ATUALIZANDO AS ENQUETES

Depois dos últimos acontecimentos em Valença, em que foram definidos os pré-candidatos dos partidos, asfaltos na cidade, carreatas de sindicato e inauguração de sede de partido, nunca mais fizemos uma enquete. E para não perdermos o contato com nossos internautas resolvemos fazer essa enquete que ficará até segunda-feira, justamente depois da inauguração da sede do PMDB.

Vamos ver quem subiu, quem desceu e ficou estável.

Seis homicídios registrados em uma semana em Valença

A onda de assassinatos eclodiu de forma brutal nos últimos dias em Valença. No último dia 21 de abril, o traficante Joilson Machado Santos, conhecido por Jojó, 29, foi assassinado no bairro do Mangue Seco por rivais em briga por ponto de drogas. No dia 27, por vota das 15 horas no bairro da Lapa, a jovem Rosilene Nascimento Santos, 19, foi brutalmente assassinada com quatro tiros desferidos por dois homens que estavam em uma bicicleta. No dia 29, foi a vez do professor de Língua Portuguesa, Manoel Bonfim ameno, 46, morto com nove facadas em sua residência no Loteamento Bahia II, em um suposto latrocínio. Já no dia 30, o circo de horrores continuou com o assassinato de Nilton Brito Queiroz, conhecido por Nem Grande, com dois golpes de arma branca na localidade de Boca da Mata no distrito de Maricoabo, neste caso, testemunhas afirmaram que o crime foi praticado por Nelson Luz dos Passos, vulgo Solon. Hoje, 1º de maio, Dia do Trabalho, mais dois crimes: o primeiro aconteceu no Quilombo, sendo encontrado o corpo do menor de pré-nome Arnaldo (Dandan), 16 anos, vitima de arma de fogo, além de cortes por arma branca. "Dandan" possuía varias passagens pela delegacia. O outro crime aconteceu na Derradeira, zona rural de Valença e teve como vítima o comerciante Edmundo Lima dos Santos, conhecido por Zoi de Gato, atingido por disparo de arma de fogo no tórax. A Polícia trabalha com hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).

Além desses crimes, dois arrastões praticados por dois homens “limparam”, professores e trabalhadores da Maricultura que aguardavam transportes para suas respectivas atividades. O crime aconteceu por volta das ¨h da manhã em dias alternados, porém, no mesmo local. Também, várias tentativas de homicídios, roubos a transeuntes e a comerciantes; e prisões por tráfico de drogas, completaram a semana policial em Valença.

Magno Jouber (Portal do Baixo Sul)

VALENÇA: 1º DE MAIO HISTÓRICO CUT-BAHIA FAZ A MAIOR CARREATA NO DIA DO TRABALHADOR

carreatacut “É Dia do Trabalhador, daquele que vai à luta. Com toda a dignidade, não foge da labuta. No campo ou na cidade construindo esse país. O trabalhador merece ser feliz”.

Valença acordou hoje com o BUZINAÇO DOS TRABALHADORES na carreata apelidada pelos mototaxistas de “Acorda Valença!”. Promovida pela CUT-BAHIA, a maior manifestação da história de Valença no 1º de maio contou com mais de 300 motos e cerca de 250 carros, que percorreram as ruas da cidade em comemoração ao Dia do Trabalhador.

Os carros de som entoaram diversas canções em homenagem ao trabalhador e a euforia tomou conta da população que saiu de casa para assistir com alegria a caravana passar. "As pessoas pulavam e gritavam na porta das casas. O Hino de Valença tocou em vários carros e isso emocionava o povo. Foi muito bonito!", disse Pedrinho da Vila Operária.

O hino do Brasil em ritmo do Olodum também agitou os bairros de Valença, além de sambas como “Trabalhadores do Brasil”, de João Nogueira e "O Homem Falou", de Gonzaguinha.

A mensagem da CUT, que foi transmitida durante toda a semana pelas rádios e também nacarreatacut2 carreata, pedia justiça social, mais segurança, autonomia e liberdade sindical, contra o imposto sindical.

O Presidente da CUT, Martiniano Costa, estava muito emocionado. De tão animado, ao ser entrevistado, não conseguiu dizer nada, pois já estava rouco, e continuou cantando o samba que estava tocando na hora, ainda com a pouca voz que lhe restava: “Hoje é Dia do Trabalhador que conquistou o seu lugar. Que vai nessa vida, fazendo história, pra luta do povo eternizar”.

Ao fim da carreata dos Trabalhadores de Valença, Martiniano foi direto para o bairro da Liberdade, em Salvador, onde participa de mais uma comemoração da CUT em homenagem ao 1º de Maio, com o show da banda Ilê Ayê.

ENCONTRO AFRO DE VALENÇA POR UMA VALENÇA AFIRMATIVA

afro1 Aconteceu no último sábado, 28/04, o I Encontro Afro de Valença, promovido pela CUT-BAHIA, FETRAF, APLB SINDICATO e Associação de Produtores Rurais. O evento contou com as presenças do vice-presidente do PT Estadual, Antônio Ribeiro, da representante do Governo do Estado, Jussara Queiroz – especialista em Administração Política e Coordenadora de Produção Institucional da CONDER, de Pedro Batista Barbosa – Secretário de Combate ao Racismo da CUT-BA, da Diretora da DIREC-05, professora Flordolina Angélica de Andrade, do vice-presidente da APLB-Costa do Dendê, Joilson Amaro, do Presidente da CUT-BAHIA e pré-candidato a prefeito de Valença, Martiano Costa, do Deputado Federal Luiz Alberto – Presidente da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial em defesa da População Quilombola e diversos representantes do povo negro do Baixo Sul.

afro2 “Martiniano está fazendo o caminho certo. Ele caminhou durante os últimos anos aprendendo muito e adquirindo experiência. À frente da CUT, ele conheceu 100% dos municípios baianos, além de visitar os mais distantes rincões de sua cidade – Valença. Agora, ele dialoga cada segmento da população para conhecer a fundo os problemas. Aqui, hoje, o povo negro tem a oportunidade de fortalecer suas lutas e eu confio em Martiniano para atender os anseios daqueles que ainda continuam sofrendo sem sequer serem ouvidos”. Luiz Alberto (PT) – Deputado Federal.

"Só quem sente a dor do calo é quem calça o sapato apertado. Por isso estamos conversando com as pessoas. Essa é a nossa forma de construir a política". Martiniano Costa – Presidente da CUT-Bahia.

afro3 Além do debate, muitos grupos fizeram apresentações culturais como a Capoeira Zumbi dos Palmares, o Boi-Bumbá e o Grupo Afro-Regae.

afro5 O encontro resultou num manifesto que aponta as prioridades para os negros e negras de Valença.