Fernando Brito faz balanço positivo dos 30 meses de governo

fernaNeste mês de junho serão completados dois anos e meio das administrações dos prefeitos que assumiram em janeiro de 2013. Em Cairu, o prefeito Fernando Brito está aproveitando o momento para apresentar a servidores e às comunidades um balanço das principais obras realizadas no município durante seus primeiros 30 meses de governo.

No último domingo (31) foi a vez da Sede, numa reunião de centenas de pessoas no Convento de Santo Antônio. O chefe do Poder Executivo Fernando Brito disse que é de fundamental importância a amostragem dos feitos a cada período, pois serve como prestação de conta do nosso avanço no campo da infraestrutura em todas as localidades. “Num recorte qualquer de algum período de 30 meses, nos últimos dez anos, nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Juntamos as grandes obras executadas até aqui pela nossa gestão e formatamos um formidável conjunto de realizações do governo municipal, que vem melhorando bastante a vida de quem mora em Cairu”, afirmou Brito.

PREFEITA JUCÉLIA SE REUNIU HOJE COM O SECRETÁRIO DA SERIN, JOSIAS GOMES

josiasPrefeita Jucélia Nascimento esteve na tarde de hoje com o Secretário da SERIN, Josias Gomes,  tratando sobre diversos assuntos de nossa cidade. “Na oportunidade reforçamos o início do Projeto do nosso Anel Viário, pavimentação, pedido de complementação da iluminacão do posto Moça Bonita até o abatedouro de Chico do Galeto entre outras demandas. Muito proveitosa, agradeço o carinho do Secretário Josias Gomes”, escreveu a prefeita na sua página do Facebook.

POR 10 VOTOS CONTRA, E CINCO A FAVOR, O REQUERIMENTO DE PEDIDO DE CPI DO VEREADEADOR ADAILTON FOI DERRUBADO NA CÂMARA

CPIAgora há pouco na sessão da Câmara de Vereadores de Valença, os vereadores Reginaldo Araújo, Lelo, Barreto, Fabricio Lemos, Tacio Lima, Betão, Benvindo, Ei, Bertolino e o presidente Agostinho Junior, votaram contra o pedido de CPI que seria aberto para apurar as supostas irregularidades da prefeitura. Os edis na maioria acham que a denúncia não tem fundamentos, e que não cabe CPI, por ser um processo longo e sem necessidade.

Reginaldo Araújo disse que confia na prefeita e tem certeza que a denúncia não veio como forma de fiscalizar, mas como forma politiqueira. Segundo o vereador, o que estão querendo é desestabilizar a gestão da prefeita.

Já o vereador Bertolino de Jesus, disse que a denúncia era uma coisa orquestrada, pois antes mesmo de ser feita na Câmara já se comentavam em redes sociais, sugeriu também que os vereadores averiguassem as denúncias antes de assinar o pedido de CPI.

O vereador Jairo disse que vem fiscalizando esses carros há mais de um ano e que a sua denúncia foi feita por enquanto em cima de alguns carros, justamente os que estavam indo para leilão. E que poderiam não ser fiscalizados depois de vendidos.

UTILIDADE PÚBLICA

raellPor Raell Costa

Amigos e amigas, vejo diariamente publicações sobre roubos e furtos de aparelhos celulares e outros crimes de menor potencial ofensivo que não causam maiores danos à vida, contudo, não menos constrangedores e traumatizantes para qualquer pessoa envolvida.

Essa é uma triste realidade que atinge quase a totalidade das cidades de médio e grande porte no País. Porém, esses delitos não podem ser caracterizados como “normais”. Muito menos, devem ser tradados de forma banal, tanto pela população como pelas instituições públicas de segurança e justiça.

Passarei 5 informações que podem auxiliar a todos e todas que tiverem aparelhos celulares furtados, roubados ou extraviados:

1ª – Toda vez que tiver um celular roubado ou furtado, em qualquer ambiente interno ou externo, antes de publicar nas redes sociais, peça emprestado um outro aparelho e, ligue imediatamente para o #190 da Polícia Militar. Isso é necessário para que o setor de planejamento saiba onde e como ocorrem esses tipos de crimes, e redesenhe e empregue de forma mais eficaz o efetivo nas áreas mais recorrentes.

2ª – Após informar a Polícia Militar, dirija-se com brevidade até uma delegacia da polícia civil para registrar o boletim de ocorrência, o famoso B.O, para que haja registro formal e, desta forma, mapeamento para o pessoal da investigação.

3ª – Em caso de smartphone, deixe sempre os dispositivos de rastreamento ativos, seja qual for seu sistema operacional – iOS, Android ou Windows Phone -, eles podem auxiliar a Polícia – não é você, lembre-se disso – a encontrar de forma mais rápida, usando os dados de GPS.

4ª – Inutilize o celular bloqueando o IMEI (um número de identificação do aparelho que vem na caixa ou pode ser obtido através da discagem dos caracteres *#06#, na maioria dos celulares, guarde em local seguro, você pode precisa). Essa medida ANULA, INUTILIZA o aparelho mesmo que seja trocado o chip. Isso pode ser feito na loja que você comprou o celular ou em qualquer outra, desde que haja boa vontade.

5ª – Por último, porém não menos importante, NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, NEM QUE A VACA TUSSA, NEM QUE O VITÓRIA SEJA CAMPEÃO BRASILEIRO, faça perseguição, reaja ou entre em confronto corporal com o assaltante! É melhor perder um celular do que a vida ou a saúde plena. A Polícia tem as ferramentas e a competência para fazer as buscas, apesar do efetivo abaixo do necessário, não falta boa vontade dos profissionais, exceto alguma minoria.

É uma infeliz realidade, entretanto, evite utilizar sem atenção, de forma distraída, principalmente em locais abertos, dispositivos eletrônicos.

Enfim, esta é a minha pequena contribuição para aqueles e aquelas que utilizam, assim como eu, aparelhos celulares para as inúmeras atividades de comunicação, finanças, entretenimento e educação. Espero ter ampliado o leque de informações sobre esse tipo de acontecimento.

FLÁVIA MORAIS (PDT-GO), A VERDADEIRA INIMIGA DOS TRABALHADORES

flavia

Relatora do projeto, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) argumentou que o texto desvirtua o objetivo do benefício

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público rejeitou, no último dia 27, proposta que estende a concessão da bolsa de qualificação profissional a quem estiver desempregado há mais de 12 meses.

A proposta será arquivada, por ter sido rejeitada pela única comissão de mérito que a analisou, a menos que haja recurso para que seja votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

O objetivo da medida, prevista no Projeto de Lei 7633/06, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), era oferecer aos trabalhadores desempregados os meios para se empregarem novamente. No entanto, a relatora na Comissão de Trabalho, deputada Flávia Morais (PDT-GO), recomendou a rejeição da matéria com o argumento de que a proposta desvirtua o objetivo da bolsa de qualificação profissional.

Atualmente, a bolsa de qualificação, prevista na Lei 7.998/90 (que trata do seguro-desemprego), beneficia o trabalhador que tenha tido o contrato de trabalho suspenso para participar de curso oferecido pelo empregador, desde que autorizado em acordo coletivo.

A mesma regra foi inserida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43), que prevê a suspensão do contrato de trabalho, por dois a cinco meses, para qualificação do empregado.

“A bolsa de qualificação não tem por finalidade oferecer cursos de qualificação, mas impedir a interrupção do vínculo empregatício. A concessão do curso é da competência do empregador, que se vê isento de arcar com as verbas trabalhistas durante a suspensão do contrato. Uma vez suspenso o contrato, caberá ao FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador] apenas custear um auxílio financeiro temporário ao trabalhador enquanto ele se qualifica”, explicou Flávia Morais.

A comissão rejeitou ainda o PL 2951/08, que tramita em conjunto e cria um auxílio-recolocação para os trabalhadores desempregados.

BOM DIA!

valença

valeça II

A cidade mais linda do mundo, o melhor povo, só podia ser Valença, na Bahia, Brasil. Bom dia, povo!

CAIRU RECEBE AO VIVO O PROGRAMA ESPAÇO ABERTO

duplaCom quase dois anos no ar, o Programa Espaço Aberto, exibido de segunda a sexta-feira, pela Rádio Clube de Valença e apresentado pelos comunicadores Ricardo Lemos e Rodrigo Mário estará neste terça-feira (02), em Cairu para mais um Projeto Espaço Aberto Itinerante.

A transmissão será realizada na Câmara Municipal de Cairu e terá a participação de diversas autoridades e a comunidade do arquipélago. A técnica estará sob a direção de Gilson Cícero.

O Espaço Aberto já exibiu o seu programa itinerante em Morro de São Paulo, Gamboa e Cairu e o projeto dos seus apresentadores é de percorrer as cidades do Baixo Sul e os bairros de Valença.

Com um formato político e, o Espaço Aberto possui diversos quadros e correspondentes a exemplo do filho ilustre de Valença, Leví Vasconcelos, Ricardo Hage, Cláudio Queiróz, Ângelo Albuquerque e Fabrício Lemos.

Todas as sextas-feiras o Programa exibe o “Bate Papo com os Blogueiros”, com as participações de Pelegrini, Magno Jouber, Cláudio Cacau, Lidiane Silva e Vanessa Andrade sob a batuta de Ricardo Lemos e Rodrigo Mário. Com o intuito de democratizar ainda mais o programa, as sextas cada blogueiro escolhe o seu convidado para a sabatina e debates.

VEREADOR FABRICIO LEMOS PEDE INTERVENÇÃO DA SECRETARIA DE TRANSPORTES NA BA 001

Câmara XO vereador Fabricio Lemos, fez uma indicação na sessão Câmara de Vereadsores terça-feira (26) para que Secretaria de Transportes e Rodagens de Valença, intervesse junto à SIT (Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia), a melhoria da BA 001, no sentido Valença Taperoá, “estive em Cajaiba, mais precisamente no Continental, a semana passada, e comprovei as péssimas condições da estrada. Sabemos que não é de competêcia da prefeitura, mas, devido ao prestígio a credibilidade junto ao estado, tenho certeza que poderemos ter êxito com essa itervenção“, disse o vereador.