Por Raell Costa
Amigos e amigas, vejo diariamente publicações sobre roubos e furtos de aparelhos celulares e outros crimes de menor potencial ofensivo que não causam maiores danos à vida, contudo, não menos constrangedores e traumatizantes para qualquer pessoa envolvida.
Essa é uma triste realidade que atinge quase a totalidade das cidades de médio e grande porte no País. Porém, esses delitos não podem ser caracterizados como “normais”. Muito menos, devem ser tradados de forma banal, tanto pela população como pelas instituições públicas de segurança e justiça.
Passarei 5 informações que podem auxiliar a todos e todas que tiverem aparelhos celulares furtados, roubados ou extraviados:
1ª – Toda vez que tiver um celular roubado ou furtado, em qualquer ambiente interno ou externo, antes de publicar nas redes sociais, peça emprestado um outro aparelho e, ligue imediatamente para o #190 da Polícia Militar. Isso é necessário para que o setor de planejamento saiba onde e como ocorrem esses tipos de crimes, e redesenhe e empregue de forma mais eficaz o efetivo nas áreas mais recorrentes.
2ª – Após informar a Polícia Militar, dirija-se com brevidade até uma delegacia da polícia civil para registrar o boletim de ocorrência, o famoso B.O, para que haja registro formal e, desta forma, mapeamento para o pessoal da investigação.
3ª – Em caso de smartphone, deixe sempre os dispositivos de rastreamento ativos, seja qual for seu sistema operacional – iOS, Android ou Windows Phone -, eles podem auxiliar a Polícia – não é você, lembre-se disso – a encontrar de forma mais rápida, usando os dados de GPS.
4ª – Inutilize o celular bloqueando o IMEI (um número de identificação do aparelho que vem na caixa ou pode ser obtido através da discagem dos caracteres *#06#, na maioria dos celulares, guarde em local seguro, você pode precisa). Essa medida ANULA, INUTILIZA o aparelho mesmo que seja trocado o chip. Isso pode ser feito na loja que você comprou o celular ou em qualquer outra, desde que haja boa vontade.
5ª – Por último, porém não menos importante, NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, NEM QUE A VACA TUSSA, NEM QUE O VITÓRIA SEJA CAMPEÃO BRASILEIRO, faça perseguição, reaja ou entre em confronto corporal com o assaltante! É melhor perder um celular do que a vida ou a saúde plena. A Polícia tem as ferramentas e a competência para fazer as buscas, apesar do efetivo abaixo do necessário, não falta boa vontade dos profissionais, exceto alguma minoria.
É uma infeliz realidade, entretanto, evite utilizar sem atenção, de forma distraída, principalmente em locais abertos, dispositivos eletrônicos.
Enfim, esta é a minha pequena contribuição para aqueles e aquelas que utilizam, assim como eu, aparelhos celulares para as inúmeras atividades de comunicação, finanças, entretenimento e educação. Espero ter ampliado o leque de informações sobre esse tipo de acontecimento.
[…] medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos…
Valeu, Eliezer, a satifação foi minha de viajar com um dos profissionais mais gabaritado da área.
Meu caro, Será que o povo vai prestigiar esses "eventos"?! Espero que tenha sucesso em cada bairro, que se valorize…
Profissional exemplar
Querido Pelegrini, que satisfação te conhecer pessoalmente, gratidão pelas palavras de reconhecimento. Sempre digo que "quem não vive pra servir,…