PALMAS GANHA PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR

femamvaNuma parceria da Federação das Associações de Moradores de Valença e Costa do Dendê (FEMAMVA), Instituto Livre de Ciências Educacionais (LUME) e Prefeitura de Jaguaripe, foi implantado no distrito de Palmas, o Projeto de Educação Popular com atividades presenciais e formação universitária.

Na solenidade de abertura, que aconteceu no ultimo sábado (06), no salão paroquial de Palmas foi apresentada toda a metodologia que será utilizada pelo Instituto na promoção da inclusão social, propiciando um processo de qualificação profissional.

O evento contou com a participação do presidente da FEMAMVA, Romilson Muniz; do diretor do LUME, Márcio Policarpo; da diretora de desenvolvimento rural sustentável de Jaguaripe, Roberta Ribeiro; da vice-diretora do Colégio Municipal Francisco Lobo, Marlene Oliveira; da coordenadora pedagógica, Luciane Machado, dos administradores Rosnildo Batista e Olavo Santana e da diretora da APLB e professora Salete Lucena que proferiu a aula inaugural sobre a história da educação.

Os cursos de extensão são oferecidos em parcerias com os núcleos universitários das faculdades conveniadas, junto ao Instituto com o objetivo de atender as demandas das políticas de relações de aproximação das comunidades, que vivem distante dos espaços universitários. Esse é o foco do projeto de Educação Popular.(ASCOM-FEMAMVA)

PREFEITA JUCÉLIA NASCIMENTO DISSE QUE TRABALHA DURO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO POVO NO MUNICÍPIO

juOntem, sexta-feira (05), a prefeita Jucélia Nascimento concedeu entrevista na Rádio web Edmais FM, e falou sobre o que se fez e o que ainda tem por fazer na cidade. A prefeita admitiu a dificuldade de se administrar um município com a complexidade de Valença, não é fácil um município que tem uma zona rural extensa, com mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais, aglomerados rurais, povoados, distritos e até vila, não é fácil chegar a todos os lugares ao mesmo tempo, a minha equipe trabalha todos os dias, sábados domingos e feriados, cobro todos os dias ações dos secretários”, disse a prefeita, mostrando que precisa muito empenho do gestor para que não falte atenção ao povo.

Governo oferece 6.145 vagas para professores de escolas da rede estadual

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, publicou edital, na edição do Diário Oficial na quinta-feira (4), com a oferta de 6.145 vagas para as funções de professor da Educação Básica, da Educação Profissional e de professor indígena nas unidades escolares da rede estadual.

O Processo Seletivo Simplificado, por tempo determinado de até 24 meses e possibilidade de renovação por igual período uma só vez, objetiva à contratação dos professores pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Conforme o edital, 4.616 vagas destinam-se a docentes do ensino básico, 1.282 (docentes da Educação Profissional) e 247 (professor indígena). Havendo necessidade e interesse da Administração e disponibilidade orçamentária, o número de vagas previsto no edital poderá ser ampliado.

Das vagas oferecidas no prazo de validade do processo seletivo, 30% são reservadas a candidatos negros, em cumprimento ao disposto no Artigo 49 da Lei estadual nº 13.182 de 06/06/2014, bem como às disposições do Decreto estadual nº 15.353 de 08/08/2014.

VEREADOR REGINALDO ARAÚJO DISSE QUE A CPI DO COMBUSTÍVEL ERA UM GOLPE DA OPOSIÇÃO

cpi sEu soube que, pela vontade da prefeita Jucélia Nascimento​ a CPI deveria ser instalada, mas o vereador Reginaldo Araújo (líder da prefeita) achou melhor que não, pois a CPI pode levar até seis meses para ser concluida (“esse era o interesse da oposição” falava o vereador), e enquanto isso o desgaste dos boatos seriam nocivos para a gestora. Reginaldo ainda disse que o requerimento para o pedido de CPI era justamente porque eles sabiam que quem apoia a prefeita não iria assinar o pedido, uma armação para jogar os parlamentares contra a população “Foi um golpe da oposição”, disse o vereador que ainda os chamou de “hipócritas”.

Valença: Ponto facultativo nas repartições públicas municipais

Considerando o feriado  de Corpus Christi nesta quinta-feira (04), portaria assinada pela prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, determina para as repartições públicas municipais:

– Quarta-feira (03): expediente das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas;
– Sexta-feira (05): Ponto Facultativo.
O disposto na portaria não se aplica às atividades em serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção.
Ascom/Governo de Valença

VIVA A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

agelo

Aqui o blogueiro entre a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento e o Secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino

Por Angelo Albuquerque*

Com o fortalecimento das redes sociais todos hoje podem emitir opinião sobre absolutamente qualquer assunto, tudo isso só é possível graças a liberdade de expressão, que garante a todos falar aquilo que pensa mas também se responsabilizar por aquilo que diz.

Ameaças a rede de comunicação alternativa 

Tenho muito orgulho em ser conhecido como blogueiro, pois foi o trabalho com meu blog que me levou a ser colunista de um dos maiores jornais do estado o Rolando Na orla, confesso que fiquei envergonhado com a noticia dada pelo companheiro da noticia Rodrigo Mario em uma edição do programa Espaço Aberto, onde ele relatou as tentativas de colocar uma mordaça na impressa alternativa do Baixo sul, o companheiro disse que “vereadores da cidade de Cairu estão extremamente incomodados com as transmissões da Rádio clube por sofrerem uma enorme pressão de seus eleitores em suas comunidades “

Como é possível que parlamentares eleitos de maneira democrática e direta pelo voto popular podem ter medo das conclusões que o eleitorado esteja tomando sob aquilo que está sendo transmitido durante as sessões do parlamento, o povo tem a obrigação de saber o que seus representes defendem em plenário.

Outro fato bastante assustador foi a ameaça de morte recebida pelo companheiro WASHINGTON PELEGRINI um dos blogueiros com maior credibilidade na região, que teve sua vida ameaçada depois de uma simples postagem em seu blog.

É preciso deixar uma coisa clara para aqueles que pensam que fazer política se resume apenas a dar murros na mesa, e ameaçar radialista e blogueiro, a verdadeira política se faz com plena maturidade respeitando o arco-iris partidário e a opinião popular.

É de fundamental importância que os parlamentares das cidade de Valença e Cairu, onde o blog do Pelgrini possui bastante sucesso e tem muitos serviços prestados a essas cidades se levantem em defesa da liberdade e expressão, também é fundamental que isso não fique restrito ao parlamento municipal, mas também chegue ao parlamento estadual.

QUEM NÃO SABE JOGAR O JOGO DA POLÍTICA RESPEITANDO REGRAS CLARAS, COMO POR EXEMPLO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, NÃO DEVE NUNCA JOGAR ESTE JOGO. (Diário do Poder)

*Angelo Albuquerque é blogueiro e Assessor de Comunicação da Câmara de Vereadores de Cairu

IXE! SERÁ!? RSRSRSRSRS…

Malafaia é gay? Um estudo sobre homofobia diz que essa é uma possibilidade. Por Kiko Nogueira

malafaiaA nova incursão de Silas Malafaia no terreno da picaretagem evangélica é um vídeo detonando um comercial do Boticário em que aparecem casais gays.

“Sou contra e estou aqui pra dizer que a família é milenar, homem, mulher e sua prole. Tenho o direito de preservar macho e fêmea porque essa é a história da civilização humana”, avisa.

Sugere um boicote por fazer parte de uma “maioria”, acusa a propaganda de ser uma tentativa de “querer ensinar a crianças e jovens o homossexualismo”. Etc etc.

O que incomoda tanto o homem? O que lhe dói tanto?

O comportamento obsessivo e histérico do maior pé frio na história recente da política brasileira pode ser explicado pela ciência. Um estudo sobre homofobia, publicado em 2012 no respeitado Journal of Personality and Social Psychology — publicação especializada mensal que circula desde 1965 — ajuda a entender o ódio e o medo que ele e seus compadres sentem.

Durante meses, 784 universitários dos EUA e da Alemanha foram convidados, primeiro, a avaliar sua orientação sexual de 1 (altamente gay) a 10 (muito hétero).

Na sequencia, se submeteram a um teste. Imagens e palavras associadas à sexualidade lhes foram mostradas. Eles foram então instados a classificá-las de acordo com a categoria apropriada (gay ou hétero) o mais rapidamente possível.

Houve um elemento crítico adicional, como explicou o professor Richard Ryan, idealizador da coisa: “Antes de cada palavra e imagem, a palavra ‘eu’ ou ‘outro’ aparecia na tela do computador por 35 milésimos de segundo — tempo suficiente para os estudantes processarem subliminarmente o dado, mas curto o suficiente para que eles não pudessem vê-lo conscientemente”, escreveu num artigo no New York Times.

“A teoria, conhecida como associação semântica, é que quando ‘eu’ precede palavras ou imagens que refletem sua orientação sexual (por exemplo, imagens heterossexuais para um heterossexual), você as classifica na categoria correta mais velozmente do que quando ‘eu’ vem antes de palavras ou imagens que são incongruentes com a orientação sexual (por exemplo, imagens homossexuais para um heterossexual). Essa técnica distingue de forma confiável indivíduos que se identificam como heterossexuais dos que se definem como gays, lésbicas ou bissexuais.”

Entre o grupo que se disse “altamente hétero”, surgiu uma subseção de cerca de 20% deles que indicaram uma atração pelo mesmo sexo. Esse mesmo pessoal era “significativamente mais propenso ​​a favorecer as políticas anti-gays e a atribuir punições mais severas para autores de pequenos crimes se o autor fosse presumivelmente homossexual”.

Para o doutor Ryan, “nem todos aqueles que fazem campanha contra gays e lésbicas sentem desejo por pessoas do mesmo sexo. Mas ao menos parte deles estão lutando contra si mesmos, tendo sido eles mesmo vítimas de opressão e incompreensão”.

O caso de Malafaia embute ainda a possibilidade de o pastor ser apenas um completo idiota oportunista. Mas isso é óbvio, não necessita de prova científica — e não explica, sozinho, esse grau de indigência mental.