61 ANOS DA MORTE DE GETÚLIO

Don Mumú de Las Vegas*

Da trajetória de caudilho ao suicídio há uma história fascinante, rica em detalhes e ainda pouco explorada. Há 61 anos Getúlio Vargas deixava a vida para entrar na História, nenhum outro personagem despertou um envolvimento tão visceral na vida política brasileira, os sentimentos de amor e ódio se confrontavam e se confrontam até hoje, defendendo ou acusando uma personalidade marcada pelo antagonismo.

Nascido em São Borja-RS, descendente de uma família tradicional dentro dos moldes coronelistas, a carreira política do jovem Getúlio iniciou-se dentro do conceito positivista da escola de Auguste Comte sob a liderança de Borges de Medeiros, herdeiro mais fiel de Júlio de Castilhos, líder dos “pica-paus” na Revolução Federalista do fim do século passado. Do advogado astuto e competente surgiu o político brilhante, capaz de reunir em torno de si personalidades com visões completamente distintas, inclusive até inimigos ferrenhos herdeiros das disputas que ocorreram no sul do País.

Após a derrota da Aliança Liberal nas eleições de 1929/30 devido a um processo eleitoral eivado de corrupção e fraude, a sua habilidade na costura política o leva a liderança da Revolução de 1930 que encerrou definitivamente a Velha República, aliança composta entre os cafeicultores paulistas e criadores de gado mineiro que se revezavam no poder a 30 anos. Getúlio buscava conduzir o Brasil do fim da República do café com leite para uma nova República que visava a modernização da máquina pública, implantação da burocracia e formação de um Estado Nacional menos sujeito as divergências e interesses regionais. Com a Revolução inicia-se o primeiro período de Getúlio como chefe do Governo brasileiro, caracterizado por três fases distintas e ininterruptas; o Presidente provisório de 1930 a 1934, o governante eleito pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934 a 1937 e o Ditador de 1937 a 1945. No segundo período, que vai de 1951 até o seu suicídio em 24 de Agosto de 1954, com o rótulo de “pai dos pobres”, Getúlio voltou ao poder eleito e consagrado pelo povo brasileiro e odiado pelas elites.

A passagem de Vargas pela vida política brasileira é recheada de contradições como nunca visto na política brasileira. Ao tempo que inaugurou o chamado “trabalhismo”, ampliando o mercado de trabalho, incentivando a criação de sindicatos e criando um aparato legal de proteção trabalhista e previdenciária com viés humanista, também sob a sua iniciativa e conivência, o Estado Brasileiro perseguiu, torturou e matou. Em sua versão ditadora, durante o Estado Novo censurou a imprensa, incendiou jornais, perseguiu intelectuais e praticamente dizimou seus adversários com dureza e violência. Enfrentou com firmeza a tentativa da Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo e o levante Comunista de 1935. Mesmo com toda a simpatia que nutria pelo fascismo, em 1942, optou pelos Aliados na segunda guerra. Certa feita, diz a lenda, que ele disse a um de seus filhos que quem vence não é aquele que consegue derrotar o seu adversário e sim aquele que melhor se adapta ao meio, ou seja, Darwin tinha razão. Naquele momento ele acreditava ser mais vantajoso para o Brasil uma aliança estratégica com os EUA em troca de proteção militar e mais algumas barganhas, decisão essa que no futuro geraria outra grande contradição na defesa do petróleo brasileiro contra a tentativa de expropriação estadunidense que se arrasta até os dias atuais.

Getúlio era um Estadista nato, acreditava fielmente que o Estado deveria ser um agente interventor e propulsor da economia, tinha consciência de que o mercado brasileiro, ainda atrasado e agrário, jamais teria condições de fazer os investimentos necessários para o desenvolvimento do País. Criou a Petrobrás, Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional, construiu Portos, Estradas e Aeroportos, fomentou a industrialização e modernizou a economia. O Presidente Roosevelt em discurso oficial identificou Vargas como um dos principais inspiradores do “New Deal”, plano de intervenção econômica criado pelo próprio Roosevelt para recuperar a economia estadunidense após a crise de 1929. A economia mais liberal do mundo se rendia a um nacionalista brasileiro, fato que invejaria até John Keynes e deve estar recheado de certo exagero.

Foi essa mesma visão Estadista que levou Vargas à morte. No seu segundo período sofreu enorme pressão para que o governo abrisse mão de colocar as riquezas e potencialidades nacionais em favor do seu povo para poder privilegiar grandes grupos e interesses nacionais e estrangeiros. O seu suicídio mais que um ato de loucura teatral foi acima de tudo um ato político que apenas retardou um Golpe que já vinha sendo tramado e se consumou dez anos depois com a deposição de Jango. A elite liberal e o canil militar de 1964 eram compostos pelos mesmos personagens que sufocaram e pressionaram Vargas em 1954. Em que pese as suas contradições é preciso se reconhecer que naquela época ninguém defendeu e se sacrificou mais pelos interesses da Nação e do seu povo!

A História quase sempre tem um componente cíclico, vai e volta os mesmos interesses de apropriação da riqueza coletiva do Brasil se renovam e reaparecem mais estruturados e poderosos. Quase sempre propõe a negação e se apresentam como algo diferente do sistema vigente. Cada vez que esses interesses conseguem se tornar uma força política influente e chegar ao poder o País da um passo para trás na busca do desenvolvimento e da equidade social. A sociedade organizada deve estar em constante busca da criação e fortalecimento de mecanismos que defendam o Estado desses interesses, independente de quem ocupe o Poder.

Para quem gosta de política e aprecia uma boa leitura recomendo a trilogia sobre Getúlio do escritor Lira Neto, considerada até o momento a obra mais completa sobre a sua vida, mas como dito pelo próprio autor, uma biografia jamais pode ser completa. “Outras fontes, documentos e pesquisas podem trazer novas informações e novidades tornando o tema sempre aberto”. Não é compreensível que John Lennon, apesar da sua importância na cultura pop mundial possua mais de 20 mil obras sobre a sua vida e Getúlio só agora tenha a sua primeira, pelo menos com esse nível de pesquisa e riqueza de detalhes. Getúlio sem dúvida é um personagem de primeira grandeza na vida dos brasileiros.

*Don Mumú de Las Vegas é colunista do Blog do Pelegrini, formado em pedreiro, apreciador de bons vinhos e adora uma picanha argentina, quer mudar a Lei Maria da Penha para que também sirva aos homens, pois disse que não aguenta apanhar da esposa. 

Territórios Culturais em Diálogo reúne representantes da cultura do Baixo Sul em Valença

jorge

Encontro discute cidadania, gestão e espaços culturais, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da territorialização da cultura

Artistas, produtores, gestores, pesquisadores e demais agentes da área cultural do Baixo Sul reuniram-se nesta sexta-feira (21), no Territórios Culturais em Diálogo, no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença. O secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, o superintendente de desenvolvimento territorial da Cultura, Sandro Magalhães e o escritor Araken Vaz Galvão participaram do encontro, organizado pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Plano de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Dendê é apresentado pela Setur

julioO secretário do Turismo de Valença, Júlio Oliveira, representando a prefeita Jucélia Nascimento, participou do Encontro para validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits) da Costa do Dendê, realizado nesta quinta-feira (20), em Barra Grande, município de Maraú, um dos principais destinos indutores de turismo na Bahia, localizado a 425 quilômetros de Salvador.

A iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) teve o intuito de apresentar o planejamento turístico para a região, resultado de oficinas públicas de debates e construção coletiva do documento, realizadas com representantes dos municípios desta zona turística, durante um ano.

O Pdits visa propor ações para o turismo sustentável em curto, médio e longo prazos e estabelece as bases para a definição de ações e prioridades, após várias rodadas de oficinas públicas de debate. O plano prevê, ainda, ações para a melhoria do produto turístico, infraestrutura para avanços na urbanização e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais.

Captação de recursos federais

O secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, destacou a importância do planejamento. “Os planos são fundamentais para a captação de recursos federais junto ao Ministério do Turismo e aplicação em projetos nos municípios. Neste momento, o Estado dá apoio para que as zonas turísticas construam ou atualizem seus planejamentos visando à melhoria de cada região”. A Setur já atuou na elaboração dos Pdits das costas do Cacau e dos Coqueiros. As próximas zonas turísticas a serem contempladas serão Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento e Caminhos do Oeste.

Participaram do encontro o superintendente de Investimento em Polos Turísticos (Suinvest), Fernando Ferrero, juntamente com equipe de técnicos da Setur, além do presidente da Câmara do Turismo da Costa do Dendê, Júlio Oliveira, a prefeita de Maraú, Maria das Graças Viana, e representantes dos municípios.

A Costa do Dendê é composta pelos municípios Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Taperoá e Valença. Situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, a região é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários.

Com informações da Secom-BA

BOLÃO É EMPOSSADO PRESIDENTE DA GRAÇA

bolãoA Federação das Associações de bairros de Valença (FEMAMVA) deu posse na noite deste sábado (22) a mais nova diretoria da Associação de Moradores da Graça e Loteamento Por do Sol. O presidente da FEMAMVA, Romilson Muniz assinou o livro de ata dando plenos poderes para a atuação da associação. O evento aconteceu na sede provisória da entidade, localizada na Rua da Manilha, em Valença.

Participaram do ato de posse o Deputado Estadual, Hildécio Meireles; o ex-vereador Ricardo Moura; os advogados Daniel Pereira e Eduardo Monteiro; o vereador, Jairo Baptista; a secretária executiva da FEMAMVA, Luciane Machado e o vice-presidente, Jorge Galdino.

A diretoria empossada está composta por Ubirajara José do Rosário (Bolão) como presidente; vice-presidente Romilda Rodrigues; Marcela Fontes como primeira secretária; a segunda secretário foi empossada Érica Brito; Romeu Pontes ficou como primeiro tesoureiro e o segundo tesoureiro, Juracy Ribeiro. A sua diretoria ficou com a pasta de eventos, João Carlos Bonfim e de esportes, Guilherme Damasceno.

“Trabalharei diuturnamente para atender as demandas do nosso bairro e com essa sede provisória vou precisar de cada um de vocês moradores, para melhorarmos a qualidade de vida das famílias do bairro da Graça e Loteamento Por do Sol”, desabafou Bolão.

No conselho fiscal foi empossado Pedro de Jesus, Ednaldo Oliveira e Antonio Salvador. Diversos presidentes de associações e lideranças comunitárias prestigiaram a posse da nova diretoria da Associação de Moradores da Graça e Loteamento Por do Sol.

VEREADORES DE CAIRU RECEBEM GABINETES NOVOS

claudio

Presidente Claudio Brito, ao lado da galeria de fotos dos ex-presidentes da Câmara de Cairu

Aproveitando a entrega de “Titulo de Cidadão”, a Câmara de Vereadores de Cairu, aproveitou e também entregou aos vereadores seus novos gabinetes, que ficam no novo prédio Legislativo. Falta agora a conclusão da sala de reuniões. Segundo o presidente Claudio Brito, dentro de mais um ano estará pronta, e assim, concluída a Câmara e Cadeia de Cairu.

abdon

O Vice-presidente, Abdon, em seu novo gabinete, entre os amigos, Wamilsson e Alexandre.

ivan

Vereador Ivan, exibe seu gabinete e disse que a partir de agora poderá atender ao povo com mais dignidade.

igor

Vereador Igor com o amigo Miro, “Aqui começamos a contar um novo episódio da história de Cairu”.

paulinho

Vereador Paulinho, “precisávamos de um espaço melhor para atender ao povo”.

elias

O vereador Elias, aproveitou para prestigiar o Campeão Roger Guerreiro.

Gilvan

Vereador Gilvan, “Agora temos um bom espaço para atender ao povo e criar nossas leis”.

jaci

Professor Jaci satisfeito com o novo gabinete, “Demorou, mas saiu”.

Picui

Vereador Picuí recebe os amigos em tarde de novo gabinete.

diego

Vereador Diego exibe a polêmica foto que o prefeito Fernando Brito mostrou como prova de uma denuncia contra sua genitora, alegando que ela usava lancha oficial para fazer passeio. “Esta foto irá para a mesa do meu gabinete”, disse o vereador.

alex

Vereador Alex inaugurou seu gabinete ao lado da esposa. “Aqui será contada outra parte da história de Cairu”.

 

PT/PMDB: TRAIÇÃO ANUNCIADA

traiçãoDepois dizem que o anormal sou eu. Nas conversas de bastidores da política valenciana, rola um boato de uma suposta coligação do PT com o PMDB caso se confirme que Rui não apoie o candidato do PT aqui na cidade. Os revoltados do PT, para ameaçar o apoio do governador à prefeita Jucélia Nascimento, já disseram que não irão comungar com a posição dele, mesmo sabendo que vão perder a DIREC e a Assessoria da SERIN.

A suposta coligação foi levada ao conhecimento dos irmãos Vieira Lima, o mais arrogante disse, alertando: se não tiver jeito aceita o apoio daqueles malucos mesmo, depois mete o pé, mas cuidado, pra não deixar transparecer.

Quem é que não sabe que isso pode acontecer mesmo?

CÂMARA DE CAIRU ENTREGA TÍTULO DE CIDADÃO A VERDADEIROS MERECEDORES

todosPela primeira vez em minha vida vi serem entregues títulos de cidadão a pessoas que realmente mereciam serem contempladas, não fosse o infeliz comentário apimentado em política da enfermeira Gilza, teria tudo para ser um dia apolítico naquela Câmara.

Aconteceu ontem, na Câmara de Vereadores de Cairu, que entregou os títulos de “Cidadão Cairuense” a seis personalidades de grande representação para aquela comunidade, Gilza dos Santos, Nilton dos Santos, Alemão, Mestre Carlito, Roger Guerreiro e Benedito Ribeiro, que foram condecorados com esses títulos, indicados pelos vereadores Igor, Abdon, Claudio, Picuí, Alex e Elias.

GildaA senhora Gilza foi lembrada pelos grandes serviços prestados como enfermeira daquele município, lembrada pelo vereador Igor, pela sua dedicação e amor à profissão.

niltonNilton Santos, foi reconhecido pelos serviços voluntários à sua comunidade, onde se dedica diariamente em prol daquele povo.

alemãoAlemão foi passar dez dias de férias em Morro e disse que nunca mais voltou ao seu detino, se demitiu de onde trabalhava por telefone para viver o resto de sua vida em Morro, lembrado pela sua arte e por ser um cidadão extrovertido. Tocou o Hino Nacional fazendo som de instrumento com a boca.

carlitoMestre Carlito é dedicado a ensinar capoeira aos meninos daquela comunidade e também tem história parecida como os demais, veio passar uma temporada e acabou ficando, tornando-se uma pessoa dedicada aos garotos da comunidade.

rogerDepois de Liédson, Roger Guerreiro é tido como a mais nova personalidade do esporte de Cairu, um campeão nato que orgulha ao povo da cidade, depois de ter conseguido o título de Campeão de boxe na sua categoria pelo Norte/Nordeste, Roger ainda deu de presente ao povo do Morro o prazer de ver ele conquistar mais um título, dessa vez, o de Campeão Brasileiro, em cima do seu maior rival, Lázaro Robocop.

benéPor fim um dos títulos mais importantes da noite, que foi dado ao ex-craque de futebol dos anos 60 e 70, Bené Canavieira, tri campeão pelo juvenil do time carioca, Botafogo, e em seguida, já como profissional, jogou ao lado de grandes personalidades, assim como: Garrincha e Zagalo. Béne emocionou a todos, contando um pouquinho da história de sua carreira no futebol, escalando o plantel principal do Botafogo, que tinha no ataque, ele, Garrincha e Zagalo. Mais emocionante ainda foi quando Bené pediu para rezarem um Pai Nosso e uma Ave Maria, em seguida desabou em prantos.