Governo de Valença volta a se reunir com empresários do projeto Ponta do Curral

ponta do curralA prefeita de Valença Jucélia Nascimento recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (21), representantes da Fazenda Ponta do Curral. A reunião foi para um alinhamento das ações que serão desenvolvidas na fazenda, onde os empresários pretendem instalar um empreendimento imobiliário voltado para o turismo.

Localizada em uma área privilegiada em Guaibim, a Ponta do Curral está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA do Guaibim). Por isso, a liberação para implantação de um empreendimento turístico dependia de uma lei de Expansão Urbana. Os donos do empreendimento convidaram a prefeita, todos os vereadores e secretários municipais para conhecer o projeto, indo até o local onde eles pretendem investir. Após essa visita, a prefeita Jucélia Nascimento encomendou um estudo do setor jurídico para, em seguida, enviar para a Câmara de Vereadores o projeto de expansão de nº 2.386, de 16 de julho de 2015, aprovado por unanimidade dos vereadores.

A nova face do Golpe

Por Mauricio Sena

Todo movimento golpista começa com um ar desacreditado de simples “Teoria da conspiração”, ninguém acha ser possível até que a situação toma um rumo incontornável. Mesmo diante das inúmeras tentativas de tomada do poder pela força, só lembramos àquelas que prosperaram, as que fracassaram são reservadas aos anais da história. A consumação se deve a soma de fatores políticos e sociais que geralmente estão associados ao confronto de interesses, estagnação econômica e insatisfação de uma parte da sociedade. Foi assim com Getúlio ao enfrentar os grandes interesses expropriatórios estrangeiros e com Jango ao tentar implementar as reformas de base. A questão jurídica nesse momento é secundária, o crime de responsabilidade definido na lei torna-se apenas uma peça decorativa que aparece a reboque dos acontecimentos políticos.

Em 12 de fevereiro de 1954 na edição vespertina de O GLOBO, matéria de destaque revelava um movimento de inquietação nos quartéis que logo depois foi confirmado por outros veículos de comunicação. O general Ciro Cardoso, então ministro da guerra, teria convocado seu gabinete para deliberar sobre um ainda suposto manifesto contra o governo assinado por 90 oficiais das forças armadas. Questionado, o ministro minimizou o fato alegando se tratar de reivindicações de rotina da caserna. Uma semana depois o manifesto batizado de “Memorial dos coronéis” tornou-se público e trazia em seu texto uma linguagem agressiva e entre outras coisas exigia a cabeça do ministro do trabalho João Goulart. O silêncio conspiratório do canil foi quebrado dando ao meio militar o fôlego necessário para uma aventura autoritária que para ser interrompida precisou do sacrifício pessoal de Getúlio.

Dez anos após a tentativa frustrada devido ao suicídio de Vargas, o Golpe se consumou. Dessa vez a conspiração triunfara. Tinha falhado em 1961, quando não conseguiu evitar a posse de Jango após a renúncia de Jânio Quadros, mesmo diante de um parlamentarismo remendado que sucumbiu à campanha da legalidade em 1963 liderada por Leonel Brizola. Jango superestimou o seu dispositivo1 e sua relação pessoal com o comandante do segundo exército sediado em São Paulo, general Amaury Kruel, seu compadre. O dispositivo falhou e Kruel se vendeu2. O que parecia improvável se tornou real sem, praticamente, nenhuma resistência. Jango deixou Brasília e seguiu para o Rio Grande do Sul e ainda em território brasileiro o senador Auro de Moura Andrade declarou vaga a presidência da república. O golpe dentro do golpe, a sutileza da ilegalidade grotesca.

Vivemos momentos que remontam outros de um passado recente. A ação de interesses econômicos poderosos e expropriatórios, uma imprensa anárquica e seletiva3, parte da classe média insatisfeita e violenta, uma classe política representada por um legislativo meramente fisiológico e um governo encurralado, momentaneamente, sem apoio popular. A face do golpe agora é institucionalizada, não necessita mais de aventuras caudilhescas com amparo militar, a montagem do cenário possui o invólucro da legalidade amparada por bandeiras moralistas, principalmente no trato com a corrupção. É a velha moralidade a serviço da imoralidade. São três vias, a eleitoral, defendida pelas “viúvas” derrotadas na eleição de 2014, a do impeachment, cujo principal conspirador é o vice-presidente da república4 e por último a via “sádica”, dos que preferem ver o governo sangrar até o fim, uma estratégia silenciosa para retornar ao poder em 2018.

Será que as nossas instituições já consolidaram o amadurecimento democrático necessário para evitar novas aventuras autoritárias? Essa é a pergunta! E os movimentos sociais e a sociedade civil organizada será que vão assistir essas manobras pela TV ou vão para as ruas? Outra! A questão não passa especificamente pela defesa do governo Dilma e sim pela defesa do Estado democrático, das instituições e do processo eleitoral. Mesmo pra quem não gosta do governo, que fique claro, o impeachment não é remédio para deposição de governo do qual não se concorda. Para aqueles que insistem na escalada golpista cito o deputado Almino Afonso em 1964; “O que importa é marcar com ferro em brasa a cara dos que, nesta noite dramática, ousem falar em nome da Constituição, enquanto eles mesmos estão a rasgá-la e, sem nenhum pudor, estão aplaudindo a baderna dos insurretos!”

 

  1. Dispositivo foi a denominação dada no Governo Jango a um conjunto de ações com o intuito de se evitar motins e insurreições nos quartéis.
  2. Sobre a traição de Kruel, ver depoimento do major Erimá Moreira, em que ele afirma ter visto o general receber seis malas abarrotadas de dólares cujo portador era o vice-presidente da FIESP, Raphael Noschese. (http://www.institutojoaogoulart.org.br/video.php?id=254)
  3. Estou me referindo ao PiG (Partido da imprensa golpista)
  4. Michel Temer controla parte significativa do Congresso Nacional e tem como principal aliado o presidente da Câmara dos deputados, o enfadonho Cunha.

Hildécio Meireles cobra respostas da Petrobras sobre investimentos em sessão especial

HIKLDEDebater sobre os investimentos da Petrobras na Bahia para os próximos anos e também sobre as obras paralisadas do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. Com este intuito, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, promove nesta quinta-feira (24), sessão especial, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). De acordo com o deputado, em meio à crise econômica e política que assola o país e também o estado, é preciso buscar das autoridades garantias de que o cenário não vai decrescer ainda mais.

Valença presente no 4º Encontro de Prefeitos da Bahia

UPBA prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, participou nos dias 17,18 e 19 deste mês, do 4º Encontro de Prefeitos da Bahia. O evento aconteceu em Guarajuba e foi uma iniciativa União dos Municípios da Bahia (UPB), tendo como pauta principal a crise político-financeira que se instalou no país, com consequências diretas para os municípios.

Como uma das líderes do movimento municipalista, a prefeita Jucélia foi convidada para falar para os colegas. Em seu discurso, ela destacou a busca das prefeituras para conviver com a crise e a busca de soluções criativas para manter os compromissos em dia. “Grande encontro de prefeitos e prefeitas. Discussões profundas, elaboração de documentos, carta para o governador, deputados para nos ajudar neste momento. Parabéns à UPB pelo evento,  à nossa representante, presidenta Maria Quitéria, por sua articulação e parcerias para que os prefeitos da Bahia tivessem a oportunidade de se reunir de forma intensiva para buscar caminhos para esse momento tão desafiador”, disse Jucélia.

CRIADA A ASSOCIAÇÃO VALENCIANA DE IMPRENSA E DORGIVAL LEMOS TOMA POSSE COMO PRESIDENTE

DORGIVALO Radialista Dorgival da Cruz Lemos foi empossado nesta segunda-feira (21) como presidente da Associação Valenciana de Imprensa (AVI). O evento aconteceu no Centro de Cultura Olívia Barradas e contou com as presenças de blogueiros, jornalistas, locutores, repórteres e representantes da mídia valenciana, além de políticos e amigos da imprensa.

A AVI é fruto de uma luta encampada pela classe há pelo menos 25 anos. A imprensa local já conta com o Sindicato dos Radialistas estruturado, mas as outras mídias estavam órfãs. A entrada no mercado dos jornais impressos e, posteriormente os sites e blogs, exigiam uma regulamentação do setor que nos últimos anos estabeleceu o “salve-se quem puder”, para sobreviver. A AVI vem justamente para estabelecer prioridades, organizar e defender a classe, para isso, a Associação já conta com representantes jurídico e contábil.  A AVI também já faz parte das associações pertencentes à Federação Municipal das Associações de Valença (FEMAMVA).

Eleito por aclamação, Dorgival Lemos tem na sua experiência como radialista a confiança de toda a classe. Em seu discurso de posse, ele lembrou a luta pela criação da AVI.  “A festa é nossa, nossa; devemos mostrar o nosso potencial”, resumiu Lemos.

A Associação tem ainda como vice-presidente, a radialista Preta Passos e como presidente de honra, o radialista Arnaldo Santana.

Por Magno Jouber

DEPOIS DE DETONAR TANTO COM HILDÉCIO, ADRIANO VOLTA AO COLO DO PRIMO

adrianoAdriano Meireles, há pouco na Rádio Clube de Valença, no Programa Giro Geral, reclamou muito da administração de Fernando Brito. Quem entende… O programa, Giro Geral, que pertence ao deputado Hildécio Meireles, abriu espaço para o inimigo. Adriano foi taxado de inimigo de Hildécio por todo o tempo, se candidatou a deputado e passou o tempo todo detonando com Hildécio, falando mal e esculhambando, brigou com o deputado três meses depois de tomar posse como vice prefeito e agora usa o espaço do deputado para atacar Fernando Brito.

Não tomem como surpresa se de repente, o senhor Luiz Mendonça, for ao Programa Giro Geral falar mal de Ricardo Moura. Duvidam?

Adriano falou no programa por telefone, mas deve ter deixado o deputado encantado, pois já fizeram questão de convidá-lo para participar do programa ao vivo.

É, tá ficando ridículo o Programa Giro Geral, que parecia ser uma ferramenta para o deputado promover sua pré-candidata Cíntia Rosemberg, mas está virando uma espécie de Veja municipal, mídia tendenciosa, que só serve pra meter o pau em Fernando, e esquecerá de contar pra que serve a candidata do prefeito.

Cadê Marcos Medrado, dono da Rádio Clube, que não está vendo isso? Fernando é parceiro do governo do estado, estado esse que, dá emprego a ele e ao filho.

 

 

Estudantes de Ensino Médio receberão orientações gratuitas

Nos dias 22 a 24 de setembro, o Hospital Martagão Gesteira, em parceria com o 2° Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, participará de uma série de ações comemorativas da Semana do Adolescente. Estudantes de Ensino Médio do Colégio Severino Vieira poderão tirar dúvidas sobre temas que permeiam a fase adolescente, como DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis), gravidez indesejada e aborto, métodos contraceptivos e drogas.

As atividades, que levam o título “VIVENDO A ADOELESCÊNCIA: CONVERSANDO SOBRE DROGAS, GRAVIDEZ INDESEJADA E DST’S” tem público estimado em mais de 200 estudantes e perpassará palestras, distribuição de lanches, preservativos e agendamento de acompanhamento no Planejamento Familiar.

Confira a programação:

22/09 (terça-feira): Palestra com o Infectologista do Hospital Martagão Gesteira, Dr. Gustavo Mustafá Tanajura, sobre DSTs.

23/09 (quarta-feira): Palestra com a sexóloga Margarida Nascimento, sobre Sexo na Adolescência. Em seguida, apresentação lúdica sobre o tema com a especialista em Arte e Educação Amélia Araújo.

24/09 (quinta-feira): Palestra com a advogada Simone Santa Cruz, com o tema: Gravidez indesejada e aborto.

24/09 (quinta-feira): Palestra com as enfermeiras Tânia Gaspar, Márcia Tavares e Emile Janaina sobre métodos contraceptivos.

24/09 (quinta-feira): Palestra com representante da Polícia Militar, com o tema: Drogas.

Informaçoes à Imprensa:
Camilla Oliveira
71 8107-4674