemplados com o PMAT – um programa que apoia projetos voltados para melhorar o desempenho da gestão pública e modernizar a administração dos municípios.
É um tipo de financiamento de aproximadamente 8 milhões que o arquipélago agora ganhou, dada a organização e eficiência do governo de Fernando Brito – um cara simples, humilde, do povo, com cara de manso e quietinho, mas que vem mostrando ser bem ligeiro. Um amigo meu de Cairu me disse que ele não tem nada de quietinho e utilizou a expressão: “Fernando é correria”. De cá eu vejo ele como uma fera na gestão de Cairu, que talvez muitos não davam nada, mas que vem surpreendendo. Em 2 anos, Brito conseguiu realizar muito mais do que o ex-prefeito que governou 8. Isso é incontestável e se prova com o volume de obras em andamento em Cairu, mesmo com toda a crise financeira que todos os municípios do país tem vivido.
É aquela coisa de não arranjar desculpas do “porque não está fazendo”, mas sim AGIR e FAZER ACONTECER com competência e criatividade. Fernando não mede esforços e Cairu é um canteiro de obras. Isso é admirável!
E tem mais: agora investe em sua gente e não só nas fachadas e prédios bonitos. O conteúdo começou a ser olhado, com olhos bem mais atentos.
Vi uma postagem de alguém deturpando essa informação e acusando a prefeitura de fechar uma escola. Puro devaneio. Procurei pessoas ligadas à Prefeitura de Cairu e fonte certa informou que não existe nenhuma chance de nenhuma escola ser desativada por causa do PMAT. Pelo contrário. A escola receberá reforma e será ampliada, e o PMAT vai ajudar nisso.
O PMAT vai economizar os vários alugueis que a Prefeitura paga em Morro de São Paulo em diversos prédios espalhados pela ilha e esse recurso vai permitir o pagamento da parcela do financiamento. O PMAT vai fazer com que MSP tenha um centro administrativo numa sede própria, com serviços unificados, melhorando o atendimento à população e tornando a ação dos órgãos públicos mais ágil.
Talvez esse cara de Valença que postou isso deve se doer porque em outros tempos – não muito distantes – o IDEB de Cairu era um dos piores da Bahia a gestão de Fernando vem mudando isso, para além de entregar as escolas modelos, investe no professor (vai ter aumento agora) e na área pedagógica como nunca antes na história do município.
Parece que Cairu, como dizia o slogan, só era “bom de viver aqui”, mas agora experimenta o que é MELHOR, pois tem um prefeito que realmente se preocupa com sua gente.
Com certeza o cidadão cairuense não sabia o que era realmente BOM de verdade, até experimentar o que é MELHOR.
Entre o BOM e o MELHOR, prefiro Fernando – beeeeem melhor.
Sugiro: tirem o cisco das suas vistas!
Vamos enxergar. O cara é bom!
*De um leitor do Blog, que não se identificou
[…] medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos…
Valeu, Eliezer, a satifação foi minha de viajar com um dos profissionais mais gabaritado da área.
Meu caro, Será que o povo vai prestigiar esses "eventos"?! Espero que tenha sucesso em cada bairro, que se valorize…
Profissional exemplar
Querido Pelegrini, que satisfação te conhecer pessoalmente, gratidão pelas palavras de reconhecimento. Sempre digo que "quem não vive pra servir,…