Arquivo Anual: 2015

Ações da Secretaria Municipal da Promoção Social

proPARCERIA COM O PRODEB

A prefeitura de Valença, através da secretaria municipal da Promoção Social, com o intuito de proporcionar aos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV atividades de sensibilização que conscientizem os mesmos sobre os riscos causados pelo envolvimento e uso de drogas, firmou parceria com o Programa de Resistência às Drogas, da Polícia Militar-BA, através da 33ª CIPM. A iniciativa visa gerar fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais na prevenção às drogas.

CURSO DE INFORMÁTICA

Através do CRAS do Tento, em parceria com o Instituto Federal da Bahia-IFBA, realiza também, Curso de Informática Básica para o grupo de idosos acompanhado por aquela unidade de assistência social.   Entre os benefícios apresentados pelo curso está a oportunidade  para mais práticas de exercícios mentais daquelas pessoas e aumento da sua auto-estima.  Importante ressaltar que o CRAS Tento  continua mobilizando a comunidade,  com vagas também para  grupos de adolescentes,  mulheres e homens,  com o objetivo de capacitar para o mercado do trabalho.

PLANO ANUAL

A secretária Renata Sampaio  ainda reuniu todos os equipamentos referenciados à secretaria de Promoção Social  para apresentação e articulação do planejamento anual. O encontro também teve a finalidade de promover integração das equipes para fortalecimento da rede socioassistencial,  buscando construir metodologias de trabalho qualificados  para favorecer famílias e comunidades  e contribuindo com o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos familiares,  comunitários e sociais.

PMHIS de Valença realiza reunião para formação do grupo técnico

pmhisA Consulplan, empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS) de Valença, realizou nesta quarta-feira (25), no auditório da Ceplac/Valença, a primeira reunião técnica temática para formação do grupo de trabalho destinado a contribuir para com o debate sobre aspectos como: criação da Coordenação do Grupo, levantamento do Déficit Habitacional, Inadequação Habitacional, Pesquisa Habitacional e Condicionantes Urbanísticas.

O PMHIS é um conjunto de objetivos e metas diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional. Expressa o entendimento dos governos locais e dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social. O Plano tem como principal foco a habitação de interesse social, mas deve considerar o setor como um todo. Além disso, o PMHIS deve integrar o Plano Diretor de Valença, sendo parte de seu detalhamento.

PREFEITURA DE VALENÇA JÁ HAVIA PEDIDO CONSTRUÇÃO DE SEMIANEL

semianel

Secretários, técnicos e prefeitos do Baixo-Sul, já discutiam sobre semianel, desde 2013

Ao assumir o comando do governo de Valença, em janeiro de 2013, a prefeita Jucélia Nascimento estabeleceu metas e uma das suas principais preocupações foi referente aos possíveis impactos com a construção da ponte Salvado-Itaparica. O inevitável aumento no fluxo de veículos levou a prefeita a procurar o então governador Jaques Wagner, cobrando do mandatário estadual a inclusão de Valença no projeto da ponte. Conforme ficou demonstrado em uma Audiência Pública realizada no dia 26 de setembro de 2013,   na ACE/CDL – Associação Comercial e Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas sobre os impactos previstos para o Baixo Sul e Recôncavo com a  construção da ponte. A reunião trouxe a Valença o então secretário Estadual de Comunicação Robson Almeida e contou com representantes do poder público municipal, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores e sociedade civil. Na oportunidade, a prefeita Jucélia reivindicou que fosse colocado no projeto a construção do semianel rodoviário em Valença e os participantes listaram alguns itens, como a requalificação da BA 001 (Nazaré-Camamu), entre outros, visando minimizar os impactos. Assim como a cobrança para que o governo cumpra o seu papel de instalar o Campi da UFRB em Valença, iremos cobrar para que o Baixo Sul seja também contemplado com as obras estruturantes para minimizar os impactos que serão causados pela construção da ponte na nossa região”, disse Jucélia.

No dia 21 de outubro de 2013 uma nova reunião, desta vez com a participação do então secretário Estadual do Planejamento José Sergio Gabrielli e de prefeitos de todo o Baixo Sul, aconteceu novamente na ACE/CDL. O encontro, promovido pelas lideranças políticas e empresariais do Território do Baixo Sul, teve o objetivo de discutir o desenvolvimento da região e os impactos da construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica na região.  Gabrielli destacou que o projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica prevê a requalificação de trechos da rodovia BA-001 e projeta-se a criação de anéis viários, sendo um deles em Valença. “Estas ações ocorrerão em médio prazo, mas, de imediato, trechos da estrada entre Nazaré e Valença precisam ser recuperados”, pontuou, na oportunidade, o secretário.

Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2013 foi a vez da equipe técnica da Seplan realizar mais um debate sobre a ponte. De acordo com Paulo Henrique, coordenador geral do projeto da Ponte, o tema tem uma abrangência muito além de uma simples ligação Salvador-Ilha de Itaparica. Durante a reunião, a prefeita Jucélia Nascimento expôs as expectativas dos moradores de Valença e reafirmou o andamento, a passos largos, da parceria entre o Governo do Estado e Valença. 

LAU E JAILTON RECEBEM A CHAVE DO CÉU

CHAPOLIN

Recebi essa foto hoje (27), onde aparece Lau e Jailton recebendo uma chave, se fosse no período do Carnaval eu podia dizer que é a chave da cidade e Lau como é o mais gordinho poderia ser o Rei-Momo, mas não é. Posso deduzir que é alguma festa de igreja pelos personagens da fotografia, partindo desse princípio, deduzo que, eles estão recebendo a chave do céu.

“Não contavam com minha astúcia!”

ADVOGADO ADONAI CONSEGUE MANTER VEREADOR QUE FOI CASSADO NO CARGO

adonaiO  advogado Adonai Cardoso, conseguiu reverter a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) quando da cassação do vereador Jeir Santana Santos do município de Laje-Ba., que foi deposto e manteve-se no cargo por decisão proferida pelo TRE em 24/02/2015.

“Trata-se de uma decisão que, buscando corrigir ilegalidades e injustiças, garantiu ao Vereador Jeir Santana o direito líquido e certo de continuar exercendo o mandato para o qual foi legitimamente reeleito em 2012”, disse Cardoso.

O REFORÇO DO DEPUTADO SOBRE O SEMIANEL RODOVIÁRIO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA VALENÇA

HILD

O deputado Hildécio reforça solicitação da comunidade do Baixo-Sul, solicitando construção do semianel

Quando candidato a governador, Rui Costa fez várias PGPs pelas maiores cidades da Bahia e como Valença está enquandrada dentre essas grandes cidades, por aqui também passou esse Programa de Governo participativo. O PGP servia para as cidades da região mostrar suas carências à população, juntamente com os políticos da região elaboravam todas nossas necessidades. Não tenho em mãos o que foi reivindicado para nossa região, mas dentre as coisas mais importantes para Valença estavam, uma solicitação de um Hospital Geral, uma Base de Segurança para o Bairro da Bolívia e um Semianel Rodoviário, inclusive foi reforçado a necessidade desse semianel com a construção da Ponte Itaparica-Salvador.

Tenho recebido alguns telefonemas onde as pessoas dizem que a reivindicação do deputado Hildécio Meireles sobre o semianel é um plagio, tudo bem que seja um plágio, mas é de grande importância que o deputado esteja cobrando esse semianel, é um reforço a mais, não precisa ninguém lembrar de quem foi a solicitação, importante é que saia não só esse semianel, mas o hospital, a base de segurança e as outras reivindicações. E os louros ficarão para os mais espertos. Não esqueçam que, quem construiu a Barragem de Pedra do Cavalo foi o governador Roberto Santos e no fim quem inaugurou foi o então governador eleito em seguida, Antonio Carlos Magalhães. Porque eu sei disso? Porque o povo tem que ficar atento ao que se passa, tem que ler para não se deixar enganar por ninguém. Importante é que, quem ganhou com isso, foi a população.

Vamos deixar que eles se engalfinhem, o que a gente quer é ver as obras realizadas.

Mensagem do Governo de Valença no início das atividades do legislativo municipal para 2015

CÂMARAUma sessão solene na tarde/noite desta terça-feira, 24, marcou o início dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Valença para o período legislativo de 2015. O poder Executivo do Município se fez presente, representado na oportunidade pelo vice-prefeito e secretário da Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, ali também em nome da prefeita Jucélia Nascimento, cuja ausência aconteceu pela necessidade da sua ida a Brasília para acompanhar apresentações de emendas parlamentares com recursos para Valença.

Cumprindo o que acontece anualmente a cada início do período legislativo, o vice-prefeito apresentou aos vereadores a Mensagem do Governo Municipal, com uma retrospectiva das principais ações desenvolvidas pela prefeitura no ano de 2014 e o que existe de planejamento para outras importantes ações em 2015. “Este é um praxe que sinaliza para o diálogo entre o executivo e o legislativo municipais pelo desenvolvimento da nossa querida Valença e do bem-estar social de todos que aqui vivem”, pronunciou Joailton no seu discurso.

“Apesar das dificuldades enfrentadas, importantes obras aconteceram em Valença em 2014, ‘observou a Mensagem, ressaltando que, como já havia sido feito em 2013’, o Governo de Valença seguiu em 2014 resgatando a decência na administração pública do município e trabalhando, sobretudo, para melhorar a vida das pessoas”. No leque do que foi feito no período, realizações e conquistas como a aprovação e assinatura do projeto de esgotamento sanitário de toda cidade; aquisição de uma usina asfáltica; conclusão e inauguração da ponte Águas de Março;  mais de 40 mil m2 de pavimentação asfáltica em ruas e avenidas na cidade; início e andamento da construção de 980 casas do programa Minha Casa, Minha Vida; o Samu em plena atividade e a inauguração do SAC. Ao citar essas e outras realizações, Joailton enfatizou a importância da parceria do governo do município com os governos estadual e federal para que muitas obras possam estar se efetivando em Valença.

Ainda conforme a Mensagem, para 2015 também estão previstas importantes realizações. Na lista a inauguração da Academia da Saúde; requalificação da orla do Rio Una, nas avenidas Maçônica e Alisson Magalhães; requalificação da praça da Bandeira, inclusive com a construção de um novo terminal hidroviário para embarque e desembarque de passageiros; revitalização da praça Wenceslau Guimarães, na Vila Operária, requalificação da marina e terminal de embarque e desembarque de mercadorias no Dendezeiros, inauguração da Policlínica de Valença, construção de 07 creches, inauguração da Policlínica Municipal e aporte de cerca de R$ 4,2 milhões do Município para conclusão da obra do PAC, na Bolívia,

No final, o discurso proferido pelo vice-prefeito Joailton enalteceu a harmonia e a seriedade que unem Prefeitura e Câmara de Vereadores tratando dos assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento do município e ações que possam melhorar vida da população: “A confiança e a credibilidade que hoje o Governo de Valença conquistou, tanto junto ao povo como aos governos estadual e federal, queremos mais uma vez dividir com esta Câmara de Vereadores. Muito do que estamos realizando conta com esta Casa”.

NOTA DE PESAR

O Partido dos Trabalhadores de Valença lamenta a passagem do valoroso companheiro Zezéu Ribeiro.
 
Nos unimos nesse momento de dor, consternados pela perda irreparável de um verdadeiro exemplo de vida como homem público que deixa uma lacuna que jamais será preenchida por quaquer outra liderança. Zezéu era único e sua história política honrou a luta do PT pela transformação social da Bahia. Ao longo dos seus 66 anos de existência admirável, Zezéu ensinou a ética e o respeito na condução da política. Seu exemplo fica para sempre no coração cada petista de Valença, da Bahia e do Brasil.
 
Jonas Andrade – Presidente do PT Valença
 

ZEZÉU RIBEIRO

Filiado ao PT desde os anos 1980, chegando a presidir o partido na Bahia entre 1995 e 1999. Também foi vereador em três legislaturas e se elegeu deputado federal em 2002, reelegendo-se em 2006 e 2010. Em 2011, ele assumiu a pasta de Planejamento do Estado e atualmente era Conselheiro do tribunal de Contas do Estado da Bahia.